Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/12/2022 às 11h05min - Atualizada em 19/12/2022 às 10h35min

A importância da música em um contexto educacional

Além dos repertórios musicais serem vastos, as possibilidades de explorá-las também é diversa, podendo auxiliar as crianças a despertar a criatividade, senso rítmico e a imaginação

Vitória Barbara - editado por Larissa Nunes
A importância das músicas em um contexto educacional. (Fonte: Reprodução / Vitória Barbara)

Não é nenhuma novidade que a música é uma das maneiras mais comuns de consumirmos arte. Além de nos manter em contato diário com outras culturas, a música é benéfica para o processo de aprendizagem – você pode aprender uma outra língua, por exemplo.

Na sociedade atual, a música é compreendida como linguagem universal, através da qual diferentes grupos sociais expressam suas cultural gerando um mix de sentimentos, movimentos e muitas vezes seus ideais. Apesar de que a história da música seja vasta, apenas em 2008, com a lei n° 11.769, o ensino básico das artes entrou como elemento curricular do ensino básico da educação infantil.

A música está presente no dia-a-dia de todas as pessoas, em diferentes situações. É através dela que podemos nos expressar, sentir ou refletir sobre determinada questão. Ao associarmos a música em um contexto educacional, as canções passam a ajudar no desenvolvimento motor e rítmico de uma criança, além de aumentar a criatividade, imaginação, memória, socialização e afetividade.

O papel da música na educação infantil se mostra como uma forma mais dinâmica de envolver a criança ao aprendizado. Além

dos benefícios citados acima, as canções auxiliam na concentração, na ampliação do vocabulário e também na valorização do conhecimento cultural.

Durante a infância, as crianças passam por um processo de descobrimento de como a sociedade se desempenha e com isso, aprendem a lidar com todos à sua volta e, especialmente, com os seus sentimentos e com o próprio corpo. Dessa maneira, a música se torna uma ferramenta necessária para a expressão pessoal e interação social.
 

 

A música como fator estimulante para a educação 

 

A música tem a capacidade de estimular várias áreas do cérebro. Isso ocorre através do desenvolvimento do psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico – o que facilita o processo de aprendizagem. Ao relacionar com outras linguagens, escrita e oral, o trabalho das canções aumenta a sensibilidade da criança e incentiva a concentração e a memória.

As instituições escolares devem acompanhar os novos métodos de ensino e aproveitar às oportunidades diárias de se trabalhar de forma lúdica, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa. E o objetivo da música é justamente esse: promover de maneira prazerosa a busca pelo conhecimento, desenvolvendo diversas habilidades, dentre elas, a vontade para brincar com as palavras, rimas e sons.

Quanto mais cedo as escolas começarem com o trabalho musical, melhor. A música sempre fez parte do mundo infantil, principalmente quando pensamos nas músicas de ninar e brincadeiras. Portanto, a criança teria mais facilidade para adaptar-se à forma de aprendizado.

Vale ressaltar que as canções carregam linguagens e que podem ser expressadas por vários gêneros, representando a cultura de cada região. Por este motivo, restringir a música na educação apenas às cantigas para crianças não é necessário. Explorar outros estilos musicais também faz parte do processo de ensino e o torna enriquecedor.

O papel da música em um contexto educativo envolve desafios que favorecem a exploração que, por consequência, culmina em descobertas, cujo o resultado é o conhecimento cultural. A musicalização por meio de atividades pedagógicas proporciona à criança o próprio desenvolvimento pessoal e a estimula a interagir mais com as outras crianças.

Para trabalhar com músicas na educação infantil é simples:

O primeiro passo é definir a faixa etária do público que deseja alcançar. Tendo feito isso, procure caminhos que lhe permitam incluir as canções nas rotinas das crianças de modo educativo, sem deixar de lado, é claro, a diversão.

Um bom exemplo para começar a introduzir a música na educação de uma criança são os filmes e desenhos musicais. Além de possuir músicas mais animadas, a criança consegue associar o vocábulo da música com as imagens, facilitando o reconhecimento. Muitos filmes e desenhos abordam temas variados, incluindo curiosidades sobre ciência, natureza, história e geografia, por exemplo.

Caso a escola não ofereça métodos de ensino que incluem músicas como parte do currículo, matricular a criança em oficinas e cursos de músicas é uma maneira de instigar a criatividade e despertar as habilidades das crianças para o mundo das artes.

É impossível falar sobre as músicas na educação e deixar de mencionar a educação especial inclusiva. Este é um processo que talvez demande um tempo maior e talvez até aconteça tentativas frustradas. No entanto, trabalhar com a musicalização também na educação inclusiva irá conseguir englobar todos os alunos e não deixar ninguém de fora.

O importante é que haja flexibilidade nas atividades propostas. Como a música é uma linguagem universal, a integração, as formas de adaptações e modificações se tornam possíveis sempre que necessário. Isso fará com que as crianças com deficiência se sintam totalmente inseridas no grupo, brincando e aprendendo com os demais.

Exemplos de músicas educacionais: 


Se Essa Rua Fosse minha 


 

Música 'Se essa Rua Fosse Minha' - Galinha Pintadinha (Reprodução: Galinha Pintadinha - YouTube)


 

 

Se Essa Rua Fosse Minha é uma das canções mais lindas e fofas que, apesar de ser uma música infantil, traz uma mensagem com um significado bastante complexo que já rendeu várias interpretações. 

 

Peixe Vivo 


Música 'Peixe Vivo' - Palavra Cantada (Reprodução: Palavra Cantada Oficial - YouTube)


 

Peixe Vivo ensina às crianças sobre amor e amizade. A música faz um paralelo entre a impossibilidade de um peixinho sobreviver fora da água e a nossa necessidade de viver ao lado das pessoas que amamos. 

 

Indiozinhos 


 

Música 'Indiozinho' - Bob Zoom (Reprodução: Bob Zoom - YouTube)


 

A música Indiozinho que é bastante famosa, ensina as crianças a contar, seja em português ou em inglês, de uma maneira bastante dinâmica e divertida.  


O Cravo Brigou com a Rosa 


Música 'O cravo Brigou com a Rosa' - Turma do vovô Raul Gil (Reprodução: Turma do vovô Raul Gil - YouTube) 


 

A canção conta uma história de amor entre um cravo e uma rosa que já inspirou várias peças de teatro e até uma novela brasileira. O Cravo Brigou com a Rosa nos mostra o quão ruim é brigar com as pessoas que a gente ama e nos fala da importância de pedir desculpas para aqueles que machucamos.

Produzir instrumentos também é uma ótima atividade para as crianças. A confecção de instrumentos dos mais diversos materiais de utilização como canudinhos, bexigas e elásticos é uma ótima oportunidade para ensinar sobre o poder da reciclagem e quão benéfico isso é para a natureza.

A música é uma porta de entrada para as crianças conhecerem o mundo da arte. Possibilitar que elas aprendam sobre fatores da nossa sociedade de uma maneira dinâmica, fará que o ensino seja prazeroso e divertido. A música traz diversos benefícios na educação e uma delas é o amor para estudar.

Leia mais sobre Educação infantil clicando aqui.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »