Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/06/2022 às 00h33min - Atualizada em 03/06/2022 às 23h53min

Você sabe de onde vem “Vecna”, vilão de Stranger Things?

Nome do antagonista na 4ª temporada da série é uma associação a deus do RPG de mesa Dungeons and Dragons

Lívia Batista - Editado por Marcela Câmara
A 4ª temporada da série Stranger Things, da Netflix, estreou no dia 27 de maio. Dentre as novidades apresentou um novo vilão, ao qual os personagens chamam de “Vecna”. Mas você sabe quem é o personagem que inspirou esse nome?
 
Vecna foi citado pela primeira vez no suplemento de regras chamado “Eldritch Wizardry” de 1976, quando os artefatos o Olho e a Mão de Vecna foram citados. Até então ele era apenas uma lenda, mas hoje é um dos maiores vilões do sistema de RPG de mesa Dungeons and Dragons. É considerado deus dos segredos, das intrigas, da magia e de tudo que é oculto. Também é chamado de “O Archelich” e “O Sussurrado”.
 
Apesar das lendas serem conflitantes, segundo elas, Vecna foi um humano ou meio-elfo que desde cedo apresentava muita habilidade para magia. Dessa forma, ele se tornou o mago mais poderoso da terra, mas a morte ainda era um empecilho para alcançar todos os seus objetivos. 
 
Existem teorias de como o vilão conseguiu sua imortalidade: uma é de que ele foi ensinado pelo demônio Orcus a consegui-la magicamente, se tornando um lich perfeito. Outra é de que, sacrificando vários inocentes, ele tentou canalizar o poder de vários planos. Já outros dizem que ele ofendeu os deuses do multiverso e estes o amaldiçoaram com a vida eterna.    
 
Vecna continuou em sua busca por poder e com a ambição de se tornar um deus, até que seu aliado Kas, um paladino, a quem o mago tinha dado uma espada forjada com as chamas do próprio sol, o traiu. Ambos batalharam e desta luta sobraram apenas a espada de Kas, um olho e uma mão de Vecna. Esses artefatos do mago são utilizados por ele para influenciar seus seguidores.

Existem três aventuras focadas na história de Vecna e de seus cultistas: Vecna Lives! (1990), Vecna Reborn (1998) e Die, Vecna, Die! (2000). Leonardo Meneses, 37, é mestre de D&D há 25 anos. Segundo ele, Vecna não é utilizado em seus jogos por ser muito superior em força do que um personagem de jogador. “Vecna é o tipo de vilão que você usa como ameaça suprema, mas que nunca acontece”. 
 
Outro aspecto levantado por Meneses foi o resgate do personagem feito por Critical Role, um canal estadunidense da Twitch em que atores de voz jogam Dungeons and Dragons e um dos canais mais bem pagos da plataforma. A primeira campanha, chamada “Vox Machina”(2015-2017) tem como vilão principal Vecna. Esta história se tornou uma série de animação no Prime Video.
 
“Ele [Vecna] nunca mais foi citado desde a segunda edição de D&D. Achei sensacional ainda que o que houve na série se tornou canônico” disse Leonardo Meneses “O que houve no Critical Role influenciou nas aventuras da 5ª Edição de D&D”.
 
Vecna também é citado em “Baldur's Gate: Descent into Avernus”, “Idle Champions of the Forgotten Realms” e “Magic: The Gathering".

D&D e Stranger Things
Na série os personagens chamam o vilão de Vecna pela similaridade de poderes e pela maldição que o antagonista deixa em suas vítimas. Assim como o seu “xará”, o Vecna da série também tem habilidades físicas sobre humanas, alcance ilimitado utilizando seus poderes e uma de suas mãos como um sinal marcante de poder.
 
Desde a primeira temporada a relação entre o RPG Dungeons and Dragons e a série Stranger Things é próxima. Os protagonistas são jogadores eo primeiro monstro do mundo invertido que teve aparição na trama também teve o nome inspirado em uma criatura do jogo: o demogorgon. Diferente da série, em D&D um demogorgon tem tentáculos e duas cabeças de babuíno.
Nesta temporada, Mike e Dustin fazem parte do “Hellfire Club”, um clube em que eles  se reúnem para jogar D&D, mestrados por Eddy Mumson. No primeiro capítulo é possível vê-los enfrentando seguidores de Vecna.
 
A segunda parte da 4ª temporada de Stranger Things ainda não está disponível e estreia no dia 1º de julho na Netflix.


REFERÊNCIAS
JORPHDAN. Vecna Explained | D&D Lore. YouTube. 17. mai. 2022. Disponível em: <https://youtu.be/06V5XKSrUB8>  . Acesso em: 30. mai. 2022
 
ALVES, Robinson Samulak. Stranger Things: quem é Vecna, o novo vilão da 4ª temporada?. TecMundo. 27. mai. 2022. Disponível em: . Acesso em: 31. mai. 2022
 
Vecna. Stringfixer. Disponível em: < https://stringfixer.com/pt/Vecna>. Acesso em: 31. mai. 2022
 
Vecna. LiberPoeliis. Disponível em: < https://liberproeliis.fandom.com/pt-br/wiki/Vecna>. Acesso em: 31. mai. 2022
 
Vecna. Forgotten Realms. Disponível em: . Acesso em: 31. mai. 2022
 
SEPÚLVEDA, Bruno .Vecna: O monstro de D&D e vilão em Stranger Things . Feededigno. 14. mai. 2022. Disponível em: . Acesso em: 31. mai. 2022
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »