Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/04/2022 às 12h14min - Atualizada em 03/04/2022 às 11h59min

Arcane: Uma imersão narrativa diferente de tudo que você já viu!

A animação baseada no jogo Leangue of Legends segue fazendo sucesso na Netflix.

Larissa Pessoa - Editado por Ana Terra
Fonte: Dot sports/ Reprodução: Google
A série animada Arcane, que estreou em novembro do ano passado, ainda tem chamado atenção na plataforma digital Netflix. O sucesso da produção foi imediato quando a Riot Games, também responsável pela inspiração do desenho o jogo Leangue of Legends (LoL), resolveu trazer a história para o formato de série. A animação, com a trilha sonora marcante de Imagine Dragons, é de tirar o folego, a união inovadora entre 3D e 2D conferiu uma originalidade inconfundível para a obra, as cores, e atmosfera retrofuturista faz de Arcane uma verdadeira obra de arte.
Para a narrativa que é dividida em três atos, o sentimento que fica é "não tenha esperanças", transcendendo qualquer expectativa maniqueísta ou até mesmo relacionada com o “antí-heroismo”. Arcane transita dentro da complexidade humana, cheia de interesses “virtuosos”, “desastrosos” e cruéis, cada personagem tem sua razão, seu propósito, seu trauma, cada traição fruto de um deslize ou de emoções intensas, que direcionam a história para o seu conflito final, ou eu diria seus conflitos centrais.

Por se tratar de uma narrativa dividida por arcos, o primeiro se fecha em seu “clímax número um”, quando as protagonistas Vi e Powder, sofrem seus traumas mais decisivos que levarão a sua futura rivalidade, que se revela no segundo arco quando se encontram e é a acompanhada pela sequência de eventos entre Piltover e Zaun, cidades gêmeas manchadas pela desigualdade e pela guerra.
Desde seu primeiro episódio a serie apresenta indicativos visuais da grande diferença social entre essas duas cidades, enquanto Piltover é iluminada, desenvolvida, limpa e organizada, Zaun é obscura, esverdeada, suja e decadente, a maioria da população é saqueadora e entre suas lideranças existem conflitos políticos e ideológicos tão latentes quanto os que existem em Piltover. Um lado quer justiça social, outro lado deseja progresso e desenvolvimento, mas ambos são desnorteados em suas atitudes e levados pelas inconsequências de seus atos.

A vida se torna banal nesse processo e as particularidades humanas afetam sua busca pela grandeza, ou poderia-se dizer que a busca pela grandeza afeta as particularidades humanas, não dá para afirmar com certeza, mas essa profundidade da trama prende a atenção de quem a aprecia e unida a um visual cheio de inovação, ritmo e personalidade faz de Arcane uma serie atrativa a todos os públicos, até para aqueles que não conhecem o game.

Segundo dados registrados pelo IMDb, Arcane recebeu nota 9,4 pela critíca e foi considerada a série da Netflix mais bem avaliada da história, embora a plataforma ainda não tenha liberado data de estreia da segunda temporada, o CEO da empresa de produção já anunciou que a espera não será tão longa, mas que não será esse ano.

Para quem ainda não conferiu essa obra, a animação está disponível na Netflix e conta com nove episódios de cerca de quarenta minutos cada. Arcane é uma serie para contemplar, refletir e se emocionar, pode ser definida como empolgante e até “ofegante” no aguardo da resolução de cada conflito, e sobre os personagens, bem, cada um terá sua própria conclusão.
 
Referências:
BIANEZZI.Matheus.Arcane 2 temporada: Data de estreia, personagens e mais. br.ign.com. 2022. Disponível em <https://br.ign.com/league-of-legends-arcane/97009/feature/arcane-2a-temporada-data-de-estreia-personagens-e-mais>. Acesso: 03 de abril de 2022.
GERADI.Lucas. Arcane é a série original Netflix mais bem avalidada de todos os tempos do IMDb. espn.com.br. 2021. Disponível em <https://www.espn.com.br/esports/artigo/_/id/9509688/arcane-serie-original-netflix-mais-bem-avaliada-de-todos-os-tempos-imdb>. Acesso: 03 de abril de 2022.
TRIBIÇÁ.Júlia.Uma distopia épica em três atos: Arcane é uma experiência sensorial arrebatadora.omelete.com.br.2021.Dispinível em: <https://www.omelete.com.br/series-tv/criticas/arcane-league-of-legends-netflix>. Acesso: 03 de abril de 2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »