Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/02/2022 às 18h07min - Atualizada em 17/02/2022 às 18h00min

E o Oscar vai para...

Conheça a trajetória do maior evento do cinema mundial, desde sua criação até as mais surpreendentes curiosidades

Luana Costa - editado por Larissa Nunes
Desde 1929, mais de 3000 estatuetas já foram entregues. (Foto: Bryan Bedder/Getty Images)

A mais famosa e importante premiação do cinema Hollywoodiano está de volta. O The Academy Awards, mais conhecido como Oscar, escolherá no dia 27 de março deste ano, no Dolby Theatre, em Los Angeles, os maiores nomes da indústria cinematográfica mundial de 2021.

A cerimônia já está na sua 94ª edição e atualmente conta com 23 categorias ligadas à atuação, direção e edição. Além disso, durante a sua longa trajetória, despertou curiosidades e dúvidas por parte dos telespectadores, amantes do cinema, acerca de sua história, das votações e claro, das estrelas da premiação, os indicados.

 

O início de tudo

Fundada em 1927, a Academia Internacional de Artes e Ciências Cinematográficas tinha o intuito de desenvolver cada vez mais o cinema.

Conforme a indústria cinematográfica foi crescendo, a Academia viu a necessidade de homenagear e beneficiar aqueles que trabalhavam nas produções dos filmes. Assim, dois anos depois, no dia 16 de maio de 1929, foi ao ar a primeira cerimônia do The Academy Awards, o famoso Oscar.

Em seu primeiro ano, os ganhadores já iam para a premiação sabendo do resultado de cada categoria. E mais tarde, a Academia passou a divulgar esses resultados para a imprensa, com o intuito dela divulgar nos jornais no dia seguinte. Entretanto, uma das listas dos vencedores foi publicada antes da cerimônia pelo Los Angeles Times e, por isso, a partir de 1941, os vencedores passaram a ser anunciados durante a entrega dos prêmios, nos tão conhecidos envelopes.

 

 

No início, a cerimônia do Oscar não era transmitida. Porém, por estar passando por dificuldades financeiras, devido à Segunda Guerra Mundial, a Academia procurou uma forma de não fechar as portas. Sendo assim, em 1953, a premiação foi televisionada pela primeira vez nos Estados Unidos e Canadá. Em 1966, ocorreu a primeira transmissão em cores e rapidamente, em 1969, o Oscar já estava sendo assistido internacionalmente. Colocar a cerimônia para ser transmitida em todo o mundo fez com que a Academia conseguisse atingir números altíssimos de audiência e fazer com que a premiação ganhasse fama e o respeito dos telespectadores.
 

A estatueta

Muitos se perguntam o porquê do Oscar se chamar Oscar. Mas a verdade é que ninguém sabe a resposta. Entretanto, das muitas histórias contadas, a mais aceita é a de Margaret Herrick, antiga bibliotecária da Academia e eventual diretora executiva que, ao observar a estatueta, a achou parecida com o seu tio Oscar. O nome, porém, só foi adotado oficialmente em 1939.

As estatuetas têm 35cm de comprimento e são feitas de bronze maciço banhadas a ouro de 24 quilates. Mas durante o período da Segunda Guerra Mundial, elas chegaram a ser feitas de gesso, devido à falta de metal. Além disso, os vencedores do Oscar precisam assinar um acordo em que nem eles, nem seus herdeiros poderão vender a estatueta sem antes oferecer à Academia pelo valor de 1 dólar.

 

Como funcionam as votações

Das 23 categorias presentes, em 22 delas o vencedor do Oscar é escolhido a partir do maior número absoluto de votos, dos mais de 8 mil membros da Academia. Entretanto, para a principal e mais esperada categoria da noite, a de Melhor Filme, o processo é um pouco diferente e mais complicado.

Nela, todos os membros da academia ranqueiam os indicados do melhor para o pior filme. Para levar o prêmio, o filme precisa levar 50% dos votos mais um. Caso isso não aconteça, o filme que receber menos votos será desconsiderado. Para dar continuidade à escolha do vencedor, passam a ser consideradas as segundas escolhas de cada membro que tinha o filme menos votado em primeiro. O processo irá se repetir até que um dos longas ultrapasse a porcentagem definida, tornando-o o vencedor do Oscar de Melhor Filme.
 

A primeira vencedora negra

Não é de hoje que a premiação do Oscar conta com polêmicas relacionadas ao racismo. O preconceito vem sendo pauta desde 1940 quando a primeira pessoa negra ganhou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante. Hattie McDaniel foi indicada ao prêmio pela sua participação no filme ...E O Vento Levou. Durante a cerimônia, ela foi obrigada a sentar em uma mesa diferente dos restantes do elenco pois o hotel tinha uma política de segregação racial bastante rígida, na qual negros não poderiam frequentar o ambiente. A atriz só conseguiu participar do evento após o produtor do filme, David O. Selznick pedir para que ela pudesse entrar.

Ao longo dos anos, muito se falou e protestou sobre a forma preconceituosa da Academia e de como o Oscar não é um evento de diversidade. Em 2016, a premiação foi responsável pelo surgimento do movimento #OscarSoWhite como forma de boicote à cerimônia, pois, ao sair a lista de indicados, todos os 20 indicados à categoria de atuação eram brancos. Na noite da premiação, muitos nomes importantes do cinema hollywoodiano não compareceram, como o cineasta Spike Lee e o casal de atores Will Smith e Jada Pinkett Smith.
 

Atores e Atrizes com mais indicações e estatuetas

Nesses 94 anos de história, milhares de atores foram indicados e vencedores do Oscar. Algumas delas, ícones do cinema mundial, passaram pela premiação mais de uma vez pela excelência de seus trabalhos.

Aos que levaram o melhor prêmio do cinema para casa, Katherine Hepburn está em primeiro colocado. Durante seus longos 60 anos de carreira, a atriz levou 12 indicações ao Oscar e garantiu 4 estatuetas. Apesar disso, ela nunca compareceu às cerimônias de premiação. Em relação aos atores, Daniel Daay-Lewis, Walter Brennan e Jack Nicholson estão empatados com 3 estatuetas cada um. Mas, além de Nicholson está entre os mais premiados, ele também é o ator mais indicado com 12 indicações.

O lugar de atriz mais indicada está com ninguém mais, ninguém menos que Maryl Streep. A atriz frequenta o Oscar desde 1979 e, ao longo de toda a sua carreira, já recebeu 21 indicações, sendo vencedora de apenas três estatuetas.
 
O mais vencedor do Oscar

Não é de hoje que a Disney vem arrastando todos os prêmios do Oscar. E isso se deve ao criador do universo das animações, o pai do Mickey Mouse, Walt Disney. Durante os seus 65 anos de vida, o cineasta recebeu 59 indicações ao Oscar e delas saíram 26 brilhantes estatuetas. A maior parte de suas indicações foram pela categoria de Melhor Curta-metragem de Animação.

O legado de Walt Disney segue presente, já que a sua empresa, a Walt Disney Company, é dona de diversos estúdios cinematográficos conhecidíssimos pelo público, como a Pixar, Marvel Entertainment e LucasFilm. Estúdios esses que sempre marcam presença na cerimônia do Oscar todos os anos.
 
Brasileiros na Academia

Em 2021, a nova lista para os integrantes da Academia Internacional de Artes e Ciências Cinematográficas foi divulgada. Com o intuito de aumentar a diversidades de membros, dos novos 395 nomes divulgados, oito eram brasileiros.

Entre eles estão figuras importantíssimas do cinema brasileiro, como o ator Wagner Moura, os produtores Andrea Barata Ribeiro, Fabiano Gullane e Paula Barreto, o documentarista de Democracia em Vertigem, João Atala, a maquiadora Anna Van Steen, a roteirista e diretora de curtas Carolina Markowics e a editora Karen Akeman.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »