Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/10/2022 às 00h13min - Atualizada em 22/10/2022 às 20h37min

Mulher-Maravilha completa 81 anos | Confira as curiosidades sobre a icônica heroína

Saiba alguns detalhes da história da famosa personagem dos quadrinhos

Suzana Dorico - Editado por Ana Terra

‘’Wonder Woman, all the world is waiting for you…’’ 

 

Mais um dia 21 de outubro chegou e com ele o aniversário da maior heroína de todos os tempos. Mulher-Maravilha completa 81 anos desde sua primeira aparição nos quadrinhos e ao longo de todos esses anos de sua existência tem inspirado milhares de pessoas.

 

A heroína foi apresentada ao mundo nos quadrinhos da Sensation Comics em 1941 e diferente dos demais super-heróis que foram feitos por quadrinistas, a Mulher-Maravilha foi criada pelo psicólogo e professor Charles Mourton (pseudônimo de William Mourton Marston) em meio a Segunda Guerra Mundial, cujo a intenção era fazer uma heroína que lutasse pelo amor e pela paz

 

E como forma de homenageá-la, separamos aqui algumas curiosidades que talvez você não saiba sobre essa grande personagem:

 

1- William Mourton Marston, criador da Mulher-Maravilha também foi inventor do polígrafo - detector de mentiras. Por isso, a busca pela verdade é uma das principais características da super-heroína. Além disso, um de seus acessórios, o ‘Laço da Verdade’, foi inspirado no aparelho. 

 
2- Inicialmente, a personagem seria nomeada como ‘Suprema’. Quando Marston ofereceu a ideia da heroína para a editora All-American Publications ele queria chamá-la de ‘Suprema, a Supermulher’, porém por ser parecido com o de Superman, o editor Sheldon Mayer sugeriu que Wonder Woman/Mulher-Maravilha seria um nome melhor. E temos que concordar com ele, não é?

3- Ao longo dos anos, a história das origens de Diana foram mudando. Uma delas é de que ela foi criada a pedido de sua mãe aos deuses e segundo a rainha Hipólita, ela foi feita e esculpida através do barro. Porém, com o lançamento de Os Novos 52, foi definido que ela é filha de Zeus, que a classifica como uma semideusa. 

 
4- O primeiro traje da heroína era composto por uma saia azul com estrelas brancas e um top vermelho com um símbolo de águia. Porém, ao longo dos anos sofreu por várias alterações. Inclusive, alguns dos leitores dos anos 40 chegaram a reclamar da vulgaridade de suas roupas por deixarem as costas à mostra.

5-
Seus braceletes foram criados com os restos do escudo de Zeus. Eles são inquebráveis, podem ser usados para atacar e se defender, no entanto, sua principal função é conter os poderes da amazona. Já na Era de Ouro dos quadrinhos, seus braceletes foram criados pela deusa Afrodite como um símbolo de submissão das amazonas ao Olimpo. Além disso, eles foram inspirados na esposa de Marston que usava suas pulseiras favoritas da mesma forma.

6- Na década de 90, um crossover juntou o universo DC e Marvel em uma minissérie onde seus heróis protagonizaram uma história. Nessa aventura, descobrimos que a Mulher-Maravilha é digna de levantar o Mjolnir, martelo de Thor e consegue movimentá-lo normalmente.
7- A Princesa de Themyscira foi criada na Ilha Paraíso, que é habitada apenas por mulheres, as Amazonas. Inclusive, Diana é a única na ilha que possui poderes, entretanto, lá elas são treinadas a serem ágeis e fortes para o combate e vivem livres de qualquer influência por parte dos homens.
 
8- Dentre os poderes da heroína estão: a super-força, capacidade de voo, agilidade, resistência, comunicação empática com animais, sentidos aprimorados, projeção de energia e poder de cura.

9- O nome Diana Prince é um pseudônimo que a Princesa Diana adotou para viver no mundo dos humanos.

 
10-  A Mulher-Maravilha já foi escolhida como embaixadora da ONU, por ser considerada um símbolo de paz, justiça e igualdade. Inclusive, ela recebeu um título honorário e ilustrou uma campanha para promover o Desenvolvimento Sustentável 5, que foca na igualdade de gênero e empoderamento feminino. No entanto, após vários protestos na internet, foi retirada do projeto. 
 
11- O primeiro longa-metragem foi lançado em 1974. Numa versão loira, a heroína foi interpretada por Cathy Lee Crosby. O projeto, que foi um sucesso na época, era um teste da emissora ABC, que queria produzir uma série da personagem. E foi com Lynda Carter, na série de 1975, que a heroína se tornou um grande sucesso na TV, permanecendo no ar por três anos. 
 
12- Nos cinemas, a Mulher-Maravilha apareceu pela primeira vez em 2016, no filme ‘Batman vs Superman’. Já o seu filme solo estreou nos nas telonas apenas no ano seguinte, com Gal Gadot reprisando o papel da heroína e sendo dirigido por Patty Jenkins. Sua sequência foi lançada em 2020 e um terceiro filme já está em desenvolvimento.

13- Criada em uma época conservadora, Marston apresentou uma heroína que seria o início de um movimento feminista, que promoveria a igualdade de direitos para as mulheres. E nos quadrinhos, a Mulher-Maravilha precisou lutar por seu espaço durante suas primeiras aventuras ao lado da Liga da Justiça.

14- E em 2020, a Mulher-Maravilha ganhou uma versão brasileira da DC Comics. A personagem se chama Yara Flor e é parte da realidade  “Future State”.


Seja através dos quadrinhos, filmes ou de qualquer outra forma de representação, a Mulher-Maravilha veio ao mundo com toda sua grandeza como um símbolo de representatividade e inspiração para todos os que buscam seu lugar na sociedade.

Ela representa o
amor, a justiça, a coragem e a verdade
, e até hoje é evidente a sua importância para a humanidade.


REFERÊNCIAS:

‘’Dia Internacional da Mulher-Maravilha: 10 fatos sobre a heroína que você precisa conhecer’’. Cine Buzz, 2021. Disponível em <https://cinebuzz.uol.com.br/amp/noticias/vitrine/dia-internacional-da-mulher-maravilha-10-fatos-sobre-heroina-que-voce-precisa-conhecer.phtml>. Acesso em 22 de outubro de 2022. 

‘’Curiosidades sobre a Mulher-Maravilha’’. Dentro da História, 2021. Disponível em <https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/entretenimento-e-diversao/aniversario-mulher-maravilha/>. Acesso em 22 de outubro de 2022.
HESSEL, Marcelo. ‘’Onze coisas que você não sabia sobre Mulher-Maravilha’’. Omelete, 2017. Disponível em <
https://www.omelete.com.br/dc-comics/onze-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-mulher-maravilha#2>. Acesso em 22 de outubro de 2022.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »