Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/08/2021 às 18h26min - Atualizada em 17/08/2021 às 17h54min

Motivos para jogar Final Fantasy XIV

Final Fantasy XIV cresceu em popularidades nas últimas semanas e alguns jogadores explicam os motivos e opinam sobre essa crescente de novos aventureiros

Lucas Campos - Editado por Ana Terra
Final Fantasy XIV é um jogo MMORPG desenvolvido pela Square Enix e, como o nome diz, é o décimo quarto jogo da franquia. O jogo tem visto uma explosão de popularidade nos últimos meses. Apenas na plataforma da Steam, 50 mil jogadores se aventuram por Eorzea em horário de pico, mas esse número pode crescer muito se considerar os jogadores de console ou que baixaram direto pelo site da Square Enix. Final Fantasy XIV explodiu tanto que chegou a ter a sua versão digital esgotada no site oficial ao mesmo tempo que era impossível criar novos personagens no servidor Norte Americano. Há a possibilidade dessa popularidade se dar pela migração de jogadores de seu concorrente, World of Warcraft, depois que o streamer Asmongold, conhecido no meio do WoW, decidiu jogar Final Fantasy XIV.

Brian “Urizen Straga”, de 38 anos joga Final Fantasy há pouco tempo e é um desses imigrantes, ele comenta, “eu costumava jogar WoW, mas eu acabei saindo por conta da comunidade tóxica e, infelizmente, tentar upar um personagem é praticamente como ter um emprego”. Final Fantasy XIV possui mensalidade, além da necessidade de se comprar o jogo e suas expansões caso queira aproveitar tudo que tem a oferecer, mas isso não assusta, jogadores como Daniel “Heahmund Draak” de 27 anos afirmam que isso é benéfico, “acho que o sistema dele num todo, por ser pago mensalmente, não existe o famoso P2W [Pay to win]”.

A tática de Pay to Win é muito conhecida entre a comunidade de jogos online. Os desenvolvedores vendem itens que deixam seu personagem muito mais forte em comparação com aqueles jogadores que não compraram. Essa tática é usada para manter o jogo ativo e acaba criando um abismo entre jogadores free to play, que não gastam dinheiro e pay to win, que gastam dinheiro com conteúdo. Não é o caso de Final Fantasy XIV, que vende apenas itens cosméticos em sua loja, como montarias, roupas ou emotes. Também é possível comprar um “passe” que lhe deixa pular expansões.

Nem todos estão familiarizados com esse gênero de jogo, que pode acabar sobrecarregando os jogadores mais inexperientes com a quantidade de coisas a se fazer e conteúdo a consumir. Jogos assim podem te guiar nas missões principais, mas a quantidade de coisas a se fazer além delas pode parecer assustadora (ou empolgante) e por isso afastar novatos.

Pablo “Paca Doragon” tem 24 anos e Final Fantasy foi seu primeiro MMORPG depois de ser convencido por amigos e namorada, afirma que o jogo é muito convidativo para novos no gênero, “o mundo a ser explorado e as diversas coisas a serem feitas acabam sendo bem convidativas”.
 
Popularidade
A popularidade crescente do jogo pode indicar o melhor momento para começar a se divertir em Final Fantasy XIV, enquanto para jogadores mais antigos significa mais visibilidade para seu passatempo favorito. “Acho que eles [os desenvolvedores] merecem bastante por estarem fazendo um bom contato com a comunidade e fazendo um jogo de qualidade”, declara Guilherme “No Rank” de 25, que já possui 1140 horas de experiência.

O único problema causado pelo aumento de jogadores é o famoso lag que pode ocasionar em alguns servidores e as filas para entrar no jogo, que podem alcançar 100 pessoas por vez e tomar alguns segundos extras de espera. Como afirma Heahmund Draak, “Acho legal, mas também foi meio incômodo por alguns dias já que o servidor ficou lagado”.

No dia 20 de Julho, Yoshida Naoki, também conhecido como Yoshi-P, produtor e diretor de Final Fantasy XIV liberou uma nota no site oficial sobre os picos de lag, a crescente de jogadores e como iriam lidar, além de pedir desculpas por não se preparar como deveria. “Como produtor, a responsabilidade por ter sido incapaz de prever o crescente fluxo de jogadores cai sobre mim”, explica.

Migração
Migrar não é o único motivo pelo qual alguém pode começar a jogar um jogo como Final Fantasy XIV, a pessoa pode já conhecer a franquia (que conta com outros 14 jogos principais e dezenas de outros spin-offs), familiaridade com jogos MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game), indicação de amigos ou até mesmo vídeos promocionais. “Eu conheci o jogo vendo vídeos no Youtube”, diz Matheus “Zen Lapinsieur” de 21 anos.

Vitória “Gaim Raohna”, 25 anos, também já jogava outros jogos e partiu para o Final Fantasy quando conheceu o jogo pelo namorado, “tudo nele é melhor e sinto que é mais imersivo”, afirma taxativamente quando compara Final Fantasy com os outros jogos que já jogou.

Para iniciantes
Jogos novos podem ser empolgantes, mas também assustadores, especialmente quando o jogo envolve outras pessoas e um conteúdo massivo que já se estende há anos, como normalmente é o caso com jogos online muito antigos. Final Fantasy XIV foi lançado inicialmente em 2010 e passando por uma reformulação com o lançamento da primeira expansão em 2013. São quase 10 anos de conteúdo pra “alcançar”, mas isso não parece incomodar quem decide se aventurar no mundo de Eorzea. Daniel assente, “não é um jogo que você se sente obrigado a jogar todos os dias, é um jogo bem casual e cada um joga no seu próprio ritmo”.

Nem todos concordam com Daniel. Guilherme afirma que o jogo pode não ser muito convidativo para novos jogadores pelo ritmo lento que possui, "depende muito da paciência e do que o jogador procura. Se a pessoa já é acostumada com MMOs lentos, eu acredito que sim. Mas em um grande geral eu diria que não é um bom jogo pra isso. MMOs dificilmente são convidativos pro publico geral".

A comunidade de Final Fantasy também é muito receptiva com os jogadores novatos, que são chamados de “sprouts” por conta do símbolo de broto que fica ao lado de seus nomes. Os jogadores se cumprimentam sempre que começam algum conteúdo em equipe e se despedem quando termina. Todos os entrevistados confirmam que a comunidade é amigável e hospitaleira.

Final Fantasy XIV está disponível para PS4, PS5 e computador. A mensalidade, convertida em dólares custa em torno de 60 reais, mas esse preço pode ser diminuído quando paga pela Steam. O jogo também possui um Free Trial que lhe permite jogar gratuitamente pelo tempo que quiser as duas primeiras expansões, A Realm Reborn e Heavensward. A quinta expansão está marcada para 23 de novembro e já está em pré-venda no site oficial e Steam.

REFERÊNCIAS
Jez Corden: Final Fantasy XIV 'sold out' as popularity surge causes server congestion. Windows Central, 2021. Disponível em: <https://www.windowscentral.com/final-fantasy-xiv-sold-out-popularity-surges-cause-server-congestion#:~:text=Final%20Fantasy%20XIV%20has%20had,new%20characters%20on%20NA%20servers.&text=Every%20server%20is%20listing%20itself,the%20servers%20have%20become%20full>. Acesso em 16 de agosto de 2021.
Naoki Yoshida: Regarding the Growing Player Population and Plans to Alleviate World Congestion. Final Fantasy XIV, 2021. Disponível em: <https://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/topics/detail/c2d7b35d55577879086b64cfde0acb6c23ccd07f>. Acesso em 16 de agosto de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »