Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/12/2022 às 12h57min - Atualizada em 10/12/2022 às 12h27min

Fortnite se renova em novo capítulo

Battle Royale migra de motor gráfico

João Vitor O. Santos - Editado por Ana Terra
Fonte: Fortnite/Divulgação

O game de Battle Royale, Fortnite, lançou o seu quarto capítulo no dia 4. Como é de praxe em toda mudança de capítulo e temporada do game, novas coisas são incrementadas ao mundo de Fortnite e os jogadores podem experimentar novas skins, armas, danças e áreas do mapa. Entretanto, nesse novo capítulo o game mudou até o seu motor gráfico: A Unreal Engine 5.1 chega de vez em Fortnite. 



O motor gráfico Unreal Engine 5.1 estreou na The Game Awards do ano passado na demo de The Matrix Awakens e logo de cara surpreendeu. Agora, quase que um ano inteiro depois, retorna no carro chefe da Epic Games e faz o Fortnite ter um gigantesco salto em termos de gráficos e mecânicas através de diversos recursos. Sendo eles Nanite, Lumen, Mapas de Sombras Virtuais e Super-resolução Temporal. Em resumo, os recursos focam na qualidade de luz e sombra dos objetos in game de uma forma que os tornam independentes: “[...] cada tijolo, pedra, tábua de madeira e detalhe na parede são modelados individualmente.”; “Os Mapas de Sombras Virtuais permitem um sombreamento mais detalhado. Cada tijolo, folha e detalhe modelado terá uma sombra, além disso a sombra que os personagens fazem em si próprios ficou extremamente precisa. Ou seja, chapéus e outros pequenos detalhes nos personagens também farão sombra.” descreve em seu site. 

Além disso, a qualidade de movimentação do personagem deu mais um salto. Agora o game conta com novos movimentos de corrida e pulos sob objetos (parkour). A movimentação fica ainda mais explicita quando o jogador utiliza da novidade da temporada, a moto, que, além de ter todas as animações de direção e controle de drift, possui a mecânica de saltos com manobras para somar pontos ao player.  

Outra forma de cruzar o mapa e experimentar da movimentação é usando o Martelo Onda de Choque, que impulsiona o player para o alto. Na hora do combate, ele causa uma explosão e manda adversários (e companheiros) ao redor do player para longe. Vale frisar que o Martelo tem grande poder de destruição de cenário e mostra a qualidade da gravidade nos objetos que são arremessados. 

Como foi mostrado na atividade de mudança de capítulo, a ilha está completamente diferente e foi montada com pedaços de diversos outros universos. Agora, o mapa conta com novas províncias: A Cidadela (Grande construção governada pelo novo boss “Eterno”), Praça da Bigorna (pequena vila com construções medievais), Baluarte Brutal (Sede dos Guerreiros da Realidade, na neve) e Granja Gaiata (uma pequena fazenda). 

Junto da movimentação, uma outra mecânica muda completamente o game: os Otimizadores da Realidade. São cerca de 22 opções de otimizadores que, conforme passa a partida, surgem em sua tela para tornar a gameplay à sua maneira. No day one do capítulo, estavam disponíveis: Arquearia Mecânica (dropa um Arco Explosivo Mecânico e um Arco de Onda de Choque Mecânico), Pé na Tábua (os veículos que você utilizar não gastam combustível e possuem Vida aumentada), Decolagem (quando o player correr em disparada, pulará muito mais alto e será menos afetado pela gravidade), Aerialista (retoma o uso de asa-delta em pulos altos) e Dedos Leves (armas de munição leve recarregam mais rápido depois de usadas).  


Em quesito de armas, as novidades são: Rifle Excalibum, Espingarda Trovão, Espingarda Automática de Perito, Rifle de Assalto Olho Vermelho, SMG de dois pentes e Pistola Tática. Para ajudar na defesa, tem o AdrenaSuco  que recupera a vida efetiva e regenera, durante um tempo, a energia maior. Todos esses itens podem ser encontrados de novas duas formas: derrubando drones que sobrevoam as cidades e conquistando estandartes.   
 
Por fim, as novas skins que podem ser conquistadas através do passe de combate são: Massai, Doom Slayer (da clássica saga Doom), Duda, Nezumi, Helsie, O Eterno e o querido bruxo de The Witcher, Geralt de Rívia. Fora do passe, para compras através de Vbucks, podemos esperar uma nova skin do Hulk, o Youtuber MrBeast e os adolescentes do anime My Hero Academia.  

Fortnite está disponível para ser jogado gratuitamente em PlayStation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, e em dispositivos móveis. Para players que não possuem espaço para instalar o game, não querem ficar se preocupando em baixar atualizações e/ou não possuem um setup que suporte esse novo capítulo do Fortnite, podem optar por usar o Xcloud da Xbox Game Pass gratuitamente. A única coisa necessária para o uso dessa função é um controle de Xbox conectado ao computador. 

REFERÊNCIA

EQUIPE FORTNITE. Mergulhe na próxima geração do Battle Royale do Fortnite com a unreal engine 5.1 FORTNITE 04 de dez. de 2022. Disponível em Disponível em: <https://www.epicgames.com/fortnite/pt-BR/news/drop-into-the-next-generation-of-fortnite-battle-royale-powered-by-unreal-engine-5-1> Acesso em 09 de dez. de 2022. 

EQUIPE FORTNITE. Boas-vindas ao capítulo 4: temporada 1 do Battle Royale do Fortnite FORTNITE 04 de dez. de 2022. Disponível em:
<https://www.epicgames.com/fortnite/pt-BR/news/welcome-to-fortnite-battle-royale-chapter-4-season-1> Acesso em 09 de dez. de 2022. 

GUGELMIN, F. Fortnite se torna o primeiro game da Unreal Engine 5.1 com Nanite, Lumen e mais ADRENALINE 05 de dez. de 2022. Disponível em: 
<https://www.epicgames.com/fortnite/pt-BR/news/welcome-to-fortnite-battle-royale-chapter-4-season-1>  Acesso em 09 de dez. de 2022. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »