Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/12/2021 às 12h43min - Atualizada em 18/12/2021 às 13h27min

Gavião Arqueiro | o que se passou até agora

Raila Costa - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Marvel/Disney

No final do mês de  novembro (24), a plataforma de streaming da Disney, lançou os dois primeiros episódios da série Gavião Arqueiro, a cada semana um episódio novo é lançado. Como o personagem não teve destaque nos filmes do universo da Marvel, acabou ganhando uma série própria. Tendo como protagonistas  Clint Barton (Jeremy Renner), como também a  Kate Bishop (Hailee Steinfeld), que foi inserida certeiramente na história  somente agora.

 

Esse primeiro episódio surge com um caráter mais de resumo e inserção da personagem, com o propósito de mostrar ao telespectador quais fatos ajudaram Kate a seguir por esse caminho.  Fazendo com que se tornasse uma grande admiradora do Gavião, e os fatores que  culminaram  para que virasse uma arqueira. A série inicia com ela quando ainda era criança e presencia em Nova York, uma batalha dos Vingadores, na qual avistou o Gavião Arqueiro lutando, tentando impedir que a cidade fosse atacada. Diante de tal cena e nos acontecimentos posteriores, a personagem sentiu que precisava aprender a defender as pessoas que ela amava. A narrativa vai sendo desenvolvida mais como ampliação do trailer, mas que de toda forma tem a sua importância para a compreensão dos próximos episódios.

 

Apesar de nesses dois primeiros episódios as lutas serem mais curtas, não seguindo aquele padrão da Marvel de grandes batalhas, assume uma relevância no desenvolvimento do seu enredo, à vista que posteriormente as situações vão aumentando o grau da problemática. Em um primeiro momento esses eventos seguem um padrão mais “banal”, como se fosse um pequeno problema, no qual o Clint iria resolver facilmente. De modo que poderia retornar a sua vida seu cotidiano “mundano”, passando os dias com a sua família, em datas comemorativas. Como é o caso do  Natal, além dos costumes que antecedem a data temática  que é abordada na série.  Dessa maneira, o Arqueiro se divide entre resolver um problema que está associado a ao seu passado quando assumiu a persona do Ronin, enquanto tenta chegar a tempo de festejar o Natal.

 

No terceiro e quarto episódio, é perceptível a construção de uma relação de proximidade entre o Clint e Kate Bishop,  ora como parceira de luta, ora como se fosse uma filha dele.  Tal fato se confirma quando o Gavião a ensina como reagir e planejar suas ações diante de algumas situações,  ao mesmo tempo em que se sente responsável por está colocando a Bishop em toda aquela confusão, em que pode sair machucada. O ar de juventude e descobrimento do mundo é tomado pela personagem, é notável a sua animação diante das descobertas em relação às flechas  diferentes e poderosas, no qual ela nunca havia tido contato. Enquanto o Arqueiro estava “se aposentando”, pelo cansaço das batalhas querendo desfrutar de uma vida mais humana e tranquila, no qual ainda não teve muito tempo para aproveitar ao longo de sua vida, em função do papel que desempenhou. Em compensação a Kate traz consigo toda essa disposição  e ânimo para  dar continuidade a esse legado, onde mostra a sede de aprender e a coragem para proteger as pessoas.

 

Apesar de toda desenvoltura da narrativa que possibilitou o desenvolvimento da Kate e quem sabe uma futura parceria com a Yelena Belova, por apresentarem uma certa sintonia, a série possui alguns aspectos negativos que deixa a desejar. O Gavião  por ser um vingador que teve ao longo de sua trajetória diversos embates, na série, até então as lutas não foram capazes de demonstrar a sua habilidade e fazer jus a o seu título.  Tal qual na luta com a Eco, o Arqueiro levou uma surra e quase resultou em sua morte. Com relação a Kate, a personagem por mais que tenha grandes títulos no mundo das lutas e artes marciais a sua desenvoltura é diminuída em seus confrontos dando a impressão de que vulnerabilidade quando está frente a situações, que diante da sua formação seria super tranquila, tendo em vista a sua habilidade.

  

 


REFERÊNCIAS:

CORAL, Guilherme. Crítica: Gavião Arqueiro – Temporada 1 – Episódios 1 e 2. Observatório do Cinema, 23 de nov. 2021, Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/criticas/2021/11/critica-gaviao-arqueiro>. Acesso em: 17 de dezembro de 2021.

O grandão apareceu?! Quem mais tá chegando no UCM? - Gavião Arqueiro ep. 5. Youtube, dezembro de 2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=IhULj04tKD8&t=723s>. Acesso em: 17 de dezembro de 2021.

SANTOS, PH. GAVIÃO ARQUEIRO Ep 01 e 02 - Jeito "certo" de olhar. Youtube, novembro de 2021.  Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=reg5mm78D6E>.  Acesso em:  16 de dezembro de 21. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »