Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/06/2024 às 16h39min - Atualizada em 24/06/2024 às 15h47min

Orgulho LGBTQIAPN+ | Explore a diversidade na telona nacional

Confira lista de produções brasileiras imperdíveis que exaltam a comunidade

Ana lya Costa - Revisado por Paola Pedro
Um militar (Jesuíta Barbosa) e um diretor de teatro (Irandhir Santos) se amam em 'Tatuagem'. (Foto: Flávio Gusmão/Divulgação).

Em diversos conjuntos complementares, a sétima arte se cria. Seja através de telinhas ou telonas, o fazer cinematográfico sempre carrega, em si mesmo, histórias e maravilhas.

 

No Brasil, essa trajetória começou no dia 19 de junho de 1898, quando Affonso Segretto, um italiano radicado no Brasil, registrou as primeiras imagens em movimento no país. Nessa ocasião, o italiano considerado o primeiro cineasta nacional voltava da França, onde aprendeu técnicas de filmagem, e na oportunidade filmou a Baía da Guanabara a bordo do navio Brésil. Diante do fato, a data da filmagem foi escolhida como dia do Cinema Nacional Brasileiro.

 

Em conjunto com a comemoração dos 126 anos da sétima arte no Brasil, o mês de junho é conhecido, internacionalmente, como o mês do Orgulho LGBTQIAP+. Um período em que se celebra o orgulho de ser e se reforça a importância das lutas e da busca por uma justiça igualitária para a comunidade, como também para cada um de seus membros.


Diante de datas tão significativas, nada melhor do que unir cinema e diversidade e comemorá-los em frente às telinhas ou telonas.

 

Confira abaixo 10 produções brasileiras com temática LGBTQIAP+:


1 - FLORES RARAS | Netflix

 

Baseado em uma história real, o filme “Flores Raras” conta a trajetória de romance entre a arquiteta Lota de Macedo Soares e a escritora americana Elizabeth Bishop, vencedora do Pulitzer. Com uma direção de Bruno Barreto, e com nomes de peso como Glória Pires, Miranda Otto e Tracy Middendorf, o longa-metragem é ambientado no Rio de Janeiro dos anos 1950 e 1960.

 

A história se inicia quando Elizabeth (Miranda Otto) decide viajar para o Rio de Janeiro em busca de inspiração. Nesse período, a escritora decide ficar na casa de sua antiga amiga de faculdade, Mary Morse (Tracy Middendorf) que vivia, até então, com sua companheira Lota de Macedo (Glória Pires). Com o passar dos dias, o estranhamento entre as personalidades de Elizabeth e Lota acabam despertando nas duas novos sentimentos. Nesse contexto, a produção se aprofunda nas relações formadas aliando emoção, envolvimento e sensibilidade.

 

2 - HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO | Netflix 

 

O longa-metragem “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” acompanha a vida de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que, assim como qualquer outro jovem de sua idade, quer encontrar seu lugar no mundo. Sempre acompanhado pela melhor amiga, Giovana (Tess Amorim), o protagonista quer buscar uma vida mais independente, mas sempre encontra obstáculos em sua mãe superprotetora. Tudo muda com a chegada de Gabriel (Fábio Audi), o novo aluno da escola, que acaba despertando sentimentos até então desconhecidos por Leonardo, fazendo-o se redescobrir e entender suas verdadeiras emoções.

 

O filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” nasceu como uma versão estendida do curta-metragem “Eu Não Quero Voltar Sozinho”, lançado em 2010 no Youtube.

 

3 - MADAME SATÃ | Globoplay 

 

A cinebiografia “Madame Satã” foi lançada em 2002 e conta a história real de João Francisco dos Santos (1900-1976), mais conhecido como Madame Satã. João dos Santos era negro, homossexual, capoeirista, transformista, ex-presidiário e pai adotivo, além de ter mais 17 irmãos e uma vida muito agitada.

Nesta obra cinematográfica, Lázaro Ramos é o ator que dá vida a Madame Satã, em um verdadeiro show de atuação que lhe rendeu, em 2003, o prêmio de melhor ator na premiação do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, organizado pela Academia Brasileira de Cinema. Com expressivo destaque, a cinebiografia compõe a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

 

4 - TATUAGEM | Prime Video 


 

Ambientado em 1978, “Tatuagem” é um longa-metragem que tem como principal foco a trupe teatral Chão de Estrelas e todos os acontecimentos e relacionamentos que se formam a partir desse espaço. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder dessa trupe, onde Paulete (Rodrigo García) é a principal estrela da equipe.

Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pela companhia, ele logo é seduzido por Clécio. Os dois entram em um relacionamento e Fininha acaba no meio de uma situação complicada, tendo em vista a repressão existente no meio militar em plena ditadura. O filme é o primeiro trabalho de Hilton Lacerda no gênero ficção, e logo em sua estreia, o longa “Tatuagem” ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado em 2013.

 

5 - ELVIS E MADONA | Youtube

 

Nessa história de adaptação do livro de Luiz Biajoni, acompanhamos a trajetória de Elvis e Madona que são interpretadas, respectivamente, pela atriz Simone Spoladore e pelo ator Igor Cotrim. Nessa obra, Elvis (Simone Spoladore) cultiva o sonho de ser fotógrafa, mas com as dificuldades em relação a carreira almeja e pela necessidade de sustento, ela acaba aceitando o emprego de entregadora de pizza.

Na outra ponta dessa história, temos Madona (Igor Cotrim), uma travesti que trabalha como cabeleireira, mas que também almeja o sonho de produzir seu show de teatro de revista. O encontro e a convivência dessas duas personagens desencadeará uma relação que mistura paixão, humor e desejo.

 

6 - SÓCRATES | Netflix

 

Protagonizado por Christian Malheiros, que também compõe o elenco da série Sintonia, essa obra cinematográfica traz para o centro da cena o jovem negro chamado Sócrates. Com um desenrolar que gira em torno de um adolescente que precisa sobreviver sozinho em São Paulo, após a morte da mãe, a dura realidade coloca seus valores e ideias à prova. Agora, ele precisa enfrentar o luto, a miséria e o preconceito em relação à sua sexualidade.

 

 7 - CORPO ELÉTRICO | Google Play


 

Dirigido por Marcelo Caetano que já havia sido diretor assistente de filmes como Tatuagem e Mãe Só Há Uma, temos agora em sua direção “Corpo Elétrico”.  Lançado em 2017, o longa retrata a vida de Elias (Kelner Macêdo), um jovem gay que migrou do nordeste do Brasil para São Paulo e tenta equilibrar seu cotidiano entre o trabalho em uma confecção e sua vida social. Em uma abordagem que apresenta várias camadas, desde o afastamento familiar até as aventuras amorosas do protagonista, o longa também conta com a participação especial da cantora e compositora Linn da Quebrada.

 

8 - PRAIA DO FUTURO | Globoplay 


 

Nessa produção, a história acompanha Donato (Wagner Moura), um dedicado salva-vidas da Praia do Futuro que, ao olhos do irmão caçula Ayrton (Jesuíta Barbosa), é o Aquaman dos mares, devido a sua coragem e determinação em resgatar pessoas desconhecidas. Certo dia, o protagonista acaba falhando em salvar um turista alemão do afogamento. Cheio de angústia e culpa, Donato decide, ele mesmo, dar a notícia ao amigo do falecido, o motociclista konrad (Clemens Schick). Após esse encontro, eles começam um relacionamento amoroso que transforma completamente a vida do salva-vidas, o afastando do mundo que ele conhecia, principalmente do irmão Ayrton. 

 

9 - COMO ESQUECER | Prime Video

 

Com um elenco que conta com Ana Paula Arósio, Arieta Corrêa e Bianca Comparato, a penúltima indicação é o filme “Como Esquecer”. Essa narrativa centra-se na personagem de Júlia (Ana Paula Arósio), uma professora de literatura inglesa que está lutando para reconstruir sua vida, depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com Antônia. Nesse decorrer, ela busca outras relações para tentar superar suas dores do passado e, quem sabe, encontrar novamente a felicidade.

 

10 - TINTA BRUTA | Prime Video


 

Como última indicação da lista temos “Tinta Bruta”, lançado em 2018. Essa película segue a narrativa do jovem Pedro (Shico Menegat) que vive um momento complicado em sua vida, pois ao mesmo tempo em que ele responde a um processo criminal, ele também precisa lidar com a mudança da irmã, sua única amiga. Nesse contexto, o protagonista assume o codinome de GarotoNeon e se apresenta no escuro do seu quarto para milhares de anônimos ao redor do mundo, pela internet. Ao descobrir que outro rapaz, de sua cidade, está copiando sua técnica, ele decide ir atrás desse garoto.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »