Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/08/2020 às 11h28min - Atualizada em 08/08/2020 às 11h36min

"Prometemos nos despedirmos sem dizer adeus jamais!"

Em 2020, o seriado Chaves saiu do ar na América Latina

Ricardo Accioly Filho - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Televisa S.A. / Reprodução: Correio Braziliense
Após 36 anos ininterruptos, o seriado Chaves (El Chavo del Ocho, no original) deixou de ser exibido no Brasil no final de julho. Marcante para várias gerações, as peripécias do menino órfão morador de um barril fazem parte da cultura de milhões de brasileiros que cresceram assistindo no SBT e, mais recentemente no canal fechado Multishow.

Idealizado e protagonizado pelo multiartista Roberto Gómez Bolaños, falecido aos 85 anos em 2014, o seriado teve seu primeiro episódio em 1970 e o último em janeiro de 1980, todos exibidos, originalmente, pela rede de televisão mexicana Televisa. No entanto, Chaves saiu do ar no Brasil e no resto do mundo, porque, de acordo com a imprensa local, os filhos do ator e o canal de televisão não entraram em um acordo quanto aos direitos sob a história, deixando “órfãos” vários fãs. Algo que é sentido no Brasil, que passou a ser um celeiro de grandes apaixonados pela série desde 1984, quando o SBT iniciou as exibições, conquistando um público seleto e se tornando um dos maiores produtos do canal em toda a sua história. Além de Chaves, Chiquinha, Quico, Seu Madruga, Dona Florinda, Professor Girafales, Seu Barriga e tantos outros entraram no imaginário brasileiro e alguns episódios são históricos.

Para começar, nada mais brasileiro do que o futebol, e Chaves era um fã do esporte e tinha Pelé, o maior jogador de todos os tempos, como ídolo. Em um dos episódios, a turma vai ao cinema, e Chiquinha e Chaves arrumam confusão na sala de exibição. Mas, o mais marcante desse capítulo é o bordão “era melhor ter ido ver o filme do Pelé”, dito pelo menino. Quem não se lembra do “Já chegou o Disco Voador”? Um dos grandes bordões que tinha a intenção de ajudar o Seu Madruga a se esconder do Seu Barriga que vinha cobrar o aluguel. Claro, que ele se atrapalhava junto com o Quico e a confusão era inevitável.




Em um dos episódios, Chaves se torna empresário e abre uma barraca de refrescos na porta da vila. Acontece que as bebidas tinham características inusitadas: suco de limão, que parecia de tamarindo, mas na verdade tinha gosto de groselha. Mas, certamente um dos momentos mais marcantes que colocaram crianças para dormir assustadas foi no dia em que a turma, finalmente, entrou na casa da Dona Clotilde, a Bruxa do 71, e o medo inconsciente e fantasioso deles fizeram imaginar coisas horrorosas.

Alguns dos melhores episódios tinham a sala de aula do Professor Girafales como cenário. Entre tantos, algumas passagens merecem destaque como o dia em que Seu Madruga substituiu o metre e deu aula as crianças. Além das várias respostas sem sentido dadas pelos alunos às perguntas do professor. Um dos momentos mais queridos por vários fãs ocorreu no terceiro episódio gravado, quando os moradores deixaram as diferenças de lado e realizaram o festival da boa vizinhança. Nele, apesar de triste, Chaves declama, repetidas vezes, o icônico poema do Cão Arrependido.

Mesmo Chaves sendo o principal personagem do seriado, Quico era muito querido por uma legião de fanáticos que se vestem como ele em vários eventos. No episódio em que comemora seu aniversário, o garoto convida todos da vila para sua festa, apenas para receber mais presentes. No entanto, a reunião acaba virando uma grande confusão. Entre tantas músicas que Chaves tornou icônicas, a vez em que a turma teve uma aula de canto com o Professor Girafales, talvez seja a mais alegre. Como não se lembrar de “Eu sou jovem ainda, jovem ainda, amanhã velho será, velho será, velho será”?




Para finalizar, não há como deixar de fora o episódio mais histórico de Chaves, o dia em que os moradores foram à Acapulco. Um dos momentos mais marcantes e favoritos dos fãs é quando ao redor de uma fogueira, a proporção que o tempo passa, cada personagem querido se levanta e vai embora. E esse é o tom desse momento que vivenciamos, por mais que já visto várias vezes e que saibamos muitas das falas, o humor simples e descontraído, aliado a uma produção barata focada na humanidade de seus personagens era o trunfo de um seriado que ficará para história. Como lamentou Florinda Meza, a viúva de Bolaños e intérprete da Dona Florinda: “Quando o mundo mais precisa de diversão, fazer isso é uma agressão às pessoas”.

Assim, a vida é feita de encontros e despedidas e “quantas vezes como agora, a reunião se estendeu, até que chegou a aurora que nos surpreendeu”? Por isso, digo “Boa noite, meus amigos, boa noite, vizinhança!”. A partir de agora, e mais do que nunca, “prometemos despedirmos sem dizer adeus jamais! Pois haveremos de nos reunirmos muitas, muitas vezes mais!”. Obrigado, Chespirito.




REFERÊNCIAS:
Série mexicana "Chaves" sai do ar em toda a América Latina. ISTOÉ. 02 de ago. de 2020. Disponível em: <https://istoe.com.br/serie-mexicana-chaves-sai-do-ar-em-toda-a-america-latina/Acesso em: 06 de ago. de 2020.

Florinda Meza emocona com texto sobre veto de "Chaves" no SBT. R7 ENTRETENIMENTO. 02 de ago. de 2020. Disponível em: <
https://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/florinda-meza-emociona-com-texto-sobre-veto-de-chaves-no-sbt-02082020>. Acesso em: 06 de ago. de 2020.

SOUZA. G. 10 episódios de Chaves que nos ensinaram uma lição. LEGIÃO DOS HERÓIS. Há 11 meses. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-episodios-de-chaves-que-nos-ensinaram-uma-licao.html>. Acesso em: 06 de ago. de 2020.

DENCK, D. Os 10 melhores episódios de "Chaves". MEGA CURIOSO. 09 de mai. de 2017. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/televisao/89208-os-10-melhores-episodios-de-chaves.htm>. Acesso em: 06 de ago. de 2020.

Cleber R. Chaves Boa noite vizinhança Completo em HD. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sfhWcasbWN4&t=1s >. Acesso em: 07 de ago. de 2020.

Giuli Martins. Chaves - Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dsZCaA8e6h0>. Acesso em: 07 de ago. de 2020.

Museu Grandes Novidades. Se você é jovem ainda - Chaves. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2WBja6UItyk&t=66s>. Acesso em: 07 de ago. de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »