Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/02/2022 às 00h41min - Atualizada em 26/02/2022 às 23h44min

O Massacre da Serra Elétrica, o retorno de Leatherface | Ninguém pediu por isso

Ivan Fercós - Editado por Ana Terra
Acaba de chegar a Netflix mais um filme para a coletânea de contos de terror escritos por Tobe Hooper, baseado nos contos reais da vida macabra de Ed Gein. O filme O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface é a nona produção da franquia, de uma sequência direta dos acontecimentos do filme slasher de 1974, que deu origem à série.
 
Divulgação / Netflix

Divulgação / Netflix

A trama atual conta com a direção de David Blue Garcia e roteiro de Kim HenKel, um dos roteiristas originais. A história que ninguém estava esperando e nem havia a menor pretensão de revivê-la traz um grupo de jovens empreendedores que desejam transformar a cidade fantasma de Harlow, no Texas. Apesar do histórico sombrio do lugar, avisos e preocupações de nativos, os jovens seguem com os seus planos e desbravam tudo no estilo bem geração Z, sem freios, nada empáticos e ao primeiro sinal de discordância usam seus smartphones. Um espetáculo da contemporaneidade líquida.

O mais triste nessa história é que apesar das críticas sociais presentes como o racismo estrutural e um caso de tiroteio escolar, não são o bastante para poder salvar o longa. Repetindo o formato de seus antecessores, os protagonistas são o reflexo de uma juventude imprudente, que sem medir a consequência de seus atos, colocam suas vidas em risco ao despertar a fúria de um assassino em série.
 
Mas a questão aqui não é essa. Sem máscaras, a inquietação gira em torno do por que decidir reviver uma história, mesmo que documental com poucas peças de ficção, após cerca de 10 anos de seu último lançamento.

Divulgação / Netflix

Divulgação / Netflix

É muito provável, que mesmo que a recepção do público seja negativa, a Legendary Pictures continue produzindo novos filmes de um jeito ou de outro sobre o serial e sua motosserra. Isso porque a Legendary Pictures fechou um acordo para produzir vários novos filmes da franquia, e caso esses projetos não sejam realizados, a empresa pode perder os direitos da obra, assim como aconteceu com a Lionsgate. O que o filme, aparentemente, deixa explicito como referência nas cenas de pós-crédito. Outros projetos de continuação da franquia ainda não foram oficialmente anunciados. Entretanto, não faltam interesses.
 
Sinopse:
Depois de quase 50 anos, escondido, Leatherface está de volta para aterrorizar um grupo de jovens idealistas que perturbam, sem querer, seu ‘mundinho’ em uma cidade do Texas. Em busca de mais informações, quatro jovens, Lila, Melody (Sarah Yarkin), Dante (Jacob Latimore) e Ruth (Nell Hudson), adquirem imóveis em Harlow, uma cidade fantasma no interior do Texas, para revender as propriedades para outros jovens empreendedores. Entretanto, em um antigo orfanato mora o famoso a maníaco da serra ‘elétrica’, à espera apenas de um motivo para mostrar a sua verdadeira natureza sanguinária.



REFERÊNCIAS:
CARVALHO, Victor. O Massacre da Serra Elétrica terá mais filmes? Observatório do Cinema. 20 de fev. de 2022. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2022/02/o-massacre-da-serra-eletrica-tera-mais-filmes>. Acesso em: 22 de fev. de 2022.
ROLLINGSTONE, Massacre da Serra Elétrica: Qual ordem certa para assistir aos filmes da franquia? Rollingstone. 18 de fev. 2022. Disponível em: <https://rollingstone.uol.com.br/cinema/massacre-da-serra-eletrica-qual-ordem-certa-para-assistir-aos-filmes-da-franquia/>. Acesso em: 22 de fev. de 2022.
SABBAGA, Julia. O Massacre da Serra Elétrica da Netflix surpreende pela falta de pretensão. Omelete. 18 de fev. de 2022. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/massacre-da-serra-eletrica-netflix-critica>. Acesso em: 22 de fev. de 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »