Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/07/2021 às 17h31min - Atualizada em 01/07/2021 às 17h16min

Tudo o que você precisa saber sobre o novo filme da Viúva Negra

O longa estreia no dia 9 de julho nos cinemas e na Disney+

Júlia Victória - Editado por Ana Terra

Após muito tempo de espera e expectativas, Viúva Negra vai estrear na Disney+ e nos cinemas no dia 9 de julho. O lançamento do longa foi adiado e remarcado diversas vezes por conta da pandemia da Covid-19, mas agora ele estará disponível no streaming e nas salas de exibição a partir da próxima semana. Será o segundo filme solo protagonizado por uma mulher e o primeiro da Marvel Studios a ter o comando completo de uma diretora. Capitã Marvel teve Anna Boden e Ryan Fleck à frente da produção. Dessa vez, Cate Shortland é a única no comando. A australiana é conhecida por estar na liderança de obras protagonizadas por mulheres e tem entre os seus trabalhos os filmes Lore, Salto Mortal e A Síndrome de Berlim, esse último o mais conhecido e sucesso no Festival de Sundance de 2017.

Viúva Negra / Reprodução: Marvel Studios

Viúva Negra / Reprodução: Marvel Studios

A primeira aparição da personagem interpretada por Scarlett Johansson ocorreu durante Homem de Ferro 2 (2010), quando Natasha Romanoff foi contratada por Tony Stark, o qual não sabia que ela era uma espiã infiltrada da S.H.I.E.L.D. Desde então, a agente Romanoff participou de Os Vingadores (2012), Capitão América: Soldado Invernal (2014), Era de Ultron (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016), Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019).
 

Por ter uma participação importante nos primeiros dez anos de MCU e de ser parte dos Vingadores originais, questionou-se o motivo da demora da personagem em estrelar o seu próprio filme. Uma das respostas estaria ligada ao antigo CEO da Marvel Entertainment, Ike Perlmutter. Enquanto estava no comando, Ike possuía ideias conservadoras e barrou produções que abordavam minorias como Pantera Negra e Capitã Marvel, que foram jogados de lado durante a gestão do CEO. Por isso, apresentar a proposta de um filme solo da Viúva Negra seria praticamente inútil.

 

Ike é uma das figuras polêmicas da Marvel. Apoiador ideológico e financeiro do ex-presidente Donald Trump, teceu diversos comentários racistas e manteve uma relação conflituosa com o setor de entretenimento da empresa. Por conta dessa postura, a Marvel Studios foi separada da Marvel Entertainment em 2015. Com isso, o estúdio, que passou a ser comandado por Kevin Feige, teve mais liberdade para trabalhar em obras com mais diversidade.

 

A outra possível alternativa seria o rumo que o universo cinematográfico estava tomando. Todo o MCU, naquele momento, era voltado especificamente na história das joias do infinito e como a narrativa proposta de Viúva Negra era de voltar ao passado de Romanoff, talvez não se encaixasse na época. Agora, depois de onze anos da introdução da personagem e dois anos após a sua última aparição, Viúva Negra será lançado. Vale ressaltar que é o primeiro longa-metragem da Marvel desde o fim da fase 3. Há alguns pontos importantes para relembrar antes da estreia:


Cronologia

Os fãs que acompanharam a saga do infinito sabem que o final de Natasha Romanoff não foi feliz. Então qual o sentido de ter um filme solo de uma personagem que teve um fim trágico?

 

Diferente das séries mais recentes lançadas pela Marvel, Viúva Negra não se passa após os eventos de Ultimato. Levando em conta os acontecimentos, isso seria praticamente impossível. Por isso, a trama se localiza entre Guerra Civil e Guerra Infinita. Logo, além de mostrar Natasha enfrentando fantasmas do passado, deve-se focar na fuga da agente que acabou ajudando Steve Rogers e Bucky Barnes, os quais eram procurados pelo Estado.

 

História

O passado de Natasha vai ser aprofundado e os espectadores irão ver como ela se tornou a Viúva Negra e o seu início na Sala Vermelha. Além disso, irá se reunir com a sua “família” e lutar contra um inimigo perigoso: o Treinador.

 

Novos e velhos conhecidos

O longa servirá para introduzir personagens inéditos. A “família” de Natasha é formada por Yelena Belova, Melina Vostokoff e Alexei Shostakov, o Guardião Vermelho. Eles ganharam um novo contexto no MCU, nos quadrinhos cada um deles mantém diferentes ligações com Natasha. Nas HQs, Yelena foi rival e inimiga de Romanoff, tendo vínculos com a S.H.I.E.L.D,  HYDRA e a I.M.A. (sigla em português para Ideias Mecânicas Avançadas). Já nas telonas, ela será interpretada por Florence Pugh e aparentemente deverá ser uma espécie de pupila e pode assumir um papel importante na fase 4.

Reprodução: Marvel Studios

Reprodução: Marvel Studios


 

Melina Vostokoff, nas histórias em quadrinhos, também é uma grande rival de Natasha. Assassina de aluguel e agente do governo soviético, fez parte de um grupo chamado Femizon, o qual tinha como objetivo criar uma nação apenas de mulheres. Nos cinemas, ela será vivida pela atriz Rachel Weisz, indicada ao Oscar duas vezes, e ganha um papel com um lado mais maternal para Natasha. Mas se ela exercerá essa função até o fim não se sabe, então não seria surpreendente se a personagem assumir o papel de vilã.

Reprodução: Marvel Studios

Reprodução: Marvel Studios

Alexei Shostakov, o Guardião Vermelho, foi casado com Romanoff nos quadrinhos. Mas no filme, ele assume uma postura paternal com relação à ela. David Harbour, de Stranger Things, interpreta uma versão soviética de Steve Rogers.

Reprodução: Marvel Studios

Reprodução: Marvel Studios

O general Thaddeus Ross também retorna, já que o contexto é após Guerra Civil e aparentemente a Marvel está construindo a formação dos Thunderbolts, um grupo de vilões que agem como heróis nas HQs. O Barão Zemo, que voltou em Falcão e o Soldado Invernal, faz parte da equipe, assim como Yelena e Melina.
 

O vilão principal do longa é o Treinador. Inimigo capaz de copiar e imitar os movimentos e habilidades de luta dos seus adversários. Quem é o ator responsável por interpretar o Treinador ainda é um mistério.

 

Viúva Negra chegará aos cinemas dia 9 de julho. No mesmo dia, estará disponível na Disney+ com o Premier Access, onde os assinantes que quiserem assistir terão de pagar R$69,90.


Referências:
Pereira, Aline. Viúva Negra: Espera pelo filme acaba com estreia em julho e pode adiantar futuro da Marvel. AdoroCinema, 2021. Disponível em: <https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-159454/>. Acesso em 01 de julho de 2021.
Victor. Viúva Negra: Tudo o que você precisa saber sobre o
filme. Observatório do Cinema, 2021. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2021/05/viuvanegra-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-filme>. Acesso em 29 de junho de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »