Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/04/2024 às 21h51min - Atualizada em 27/04/2024 às 21h32min

O futuro é feito de massinha de modelar

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Slow Bros.

Harold Halibut, jogo eletrônico recém-lançado nas principais plataformas pela Slow Bros., questiona o conceito de “Lar”.


Como recentemente pontuou em seu canal no Youtube o jornalista de games Bruno Micali, os indies1tiram os jogos da mesmice, trazem criatividade, não são algemados a dogmas ou regras e coisas que precisam ser obedecidas para um propósito comercial, e entregam a arte. O artista não está só preocupado com o dinheiro […]”. 

 

Pois ainda que fora do radar daqueles que buscam apenas jogos Triplo A (AAA), como são chamados no mundo dos videogames os Blockbusters2 ou Best-sellers3 (termos das indústrias do Cinema e da Literatura respectivamente), é nesse lugar, indie, independente, de proposta artística, criativa e diferente que o jogo Harold Halibut se apresenta. Lançado há poucos dias pela desenvolvedora e distribuidora alemã Slow Bros para as plataformas Playstation (PS5), Xbox (Xbox Series X|S e Game Pass) e Steam (PC), o game já possui notas altíssimas vindas dos principais canais de comunicação especializados do mercado. 

 

A sinopse apresentada na Steam é bastante instigante: “Harold Halibut é um jogo narrativo feito à mão sobre amizade e vida em uma nave espacial do tamanho de uma cidade e submersa em um oceano alienígena. Junte-se ao Harold e explore um mundo retrofuturista4 vibrante para descobrir o real significado de ‘lar’”. Quer aprofundar mais? Aqui está o que é o jogo nas palavras dos seus criadores: 

 

“Harold Halibut é um jogo narrativo feito à mão sobre amizade e vida em uma nave espacial do tamanho de uma cidade submersa em um oceano alienígena. […] Já se passaram 250 anos desde que sua casa uma nave espacial semelhante a uma arca fugiu de uma Terra à beira da guerra fria para encontrar um planeta habitável para preservar a raça humana. Você é Harold, uma jovem assistente de laboratório da cientista principal do navio, Jeanne Mareaux. Enquanto a maioria dos habitantes do navio se reconciliou com uma vida vivida a bordo do navio afundado, Mareaux ainda trabalha incansavelmente para encontrar uma maneira de o navio deixar o planeta e encontrar um novo lar mais seco. […] Uma ideia que surgiu pela primeira vez há 12 anos atrás. 

 

E você leu bem… É um jogo feito à mão, literalmente. Pode-se dizer que Harold Halibut é um híbrido (pendendo mais aos jogos evidentemente*) entre videogame e cinema em stop motion5. Personagens e ambientes ricos em detalhes são elaborados com massinha de modelar e outros materiais tais como metal, tecidos e madeira. Tudo capturado e animado por meio de fotos e programas de computador, a fim de contar uma história com significados que pode-se dizer inquietantes e atemporais. Em tempo, se você está na faixa entre os 30 e 50 anos ou mesmo se é uma pessoa grande curiosa, poderá se lembrar da série de TV infanto-juvenil estadunidense Thunderbirs6 (1965-1966). Foi transmitida no Brasil pela extinta TV Tupi (1950-1980), TV Globo e SBT entre os anos 1970 e 1990. 

 

*Calma. Não se trata de um “jogo filminho”. Você estará no controle das ações, com muitas escolhas e repercussões. 

 

E, por experiência própria deste que vos escreve, esta nova produção da Slow Brow. é uma aventura ficcional e histórica com drama, humor e suspense muito bem administrados. Com dublagens afinadas e uma trilha sonora incrementada, o jogo é diversão e conhecimento garantidos. A proposta aqui é fuçar, interagir, questionar, aprender e descobrir como a complexidade da vida humana se manifesta em contextos amplamente atípicos.

 

Como dito, o jogo está disponível para a compra em diversas plataformas por pouco mais de R$ 100,00. No entanto, pode ser jogado sem grandes custos através do serviço de streaming de jogos da Microsoft, o Game Pass (PC, Xbox e Nuvem). Há a opção de legendas e interface e português do Brasil. Vale muito conferir. 

 

Notas: 

 

1. Indie é uma espécie de “apelido sonoro” para o termo Independent; ou Independente em português. Na prática tornou-se um adjetivo aplicado às obras artísticas no geral, que são de pequeno porte, possuem baixo orçamento, não estão ligados a grandes corporações e normalmente são inventivas e assim capazes de romper regras ao sair do comum. Na Industria dos Videogames, portanto, jogo indie é aquele que embora não pertença a uma grande produtora, não tenha um orçamento milionário, nem trabalhe com propriedades intelectuais famosas, apresentam histórias interessantes, criativas, “fora da caixa”. 

2. Blockbusters é comumente traduzido em português como Sucessos de bilheterias.

3. Em tradução livre para o português, Best-sellers significa Campeões de venda. 

4. Retrofuturismo é uma estilo estético, presente em muitas áreas da atividade humana. Pode ser compreendido como uma visão passada sobre o futuro. Uma vez que Futurismo é a antecipação dos fatos, o Retrofuturismo é uma espécie de rememoração dessa antecipação ou o futuro visto a partir dos olhos do passado.

5. Stop Motion, ou quadro-a-quadro em português, é uma técnica de animação muito usada a partir do uso da fotografia e seu processamento computacional. Para a criação, são utilizados modelos reais em diversos materiais, sendo os mais comuns a madeira de árvore que tenha troncos e as massinhas de modelar.

6. Assista a este vídeo no Youtube para conhecer (ou rever) um pouco de uma das versões da série animada Thunderbirds.

 

Referências:

 

AGUIAR, José. Os "Thunderbirds" estão virando gente. Evolução. TV Folha. 19 jan. 2003. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/tvfolha/tv1901200318.htm >. Acesso em: 27 abr. 2024.
 

Harold Halibut. Slow Bro. [s.d]. Disponível em: < https://slow-bros.com/harold-halibut >. Acesso em: 23 abr. 2024.

 

MICALI, Bruno. Precisamos falar sobre o GAME PASS. Fala mica!. Youtube. 2 abr. 2024. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=IbEttSt8Gnw >. Acesso em: 25 abr. 2024.

 

NELSON, Mike. Próxima Semana em Xbox: novos jogos para 15 a 19 de abril. Jogos. Xbox Wire em português. 12 abr. 2024. Disponível em: < https://news.xbox.com/pt-br/2024/04/12/proxima-semana-em-xbox-novos-jogos-para-15-a-19-de-abril/ >. Acesso em: 20 abr. 2024.

 

TORRES, Marcos. Afinal, o que é Retrofuturismo?. Design Culture. 24 fev. 2017. Disponível em: < https://designculture.com.br/afinal-o-que-e-retrofuturismo >. Acesso em: 25 abr. 2024.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »