Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/04/2024 às 18h58min - Atualizada em 12/04/2024 às 16h53min

Boom dos Animes: O Aumento no Consumo e sua Influência na Cultura Pop

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Google Imagens
Durante a década de 90, nasceu a indústria dos animes. Esse universo vem crescendo de maneira avassaladora e seu consumo ocupa atualmente escala mundial, isso torna-se evidente no relatório da Associação de Animações Japonesas, que analisou o cenário no consumo dos animes no ano de 2023. 

Nesse panorama, a indústria vem quebrando os recordes com o consumo de animes anualmente. Um grande fator, é o constante investimento do mercado internacional, que ganhou força através das plataformas de streaming como Netflix e Max. Entretanto, essas plataformas não são exclusivas para vinculação dessas produções; nascem as opções dedicadas ao público das animações japonesas, como é o caso da Crunchyroll. Uma característica em comum nos animes é a forte carga cultural, o fascínio pela cultura asiática, isso é notado pelo crescimento dos mangás e doramas e de filmes como os produzidos pelo Studio Ghibli de Hayao Miyazaki, grandes sucessos de audiência. 

Mas, devemos destacar que no ano de 2021, os animes não tiveram tanta popularidade, uma das possíveis explicações para esse cenário era o momento de pandemia. Porém, no ano seguinte os números negativos acabaram sendo superados, com a volta da normalidade, em 2022. Os sucessos de lançamento como O Menino e a Graça (ganhador do Oscar), Dragon Ball Super: Super Hero, Jujutsu Kaisen 0 e outros filmes, que foram lançados em circuitos mundiais, garantiram ainda mais a popularização do gênero. Existem várias categorias de animes e subdivisões, essas divisões acabam tornando-se “gêneros” dos animes, com isso, existem separações entre os “público-alvo” para quem essas produções são feitas.  

Um ponto irônico nessa história, é que esse relatório chega após o presidente do estúdio Wit declarar que a indústria não está mais conseguindo se sustentar. Ele ainda defende que, para ocorrerem as produções em larga escala, os animes precisam desenvolver sua base de fãs pelo mundo. 

Nosso país ocupa a 5ª colocação mundial em consumo de animes e mangás. Em números, cerca de 55 % da população consome esse tipo de entretenimento, como informado pela  revista Jovem Nerd. Desde a década de 90, os desenhos produzidos no Japão vem ocupando mais espaços. A paixão é tão grande, que existem eventos especiais para esses fãs como cosplays no Anime Friends, Anime Summit, Pira Anime Fest, Sanafest no Ceará, entre outros. O maior deles é o Anime Friends, que reúne milhares de pessoas em seu evento de cultura pop asiática da América Latina, onde observamos, pessoas de cosplay uma prática que consiste em vestir e interpretar seus personagens favoritos é uma forma de homenagem. 

REFERÊNCIAS:
CO, J. W.; TECNOLOGIA, J. R. V. 11 Eventos geek e de Cosplay no Brasil. Zine Cultural, 2023. Disponível em: < 
https://www.zinecultural.com/blog/eventos-de-cosplay-no-brasil >. Acesso em: 12 abr. 2024. 

FIORE, M. Relatório aponta que consumo de anime cresceu em todo o mundo. Omelete, 2024. Disponível em: < 
https://www.omelete.com.br/mangas-animes/anime-mais-visto-que-nunca#:~:text=Mesmo%20com%20seu%20sucesso%20vindo,analisar%20o%20ano%20de%202023 >.Acesso em: 12 abr. 2024.   

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »