Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/03/2023 às 09h39min - Atualizada em 04/03/2023 às 22h10min

A dificuldade em jogos de videogame e a pressão para zerar todos os jogos que você começar.

Patrick Bernardo - Editado por Ana Terra

Quantas vezes você já deixou de jogar um jogo por conta da dificuldade, ou insistiu em um até não aguentar mais? Jogos como Cuphead, Starcraft 2, Celeste e Tomb of the Mask, são exemplos de videogames conhecidos por sua dificuldade alta, que demandam tempo e prática para você "dominá-los" ou zerar eles. Agora, o que fazer quando o nível de dificuldade está muito alto e o que era entretenimento se tornou um tormento?

 

 

Um sentimento recorrente em algumas pessoas no mundo gamer é de que você precisa zerar, ou até, como alguns dizem, “platinar” todos os jogos que você começar. Essa “necessidade” vem de uma pressão social no mundo geek, em que uma pessoa só vai ser gamer de verdade se jogar uma seleta lista de jogos consagrados e possuir um alto gamerscore. Contudo, essa pressão criada acaba sendo prejudicial para a saúde mental dos jogadores, podendo ir desde o estresse até uma perda do interesse em jogar. Aric Leite, estudante de Comunicação Social da UFPI e entusiasta de jogos, comenta. “Acho que essa "missão" que é criada fora dos jogos, na nossa cabeça, de completar tudo num jogo deixa a experiência maçante ou sem graça, a jogatina em si perde seu propósito, que é divertir, te fazer despender um tempo livre de cobranças ou responsabilidades”, comenta Aric.

 

A questão do nível de complexidade que um jogo deve ter não é unânime no mundo gamer. Alguns vão acreditar que a existência de um modo fácil acaba tirando a essência de um jogo, outros já gostariam que o máximo de jogos possíveis possuísse uma variedade no nível de dificuldade. Algumas pessoas ficam num impasse quando se trata desse assunto, como o jovem de 25 anos, Samuel Silva, fã de jogos desde pequeno. “Acredito que depende da proposta do jogo, pois alguns deles são feitos para serem difíceis, como os souls likes, colocando um modo fácil pode tirar muito da experiência que esses jogos propõem. Em contrapartida, eu gosto da ideia de colocar um modo de acessibilidade para esses jogos difíceis”, diz Samuel.

 

O universo dos jogos é amplo e variado, jogos diferentes, com estilos diferentes, vão possuir dificuldades e objetivos distintos. Alguns games vão ser tidos como mais difíceis, tendo como parte de sua essência a dificuldade, jogos Souls Like são um bom exemplo disso. Entretanto, também vamos ter jogos como os Cozy games, conhecidos por serem mais calmos, relaxantes e fofinhos. Em suma, diversos gêneros de jogos trazem diferentes abordagens do nível de complexidade.

 

 

Alguns jogos vão ter a repetição como parte de seu entretenimento e em outros, como comentado antes, a dificuldade pode ser a experiência desejada. Os famosos jogos da FromSoftware são um exemplo disso.

 

 

Outro ponto importante é que praticamente todos os jogos vão ter a sua parte mais difícil, podendo ser até um puzzle mais complicado ou um texto mais denso de se ler, sem falar que alguns jogos podem demorar para engrenar com os jogadores. Mas agora, ficar horas e horas numa fase ou ficar numa expectativa de que depois de 20 horas de jogo ele vai ficar bom, vale a pena? Finalizar um jogo tido como difícil ou complexo pode ser muito gratificante, gerando aquela sensação de dever cumprido, de que um obstáculo foi superado. Porém, é sempre importante respeitar seus limites e ir jogando de uma forma saudável e que lhe agrade.

Em suma, não existe um problema tanto em insistir quanto em desistir de um jogo, nosso tempo é precioso, antes gastá-lo se divertindo do que se martirizando sem um real objetivo concreto.

Referências

 

Qual é a dificuldade dos videogames e como eles funcionam?. DzTechs, 2021. Disponível em: < https://www.dz-techs.com/pt/what-is-video-game-difficulty > Acesso em: 28 de fevereiro de 2023.

 

CALISTO. A dificuldade dinâmica nos videogames. Jogando Casualmente, 2020. Disponível em: < https://jogandocasualmente.com.br/a-dificuldade-dinamica-nos-videogames/ > Acesso em: 28 de fevereiro de 2023.

 

Cogumelando Videogame. Qual a razão de se perder o ânimo de jogar videogame?. Youtube, 3 de Julho de 2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=n3M17TZgmIc&list=WL&index=13 > Acesso em: 3 de Março de 2023. 

 

AizeN Two. Sistema de Dificuldade em Jogos. Youtube, 19 de novembro de 2022. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=8F5rdmPvc9U&list=WL&index=14 > Acesso em: 3 de Março de 2023.

 

Kelnow. Modo fácil atrapalha os jogos?. Youtube, 21 de Julho de 2022. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=cnb2GOFqhSw&list=WL&index=13 > Acesso em: 3 de Março de 2023. 

 

Games por Breno Mancini. Porque a dificuldade não está nos jogos(Game Design). Youtube, 23 de Junho de 2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=xtEMYZiF8VI&list=WL&index=10 > Acesso em: 3 de Março de 2021. 


Cantinho do Exploit. Dark Souls é realmente difícil? a “dificuldade” dos jogos atuais. Youtube, 12 de Dezembro de 2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=BVVw8mDsLXU&list=WL&index=8 > Acesso em: 3 de Março de 2023
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »