Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/02/2022 às 20h27min - Atualizada em 24/02/2022 às 20h25min

A importância do incentivo à leitura nos anos iniciais da educação infantil

Não se cria bons leitores se não há o estímulo da leitura nos anos iniciais

Vanessa Dall Alba - Editado por Andrieli Torres
Foto/Reprodução: Pixabay

A leitura na primeira infância é de grande valia, pois é um elemento essencial para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e também criativo das crianças. Além disso, despertam a imaginação delas, criando assim novos mundos, possibilidades e também criando novas brincadeiras com base em suas histórias preferidas. 

 

O estímulo à leitura deve ser iniciado nos primeiros anos da educação infantil. Contudo, além da escola, a família precisa participar desse processo de incentivo, assim criando, em casa, o hábito da leitura familiar. Mas como os pais podem ajudar a escola a estimular o ato de ler? Simples, lendo histórias, contos, gibis ou fábulas para as crianças, bem como, deixá-las ter contato com essas leituras dando a sua opinião e também incentivando os pequenos a criarem as suas próprias histórias e também os personagens. 

 

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/beb%c3%aa-ler-jogar-lendo-jogando-5953965/

 

Na educação infantil, o estímulo à leitura tem um papel fundamental que é criar pequenos leitores que vejam esse momento de ler como um momento mágico! 

 

Nas escolas a leitura deve ser estimulada por meio de momentos leves e criativos, não sendo algo imposto de forma obrigatória, mas sim um período de criatividade e também um momento mágico para os pequenos. 

 

Quando a criança percebe que a leitura é algo de diversão e imaginação, o hábito de ler se torna algo menos desafiador e, certamente, se torna natural e prazeroso, seja onde ela estiver, escola ou casa.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »