Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/10/2021 às 22h16min - Atualizada em 28/10/2021 às 18h41min

Séries brasileiras são grandes sucessos nas plataformas de streaming

As produções nacionais têm ganhado cada vez mais destaque e agradado o público tanto do país quanto fora dele

Ana Beatriz Magalhães - editado por Luhê Ramos
Mulher assistindo TV e usando o controle remoto. | Fonte: iStock

No Brasil, ao falar de televisão, a primeira coisa que se pensa são as clássicas novelas. Elas comandaram a forma de entretenimento por muitos anos. Porém, há alguns anos, isso mudou. Elas vem ganhando fortes concorrentes: as séries. 

Com o intuito de trazer cada vez mais conteúdos originais, plataformas como a Netflix, Amazon Prime e GloboPlay têm investido na criação dessas produções 100% nacionais. Essas narrativas brasileiras agradam não só o público do país como de outras nacionalidades. O seriado 3%, por exemplo, tornou-se a série original Netflix de língua não-inglesa mais assistida nos EUA, de acordo com o próprio serviço de streaming. Cidade Invisível alcançou o primeiro lugar do top 10 da Netflix gringa.

Com esses números favoráveis, é certo afirmar que as séries brasileiras chegaram para ficar, fazer grande sucesso e abrir espaço para o audiovisual nacional. Se você não conhece muito bem as séries criadas e produzidas aqui no país ou não gosta, organizamos uma lista com 10 produções nacionais. Elas mostram que o Brasil não sabe fazer apenas novela e podem ser assistidas nas plataformas de streaming.

Sob Pressão

A produção se ambienta no sistema público de saúde brasileiro. É exposto os problemas e desafios que os profissionais e pacientes precisam passar diariamente, devido a precarização do Estado em relação à saúde básica. Estrelada pela atriz Marjorie Estiano, a obra foi indicada ao Emmy e é possível encontrá-la no GloboPlay.  

1 contra todos

Conta a história de Cadu (Júlio Andrade), um homem inocente que é preso após ser injustamente condenado por tráfico. Para sobreviver dentro da cadeia, ele adota outra postura e conta com a ajuda de um antigo detento muito influente dentro da penitenciária. A produção se encontra no GloboPlay e na Fox Play e recebeu indicações ao Emmy nas categorias de Melhor Série e Melhor Ator. 

Aruanas

Criada em parceria com o Greenpeace, a série aborda assuntos delicados e importantes. Entre eles, as tensões vividas por ONGs que agem a favor da preservação do meio-ambiente e das comunidades indígenas que, muitas vezes, são vistas como “objetos” atrapalhando o caminho dos ganancisos. Onde assistir? Na GloboPlay. 

Segunda Chamada

Explora as dificuldades e desafios do sistema educacional público no Brasil. A obra acompanha o cotidiano da professora Lucia e sua luta para ensinar uma turma de supletivo cheia de adultos procurando uma nova chance na vida. Ao mesmo tempo em que tenta desvendar a morte de seu filho, ela precisa ajudar seus alunos a se tornarem pessoas melhores. A série está disponível na Globoplay. 

Irmandade

Com Seu Jorge no elenco, conta a história de Cristina, uma advogada que descobre, após 20 anos, que o seu irmão é o líder de uma facção criminosa. Na tentativa de ajudá-lo, ela acaba presa e forçada pela polícia a se infiltrar na facção e trabalhar contra o irmão. Nessa jornada perigosa, ela entra em contato com o mundo do crime e começa a questionar a Justiça. A série está disponível na Netflix

 Desalma
É uma narrativa do gênero terror, gira em torno do universo da bruxaria e é ambientada no interior do Rio Grande do Sul. Quando os habitantes de uma cidadezinha se preparam para celebrar a tradicional noite folclórica de Ivanà-Kupala, uma presença sobrenatural passa a assombrar o local. Assim, traumas de um assassinato ocorrido 30 anos antes são expostos. A série está disponível na GloboPlay.  

Impuros

Nessa trama é apresentado um Rio de Janeiro dos anos 1990, um território marcado pela violência e problemas sociais onde a vida do crime é muito tentadora. Evandro (Raphael Logam) entra nesse mundo e faz sua facção criminosa um império. Assim, seus negócios chamam a atenção do policial federal Morello e a história começa. Onde assistir? Na Amazon Prime.  

Manhãs de Setembro

A obra da Amazon Prime acompanha Cassandra (Liniker), uma mulher trans que tem a vida transformada após a chegada de Gersinho, seu filho fruto de um romance antes da transição. O menino apenas deseja conhecer e ter o afeto do pai e ela, que acabou de conseguir um apartamento, só deseja independência.

Arcanjo Renegado

Retrata a realidade do crime organizado no Rio de Janeiro e aborda algumas questões políticas. Durante uma operação na favela da Maré, o policial Mikhael Afonso testemunha a morte do seu melhor amigo. Então, ele decide se vingar, mas logo se vê sem saída ao arranjar problemas com as autoridades da cidade. 

Carcereiros

É uma série de 2017 que fez tanto sucesso que até virou filme. Acompanha a história de Adriano, um historiador que decide virar carcereiro. Em seu novo ambiente de trabalho, ele conta com a ajuda de seus colegas para lidar com os dilemas e clima extremamente tenso que envolve essa profissão. A trama está disponível na GloboPLay.

Então, dá para notar o que não falta no Brasil são produções de qualidade. Com histórias de diferentes gêneros e que retratam as mais diversas realidades do país não faltam obras que abordam seu melhor e também o pior.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »