Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/06/2019 às 18h24min - Atualizada em 25/06/2019 às 18h24min

Cinema : A 7° arte de causar

Os diretores e filmes polêmicos

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
8 Milimetros
O mundo da sétima arte não é só formado por paz e tranquilidade. Muitos diretores são conhecidos por serem difíceis de trabalhar e causarem muitas polêmicas e confusões. Além disso muitos filmes também causaram furor no público abordando assuntos de muita discussão. Veja alguns dos diretores e filmes mais polêmicos do cinema:

David O. Russell
 
Nascido em Nova Iorque é considerado um dos maiores diretores, principalmente por ter sido indicado ao Oscar de melhor diretor por quatro vezes. O seu currículo conta com O Lado Bom da Vida (2012), O Vencedor (2010), Joy: O Nome do Sucesso (2015). Mas além de vários sucessos, também há várias polêmicas.
 
Durante as gravações de Trapaça (filme que recebeu 10 indicações ao Oscar), David teve muitos conflitos com Amy Adams. Em uma entrevista a GQ do Reino Unido, a atriz afirmou que o diretor já a fez chorar e que ficava devastada no set durante a maior parte das gravações. Os abusos foram tantos que Christian Bale teve que intervir.
 
Mas o histórico de confusões do diretor é bem mais antigo. Enquanto filmava Três Reis (1999), David teria entrado em conflito com George Clooney e esse atrito teria ido para o lado da agressão física. Nos bastidores de Huckbees - A Vida é uma Comédia (2004) quem sofreu com a violência de Russell foi a atriz Lily Tomlin. Durante a gravação de uma cena, ele tem um surto e chega a destruir o cenário e ofender Lily.

Stanley Kubrick
 
O aclamado diretor novaiorquino é responsável por diversas obras primas do cinema como Laranja Mecânica, 2001 – Uma Odisseia no Espaço e O Iluminado. Mas a reputação do seu comportamento com os atores não é lá das melhores.
 
Kubrick era um perfeccionista-obsessivo e costumava levar seus companheiros de trabalho a exaustão. A atriz Shelley Duvall sofreu na mão do diretor durante as filmagens de O Iluminado. Ele era extremamente agressivo com ela, abusando -a psicologicamente. Ele odiava o trabalho de Duvall e quando a mesma fazia perguntas sobre partes especificas ele respondia: “Você sabe atuar? Então atue.”. Fez a atriz repetir a mesma cena 127 vezes. Ao fim das gravações Shelley perdeu cabelo devido ao stress e teve de fazer tratamento psicológico.

Alfred Hitchcock
 
Considerado um dos gênios da indústria cinematográfica, mas envolvido em uma grande polêmica: o londrino se apaixonava pelas suas atrizes e essa paixão se tornava obsessão. Ele diminuía o trabalho do elenco e chegou a descrevê-los como “gados”.
 
Tippi Hedren, de Os Pássaros, foi perseguida pelo diretor. Era vigiada fora do set e durante as filmagens teve de lidar com o assédio de Hitchcock. Ela ainda sofreu um ataque verdadeiro de pássaros e quase teve seu olho arrancado. Alfred retaliava as atrizes que não correspondiam ao seu amor platônico, no caso de Tippi, ela ficou presa a um contrato de sete anos e foi impedida de atuar em outros filmes com outros diretores.

Laranja Mecânica
 
Adaptação do livro de Anthony Burgess foi um filme dirigido por Stanley Kubrick em 1972 e representa uma das obras mais polêmicas do cinema. Ele conta a história do jovem Alex: um sociopata ultraviolento que sai pelas ruas junto com sua gangue de criminosos, cometendo delitos, estupros.
 
Uma das cenas mais chocantes ocorre quando o grupo invade a casa de um casal e saqueia e espanca as vítimas. Durante a sessão de tortura, Alex canta alegremente a canção “Singing in the Rain”.
 
O filme foi banido de diversos países, principalmente no Reino Unido. O diretor Stanley Kubrick recebeu ameaças de morte depois de saber que a obra teria sido responsável por causar dois crimes: o estupro de uma garota holandesa, onde os agressores utilizaram a mesma cena da canção como base e o registro de um ataque feito por uma adolescente vestido com as roupas características do protagonista. Laranja Mecânica só foi liberado na Europa após a morte de Kubrick.

Fonte: Exame

O Nascimento de uma Nação
 
Narra a história dos EUA de uma perspectiva bem racista. Foi lançado em 1915 e considerado uma das maiores produções da época já que tinha 3 horas de duração. Do diretor D. W. Griffith, o longa conta o período de guerras civis americanas. Até 1925 foi o mais lucrativo dos EUA, com faturamento de 10 milhões de dólares.
 
O filme é marcado pelo uso de blackface (atores brancos pintados de preto para representarem os negros) e por retratar os afrodescendentes que viviam por lá, na época retratada como escravos, como pessoas agressivas e que significavam perigo para a sociedade.
 
Outro ponto abordado é o nascimento da organização ultra racista Klu Klux Klan (KKK). No período de lançamento, grupos de resistência dos negros fizeram protestos contra as sessões. Mais recentemente no longa Infiltrado na Klan, de Spike Lee, ele é mostrado na cerimonia de iniciação dos cavaleiros da KKK.

Fonte: UOL

Holocausto Canibal
 
Estilo falso documentário, foi um thriller que reuniu extrema violência, com direito a muito sangue e cenas explicitas. O diretor Ruggero Deodato foi preso por obscenidade e também assassinato, pois acreditava-se que teriam ocorrido mortes reais. As mortes de pessoas não foram confirmadas, mas durante o longa houveram sacrifício real de diversos animais como uma tartaruga, uma jiboia e um quati.
  
REFERENCIAS:

 
Filmes e diretores que foram acusados de ir longe demais "em nome da arte”. Revista Monet. Disponível em: <https://revistamonet.globo.com/Listas/noticia/2017/01/filmes-e-diretores-que-foram-acusados-de-ir-longe-demais-em-nome-da-arte.html>.Acesso em 25 de junho de 2019.
                            
COLETTI, Caio. Todo o Dinheiro do Mundo e 10 filmes que foram muito polêmicos antes mesmo de lançar. Disponível em: <https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/listas/2018/01/todo-o-dinheiro-do-mundo-e-10-filmes-que-foram-muito-polemicos-antes-mesmo-de-lancar>.Acesso em 25 de junho de 2019.
 
MARTÍN, Marilu García. Por que estes 20 filmes são os mais polêmicos da história do cinema. Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/01/album/1538413303_202264.html#foto_gal_2>.Acesso em 25 de junho de 2019.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »