Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/07/2019 às 11h47min - Atualizada em 18/07/2019 às 11h47min

Marvel cada vez mais ressaltando o empoderamento feminino

Mulheres ocupam mais espaço na marvel

Emmyly Melo
Imagem/Marvel Studios
O Universo Cinematográfico Marvel ao longo dos anos, vem mostrando um crescimento gradativo do lugar das mulheres nos filmes. Desde seu inicio, com Homem de Ferro (2008) até o final dessa fase com Vingadores Ultimato (2019), a mulher muda drasticamente o seu papel nas telas: saindo de a mulher indefesa para a heroína. 

Iniciou-se com a Viúva Negra (Scarlett Johansson), com sua participação em Homem de Ferro. Por mais que Natasha Romanoff tenha sido bastante sexualizada no filme, ela já mostrou que não veio para ser a garota que seria salva pelo herói e sim, a mulher que salvaria. Romanoff comprovou que era bem mais que apenas um rostinho bonito, e ao decorrer da franquia Vingadores mostrou ser uma heroína muito poderosa e sem perder a sensualidade.

Após Romanoff abrir as portas, outras mulheres mostraram sua capacidade. A MARVEL foi aos poucos mudando o valor que as mulheres tinham nos longas, tanto que hoje elas já são protagonistas. Porém, toda a história dos Vingadores se passa com o protagonismo dos homens; como: Thor, Homem de ferro e Capitão América e as mulheres apenas como coadjuvantes. O MCU  está fazendo questão de deixar cada vez mais equilibrado, tanto que uma mulher já tem o próprio filme, que é a Capitã Marvel. Mas a Marvel já provou que o filme da Capitã Marvel foi apenas o inicio, pois o filme da viúva negra já esta sendo gravado.

No filme da Capitã Marvel, a Marvel destaca o quanto agarra a bandeira do empoderamento feminino.  Na obra, Carol Denvers (Brie Larson) mostra a luta das mulheres enquanto ela sofre pelo machismo por tentar ser uma piloto de caça, lugar cercado por homens. Mas ai que entra o maior feminismo dela! Conseguindo ser pilota e mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser, mesmo caindo, todas às vezes ela se levantava mostrando a força da mulher. Uma cena muito importante no longa, foi quando o vilão da Capitã Marvel pede para ela lutar sem seus poderes, e ela não o faz, dizendo: “eu não preciso te provar nada”. Isso mostra que uma mulher não precisa lutar de igual para igual para provar que é forte, pois todos tem seus pontos fortes e suas fraquezas.

Capitã Marvel também é uma das mais poderosas do MCU, e sua participação em EndGame foi indispensável pois ela sozinha destruiu toda a nave do grande vilão Thanos. Sem contar que a Feiticeira Escarlatte (Elizabeth Olsen) quase matou o grande vilão, mostrando o quão poderosa ela é.
Em Vingadores Ultimato; a Marvel surpreendeu colocando uma cena no qual todas as heroínas se reúnem contra o vilão, deixando todos emocionados por não esperar uma cena assim. Sem contar que a segunda edição da minissérie House of X dos X-men, terá uma capa apenas com as mutantes mais poderosas.

Não podemos deixar de lado também a Hela (Cate Blanchett ), vilã na trama de Thor: Ragnarok, com poderes suficientes para destruir o Mjölnir. Porém mesmo com toda essa mudança, os salários das atrizes são muito inferiores aos dos homens. De acordo com o Just Jared a triz que mais recebeu foi a Brie Larson, faturando 5 milhões enquanto Chris Evans e Chris Hemsworth receberam 15 milhões cada, sem contar Robert Downey Jr..
A luta não esta perto de acabar, mas as mulheres já conquistaram muitas coisas e este é apenas o começo!

REFERÊNCIAS: OBSERVATÓRIO DO CINEMA. 
Capa de HQ da Marvel junta as mais poderosas mutantes de X-Men. Disponível em: < https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/quadrinhos/2019/07/capa-de-hq-da-marvel-junta-as-mais-poderosas-mutantes-de-x-men >. Acesso em 15 de julho de 2019

CINESET. O empoderamento feminino em ‘Capitã Marvel’ e o futuro das mulheres na MCU. Disponível em: <http://www.cineset.com.br/o-empoderamento-feminino-em-capita-marvel-e-o-futuro-das-mulheres-na-mcu/>. Acesso em 15 de julho de 2019. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »