Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/04/2024 às 15h57min - Atualizada em 14/04/2024 às 15h45min

“Portas abrem dos dois lados”

Suzume, do prestigiado cineasta e escritor japonês Makoto Shinkai, teve a sua estreia mundial no serviço de streaming Netflix no último dia 6 de abril

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Netflix | Edição: Paulo Firmo

Suzume no Tojimari (すずめの戸締まり), algo como “A Porta Fechada de Suzume". (Alerta de possível spoiler - Não se atenha a isso e assista ao filme), é um longa-metragem de animação japonesa lançado originalmente no Japão em 11 de novembro de 2022. No restante do mundo a estréia se deu no ano seguinte; no Brasil foi em 13 de abril de 2023. O resumo oficial da Netflix Brasil informa: “Depois que a jovem estudante Suzume Iwato, de 17 anos, abre sem querer uma porta do caos, ela une forças com um jovem misterioso, Souta Munakata, para impedir uma série de desastres no Japão”.


 

Trata-se de uma fantasia/ficção científica/ação e aventura recheada de significados e simbologias. Referências que estão enraizadas na história e na cultura japonesa, mas que se estendem inegavelmente à toda a humanidade. A classificação etária está direcionada aos 12 anos. No entanto, a identificação com a história é altamente provável com o público jovem e adulto. 

 

O elenco principal japonês é composto por Nanoka Hara, dando voz à doce e apaixonante, Suzume Iwato; Hokuto Matsumura está como o intrépido e honrado Souta Munakata; Eri Fukatsu interpreta a amorosa Tamaki Iwato (tia de Suzume); Ryunosuke Kamiki o aventureiro Tomoya Serizawa (amigo de Souta); Kotone Hanase está na pele de alegre Chika Amabe (uma amiga inesperada de Suzume); Ann Yamane sendo o icónico Daijin.

 

Quem assina a direção e o roteiro do longa-metragem de animação japonesa, Suzume, é o animador, diretor, roteirista e artista de mangá japonês (mangaká) Makoto Shinkai, de atuais 51 anos. Ele é mundialmente conhecido por diversos filmes de animação, a exemplo de O Lugar Prometido em Nossa Juventude (Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho - Japão, 2004/Brasil, 2012),  Cinco Centímetros por Segundo (Byosoku Go-Senchimetoru - Japão, 2007/Brasil, 2012), Seu Nome (Kimi no Na wa - Japão, 2016/Brasil, 2017) e O Tempo com Você (Tenki no ko - Japão, 2019/Brasil, 2020). Destas obras, Cinco Centímetros por Segundo (NewPOP, 2015/2023), Seu Nome (JBC, 2017/2019) e O Tempo com Você (JBC, 2021) também chegaram ao Brasil sob a forma de histórias em quadrinhos (ou mangá).

 

Como uma prática bastante recorrente, Suzume também não esperou muito e já foi adaptado para a mídia mangá (como são chamadas quaisquer histórias em quadrinhos no Japão, e a maneira pela qual comumente são identificados os gibis japoneses mundo afora), com o próprio Makoto Shinkai nos roteiros em parceria com Denki Amashima nos desenhos. Atualmente a obra está em andamento e vem sendo publicada na revista japonesa Monthly Afternoon, da Editora Kodansha, desde o final de 2022. No ano seguinte começou a ser lançado em volumes no Japão. No Brasil, a editora JBC anunciou a edição nacional com o a previsão de lançamento ainda para 2024.

 

 

No mundo dos mangás/quadrinhos, Suzume é classificado como uma obra seinen. Literalmente “jovem”. Na prática, o filme (e o mangá) estão identificadas com uma fórmula editorial voltada para um público adulto mais extenso: dos 20 aos 50. A temática seinen geralmente é mais séria, muitas vezes com contextos políticos, além de dilemas comuns à vida adulta no Japão. Neste quadro, é comum estarem presentes cenas de violência, sexo, terror, dentre outros. Suzume pode ser inserido nesta fórmula, assumindo apenas algumas destas características. Porém, por conta de tanto, como dito, apesar da indicação 12 anos, seu conteúdo pode atrair público um pouco mais maduro. É esperar para conferir a publicação do mangá no Brasil e comparar semelhanças e diferenças entre as mídias. 

 

O roteiro elaborado por Makoto Shinkai em Suzume é inteligente, intrigante e esclarecedor. Os detalhes vão sendo apresentados aos poucos, muitas vezes de maneiras não convencionais. Os personagens têm as suas histórias apresentadas de forma tal que o apego a eles é inevitável. Há ação e contemplação na medida certa. O design dos personagens e dos cenários é de encher os olhos e a trilha sonora, bastante eclética, é inserida de forma a exprimir do expectador toda a emoção e entrega que a narrativa pede.

 

No final das contas, Suzume nos apresenta uma grande metáfora a respeito da relação que temos com a natureza, com as pessoas e com a vida. Uma analogia entre a ação humana, desde a mais sútil (emocional) e os desastres ambientais, a exemplo de tsunamis e terremotos com os quais os japoneses convivem a séculos. A história tem gatos, monstros, humor, aventura, sensíveis relações familiares e sociais, crítica a papéis culturais femininos e masculinos, tradições religiosas, “empatia social”, amor de gênero, amor familiar, amor pela vida. Muito amor. Suzume é uma história de amor. Do mais trivial ao mais vital. Uma jóia da animação japonesa e mundial. 
 

 

Nota: 

 

1. O título desta matéria é uma referência ao contexto do filme de animação Suzume, mas também ao longa-metragem da Disney/Marvel Os Vingadores (2012). Em um diálogo entre Nick Fury e O Gavião Arqueiro, este último afirma a respeito das características do tesseract: “portas abrem dos dois lados”. Trata-se de uma constatação lógica que, o portal que pode ser criado pelo artefato, conecta ao menos duas realidades distintas. No caso de Suzume, portas singulares - um elemento central da história -, também conectar realidades, pessoas, espaços e tempos.  

 

Referências:

 

LINCK, Alexandre. Entenda o que é MANGÁ E ANIME shounen, shoujo, seinen... Spoiler: NÃO é gênero, nem demografia. Youtube. 19 out. 2023. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=aVmjDQ8SVo4 >. Acesso em: 12 abr. 2024.

 

Lista dos Mangás publicados no Brasil. Biblioteca Brasileira de Mangás. 7 abr. 2024. Disponível em: < https://blogbbm.com/manga/ >. Acesso em: 10 abr. 2024.

 

MAKOTO, Shinkai. Suzume. [filme]. Netflix. Brasil, 2024, 2h2min, som, cor.

 

SEINEN: O GÊNERO DE MANGÁ VOLTADO PARA O PÚBLICO ADULTO MASCULINO. Artigo. Academia Brasileira de Arte. [s.d]. Disponível em: < https://abra.com.br/artigos/seinen-o-genero-de-manga-voltado-para-o-publico-adulto-masculino/#:~:text=Mangá seinen: o que é,à vida adulta no Japão >. Acesso em: 10 abr. 2024.

 

SETSU, Michico. Com direção de Makoto Shinkai, "Suzume" tem estreia mundial na Netflix marcada para 6 de abril. Notícias. Entretenimento. Netflix. 5 abr. 2024. Disponível em: < https://about.netflix.com/pt_br/news/suzume-streams-on-netflix-around-the-world# >. Acesso em: 10 abr. 2024.

 

Suzume. IMDB. [s.d]. Disponível em: < https://www.imdb.com/title/tt16428256/?ref_=fn_al_tt_1 >. Acesso em: 11 abr. 2024.

 

Suzume. A Coleção. JBC. [s.d]. Disponível em: < https://editorajbc.com.br/mangas/colecao/suzume/ >. Acesso em: 11 abr. 2024.

 

Suzume. Biblioteca Brasileira de Mangás. [s.d]. Disponível em: < https://blogbbm.com/manga/suzume/ >. Acesso em: 10 abr. 2024.

 

Suzume. Wikipédia. 9 mar. 2024. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Suzume >. Acesso em: 10 abr. 2024.

 

WHEDON, Joss. The Avengers - Os Vingadores. [filme]. Disney+. Brasil, 2012, 2h26min, som, cor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »