Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/02/2022 às 19h20min - Atualizada em 28/01/2022 às 14h17min

Amor Doce | O retorno de Lysandre, um antídoto para a saudade

Docete reencontra Lysandre em um episódio repleto de cenários verdes e floridos, contextualizados ao romance e a nostalgia que devem marcar a temporada

Letícia Nunes - Editado por João Martinez
Fonte : Beemoov / Reprodução : Fórum, Amor Doce

O amante da moda vitoriana, Lysandre, um dos personagens principais do jogo francês de romance, Amor Doce (Amour Sucré), volta à narrativa por quatro episódios de uma temporada alternativa, compensando os seus anos de ausência com elegância, doçura e mistério, característicos da sua personalidade, as quais cativaram o público desde o princípio.

 

A notícia foi divulgada através das redes sociais e pelo fórum da plataforma oficial do jogo. Na publicação, os administradores informam que a iniciativa tem como intenção, atender aos pedidos que receberam do público, durante quatro anos, para terem o seu personagem favorito de volta à trama. Além disso, o lançamento contempla também, os onze anos de atividade do entretenimento.


Fonte : Beemoov / Reprodução : Facebook (@Amor.Doce)

Fonte : Beemoov / Reprodução : Facebook (@Amor.Doce)

Imagem promocional para o lançamento da temporada: Alternate Life


Criado da parceria firmada entre a ilustradora francesa ChiNoMiko com empresa de videogames Beemoov, Amor Doce se define como data-gaming por considerar todas as escolhas que o usuário faz durante o jogo, para definir um final parcialmente personalizado, enquanto este acompanha a trajetória da Docete, que passa por diferentes aventuras entre a transição das fases da adolescência para a jovem adulta.

 

A quarta temporada do jogo, Alternate Life, promete proporcionar um reencontro entre Docete e o paquera Lysandre, em um cenário já citado em alguns episódios anteriores da temporada inicial da narrativa: a fazenda dos pais dele, localizada no interior, onde passou a infância ao lado de Leigh, seu irmão mais velho.

 

A PERDA DO BLOCO DE NOTAS

A segunda temporada do jogo, University Life, inicialmente, mostrou-se interessante por aprofundar de maneira responsável discussões relevantes, como: a conquista da autonomia, amadurecimento nos relacionamentos afetivos, sexualidade e visibilidade da comunidade LGBTQIAP+. No entanto, a retirada de pontuais personagens — entre eles, Lysandre —, foi uma surpresa desagradável, e isso atingiu uma parcela significativa dos jogadores.

Fonte : Beemoov / Reprodução : Facebook (@Amor.Doce)

Fonte : Beemoov / Reprodução : Facebook (@Amor.Doce)

Imagem das retas finais da primeira temporada: High School Life


A fase inicial do jogo, High School Life, responsável por inaugurar a trama e introduzir a maioria dos 14 milhões de inscritos à plataforma, perdurou por sete anos, período que possibilitou criar vínculo afetivo com o enredo e os personagens. Deste modo, não poder dar continuidade a relação lúdica estabelecida, determinou o desperdício de energia e tempo investidos neste período.

 

Na época, os administradores não se pronunciaram sobre os motivos ou intenções que levaram à exclusão de alguns dos personagens, mesmo quando questionados pelos inscritos. Mas, a autora da narrativa, ChiNoMiko, chegou a pedir a compreensão do público com relação à nova versão do jogo, e disse, por uma publicação feita no Tumblr — que posteriormente, foi excluída —, ser inviável a inclusão destes, no novo enredo.

 

SITUANDO-SE NO CAMPO

A temporada que traz Lysandre de volta ao universo Amor Doce, pode ser interpretada como uma remissão da equipe com os inscritos, que reivindicaram um posicionamento até serem atendidos. Com isso, entende-se que o inconveniente da situação foi, não só, a maneira como o personagem foi retirado, mas também, como o público foi tratado em relação a isso.


Fonte : Beemoov / Reprodução : Facebook (@Amor.Doce)

Fonte : Beemoov / Reprodução : Facebook (@Amor.Doce)

Imagem promocional da Docete com um dos trajes de Alternate Life


Com o 16º e último episódio de Love Life, temporada de encerramento do jogo, Amor Doce avança para uma fase alternativa, que mostra a vida de Lysandre depois do término do ensino médio. O primeiro dos quatro episódios, lançado na quarta-feira (26), tem 50 minutos de duração, e exige o gasto de 1.070 PA’s e 150 Gold’s na compra do traje.

 

Assista ao trailer do episódio na íntegra: 



RECUPERANDO A POESIA

Em Alternate Life, Lysandre aparenta manter a delicadeza e a tranquilidade a qual conquistou os jogadores em 2011, um ponto positivo para aqueles que se dedicaram à rota dele na fase escolar. Além disso, a Docete espelha facilmente o carinho expressado pelo público durante os últimos anos em relação a ele, favorecendo um ponto de identificação entre personagem e jogador.

 

O primeiro episódio, Os ares da vida no campo, se dedica unicamente ao reencontro do casal; é curto, comparado aos episódios das fases anteriores, e não apresenta complexidade no enredo, um indício de que, provavelmente, será uma temporada com estória superficial, tornando quatro episódios poucos para atender ao tempo em que o público esperou, e também, o tanto que eles desejam vivenciar com Lysandre.

Fonte : Beemoov / Reprodução : Amor Doce Wiki

Fonte : Beemoov / Reprodução : Amor Doce Wiki

Imagem promocional do primeiro episódio de Alternate Life


Com cenários, cores e design atraentes e aconchegantes, o episódio propõe um roteiro que investe na nostalgia, resgatando diversas referências da fase primária do Amor Doce, que contribuem para a evolução adequada e coerente da narrativa. Já a imagem é bonita, e condiz com o contexto em que é desbloqueada.

 

Logo, Alternate Life aparenta ser um antídoto perfeito para a saudade compartilhada entre os jogadores nos últimos quatro anos. A temporada mostra-se, também, valer a pena para o público que espera por Armin e Kentin, já que a autora promete preparar temporadas dedicadas a eles caso a versão do Lysandre seja bem recebida pelo público.

 

REFERÊNCIAS:

Admin, Amor’. [Alternate Life] E se…. Amor Doce, 31 de dez. De 2021. Disponível em: < https://www.amordoce.com/s3/forum/t34225,1-alternate-life-e-se.htm >. Acesso em: 22 de jan. de 2022.

Doce, Amor. “Você não esqueceu o seu primeiro amor […]”. França, Nanda, 31 de dez. De 2021.  Facebook: @Amor.Doce. Disponível em: < https://www.facebook.com/Amor.Doce/videos/fb/2073045726196928/ >. Acesso em: 22 de jan. de 2022.

LIAO, Débora. AMOR DOCE EVOLUIU PARA UNIVERSITY LIFE… E ESTRAGOU A EXPERIÊNCIA DE MILHÕES DE JOGADORAS. Garotas Geeks, 15 de jun. de 2018. Disponível em: < https://www.garotasgeeks.com/amor-doce-evoluiu-para-university-life-e-estragou-a-experiencia-de-milhoes-de-jogadoras/ >. Acesso em: 27 de jan. de 2022.

 

MINDY. AMOR DOCE: CONQUISTE O SENPAI PERFEITO!. Garotas Geek, 12 de jul. de 2016. Disponível em: < https://www.garotasgeeks.com/amor-doce-conquiste-o-senpai-perfeito/ >. Acesso em: 27 de jan. de 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »