Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/06/2019 às 22h16min - Atualizada em 24/06/2019 às 22h16min

Reviravoltas do Cinema

Os filmes com melhores plot twists

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
Facebook
O cinema está cheio de técnicas que tentam entreter e surpreender seus espectadores. Nos filmes de terror e suspense, por exemplo, o jumpscare é muito usado para assustar em um momento inesperado. Há também um método, que se bem utilizado, pode transformar um filme comum em uma obra prima: o plot twist. Traduzido literalmente em português como “reviravolta na história”, trata exatamente de uma mudança radical na narrativa do filme com a revelação de algo totalmente imprevisível.Como já dito , quando bem aproveitado, abre a possibilidade de grandes reflexões ao provocar um "nó" no cérebro de quem assiste.
 
Confira uma lista com alguns dos melhores do cinema (ALERTA SPOILERS)

Ilha do medo (2010)
 
É dirigido por Martin Scorsese e traz Edward Daniels (Leonardo DiCaprio) e Chuck Aule (Mark Ruffalo) que formam uma dupla de agentes federais no ano de 1954.Eles são mandados para uma ilha para investigar o desaparecimento de uma paciente. Depois de uma rebelião e de uma tempestade que caiu sobre o manicômio, acabam por ter de ficar mais tempo no local. Edward começa a achar que os funcionários escondem algum segredo, já que ninguém se mostra disposto a ajudar.
 
SPOILER : Após mostrar alguns momentos da vida de Daniels e algumas dicas de que sua saúde mental não estava nas melhores condições , é revelado que na verdade ele é um paciente do manicômio , Chuck é seu psiquiatra e toda a trama foi montada pela equipe do lugar para lidar com os traumas ( de ter assassinado sua própria esposa depois de vê-la matar os próprios filhos) e tentar evitar que ele faça uma lobotomia.

Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995)
 
Dois detetives tem que lidar com uma série de assassinatos. O novato David Mills (Brad Pitt) e o veterano William Somerset (Morgan Freeman) buscam incessantemente por um serial killer (Kevin Spacey) que está matando suas vítimas seguindo os sete pecados capitais.
 
SPOILER : O serial killer se entrega facilmente, causando uma confusão no espectador (como assim foi tão fácil?). Mas ainda faltavam dois pecados: a inveja e a ira. O assassino promete levar os investigadores ao local dos corpos. Chegando lá, entrega uma caixa a David e este, quando abre, se depara com a cabeça da própria esposa. Ele revela que tinha inveja da família do detetive e queria fechar o ciclo sendo assassinado. Mills, então, o mata e termina a lista representando o sétimo pecado: a ira.
 
Os Outros

 
Filme de 2001 estrelado por Nicole Kidman que se passa na Segunda Guerra Mundial. Grace (Nicole) decide se mudar para uma mansão que fica isolada na ilha de Jersey, Junto com seus dois filhos, espera ansiosamente a volta de seu marido da Guerra. As crianças possuem uma doença que as impedem de receber a luz do sol e a família tem que seguir regras rígidas. Após a mudança, eles começam a achar que a casa é amaldiçoada.
 
SPOILER : Após passar o filme todo achando que a família estava sendo assombrada por fantasmas e sentir medo por eles, descobre-se que na verdade os fantasmas eram na verdade os vivos e as crianças e a mãe estavam todos mortos, sendo que ela foi a responsável pela morte dos próprios filhos. Ou seja, os três não faziam ideia que estavam falecidos e quem na verdade assombravam eram eles.

Sexto sentido
 
O filme de 1999 do diretor indiano, naturalizado norte-americano Shyamalan (de Corpo Fechado, A Vila, Fragmentado, Sinais, A Visita) conta a história do pequeno Cole que tem dificuldades de se entrosar na escola e alega que vê espíritos.  Ele compartilha seus medos com o psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis), que também está passando por um momento difícil no casamento e acredita que o garoto tenha alguma doença mental. O filme se desenrola e quem o assiste pela primeira vez certamente acredita que Cole tenha algum problema psiquiátrico e Malcolm irá ajudá-lo. Mas não é isso que o fim reserva.
 
SPOILER : No final, Malcolm chega a sua casa e vê sua esposa dormindo no sofá. A aliança dele cai no chão e assim percebe que não está usando-a. Então ele recapitula vários momentos em que achava que estava sendo ignorado pela companheira, mas na verdade ele está morto e o único que conseguia vê-lo era o pequeno Cole.
 
Fonte : Pinterest
 
( Menções extremamente honrosas : Clube da Luta , A Vila , Psicose , Cidadão Kane , Amnésia , Os Suspeitos , Star Wars : Império Contra-Ataca)
 
REFERÊNCIAS:

 
LEGIAO DOS HERÓIS . 10 MAIORES PLOT TWISTS DO CINEMA! Disponível em:<https://legiaodosherois.uol.com.br/lista/10-maiores-plot-twists-do-cinema.html#list-item-1>.Acesso em 24 de junho de 2019.
 
TURMA DO FUNDÃO . Os 6 plot twists mais inesperados do cinema. Disponível em:  < https://super.abril.com.br/blog/turma-do-fundao/os-6-plot-twists-mais-inesperados-do-cinema/>.Acesso em 24 junho de 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »