Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/06/2019 às 21h48min - Atualizada em 03/06/2019 às 21h48min

Rocketman: a cinebiografia do cantor britânico Elton John

Filme é do mesmo diretor de Bohemian Rhapsody

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
IGN
Reginald Dwight era um pequeno e tímido menino da cidade de Pinner, no noroeste de Londres. Vivendo em uma relação conturbada com o pai e apaixonado por música desde muito cedo, o menino cresceu e se tornou um dos maiores artistas da história da indústria fonográfica: Elton John.
 
No filme Rocketman, a trajetória de Elton é contada através de suas canções, registrando dos pontos mais altos até os piores momentos de sua vida. O longa tem roteiro de Lee Hall (Billy Elliot) e é dirigido por Dexter Fletcher, o responsável por Bohemian Rhapsody, a biopic que conta a história de Freddie Mercury e dos integrantes do Queen, indicado a 5 categorias no Oscar e ganhador de 4, incluindo o de melhor ator para Rami Malek.
 
Taron Egerton (Kingsman) é o responsável por interpretar Elton John e diferente de Rami, que dublou a voz de Freddie Mercury, ele realmente canta e também toca piano nas cenas musicais. Elton foi o produtor executivo do longa e esteve presente durante todo o processo e fez dueto com Taron duas vezes: uma durante sua festa do Oscar e a outra durante o Cannes.
 
A cena inicial de Rocketman mostra Elton adentrando uma clínica de reabilitação com um traje extravagante de diabo, anunciando que o tom do filme, apesar de tratar de temas pesados, não seria sério.
 
A partir dos relatos do cantor em reuniões de terapia, as passagens de sua vida começam a ser contadas. A infância marcada pelo divorcio dos pais, a adoção de seu nome artístico, e a parceria o compositor Bernie Taupin e relacionamento com o empresário John Reid (Richard Madden) são mostrados no filme.

FONTE : Adoro Cinema
 
São 21 músicas que montam a trajetória de Elton e muitas vezes são retratadas como grandes atos musicais, Ala Broadway. Os grandes sucessos marcam presença, como por exemplo a canção que dá nome a obra: Rocketman, onde Elton flutua enquanto toca e canta.
 
Após muitas reviravoltas e altos e baixos, o filme termina com I’m Still Standing – em uma tradução literal seria “ainda estou de pé” – e finaliza a trama com a sobriedade de Elton, que agora revigorado fica mais forte.
 
Em questão de organização e cronologia, Rocketman supera Bohemian Rhapsody, mesmo com clichês de cinebiografias. Taron, ganhou peso, raspou o cabelo, colocou uma massa entre dentes para dar uma sensação de separação e usou figurinos extravagantes e brilhantes, e conseguiu entregar um personagem sensível e cômico e ao mesmo tempo.

FONTEMetrópoles
 
REFERÊNCIAS:
 
LOPES,Caio.CríticaRocketman.Disponível em:<https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/criticas/criticas-de-filmes/2019/05/critica-rocketman>.Acesso em 03 de junho de 2019.

CARMELO, Bruno. Críticas AdoroCinema. Disponível em:< http://www.adorocinema.com/filmes/filme-197810/criticas-adorocinema/>.Acesso em 03 de junho de 2019.
 
LORENTZ, Bráulio. 'Rocketman' resume bem vida e obra de Elton John com musical cheio de fantasia; G1 já viu. Disponível em:.<https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2019/05/29/rocketman-resume-bem-vida-e-obra-de-elton-john-com-musical-cheio-de-fantasia-g1-ja-viu.ghtml>.Acesso em 03 de junho de 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »