Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/10/2019 às 22h16min - Atualizada em 07/10/2019 às 22h16min

A ordem cronológica do Universo Cinematográfico da Marvel

Entenda a saga do infinito nesta lista

Josué Ernandes - Editado por Milena Iannantuoni
Foto: Divulgação/ Marvel Studios

Há 10 anos, a Marvel Studios iniciava uma das melhores sagas em busca das Jóias do Infinito – começando pelo primeiro filme do "Homem de Ferro" até o "Vingadores:Ultimato". Mas a sequência que você assistiu nos cinemas, não é a ordem exata da cronologia proposta pelo Universo Cinematográfico da Marvel (UCM).

Agora que a saga do infinito teve seu fim, esse artigo mostrará como você poderá re-assistir os filmes, descobrir os passos da Jóia do infinito e o porquê do titã louco ser obcecado por elas.
 
1 - Capitão América: O Primeiro Vingador


Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Esse é o primeiro filme que você terá que rever, afinal é aqui que temos a origem de um dos personagens mais amados do MCU: Steve Rogers. A obra também mostra a primeira aparição do Tesseract (Jóia do Espaço). A produção se passa na década de 1940, mesma época da segunda Guerra Mundial, que é evidenciado no longa. Temos também o vislumbre do Caveira vermelha.
 
2 - Capitã Marvel
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios
  

Situado em 1995, o primeiro filme da Carol Danvers mostra a relação da heroína com Nick Fury e o Agente Coulson. Descobrimos também que a origem dos poderes da capitã foram adquiridos pelo Tesseract. É nesta época que eles descobrem que existem seres humanos com poderes únicos e dão início ao time dos "Vingadores". 
 
3 - Homem de Ferro


Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Um dos principais filmes do MCU, Homem de Ferro, é o pontapé para o fim do ciclo do Tony Stark  – personagem do Robert Downey Jr. Temos a introdução de Pepper Potts e James Rhodes e a clássica cena do diretor da S.H.I.E.L.D convidando Tony para a iniciativa Vingadores. Os eventos do Homem de Ferro são situados em 2010 e não apresenta nenhuma jóia do infinito. Mas claro, apresenta uma das maiores frases do MCU, repetida no último filme da saga. Trata-se de: “I am Iron Man”.
 
4 - O Incrível Hulk
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Situado um ano após os eventos do Homem de Ferro, o primeiro e único filme do Hulk, foi o mais criticado da Marvel. O longa serve apenas para introduzir o herói na saga. Na produção, Bruce Banner é interpretado por Edward Norton ao invés de Mark Ruffalo e também não há nenhuma joia do infinito nesta obra.
 
5 - Homem de Ferro 2
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Situado em 2011, Homem de Ferro 2 é outro filme que não inclui aparição das jóias do infinito, mas serve para você compreender o desenvolvimento do Tony Stark. O filme também serve para introduzir a Nastasha Romanoff (Viúva Negra) interpretado pela Scarlet Johansson e o "Máquina Combate" do Don Cheadle. E contém uma clássica cena pós credito que é quase um spoiler do próximo longa da saga do infinito. Na cena, o Agente Coulson encontra um martelo pesado no deserto do Novo México.
 
6 – Thor


Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Esse é o primeiro filme sobre o Deus do Trovão e mostra a origem de Asgard, terra natal do herói. Mostrado em cena pós credito do Homem de Ferro 2, o martelo pesado que o Agente Coulson tinha encontrado no Novo México, se tratava do mjolnir. Nesta obra, Thor é mandado para o planeta Terra após ter desobedecido Odin, seu pai e rei de Asgard. Novamente, o filme serve para fazer uma introdução ao herói e também do antagonista, irmão de Thor: Loki , o Deus da trapaça. O longa é situado em 2011 e também não fala sobre as jóias do infinito.
 
7 - Vingadores (Avengers)


Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
O primeiro filme que junta todos os heróis para enfrentar um mal maior, finalmente acontece. É neste longa que o Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Thor, Hulk e Gavião Arqueiro se juntam para derrotar Loki que abriu um portal com a jóia do espaço e deu início a uma invasão alienígena em Nova York. Inclusive, esse filme é importante para você entender o ultimo filme dos "Vingadores", já que 2012 (ano que o filme é situado) é um dos pontos visitados pelos heróis. Além disso, o filme também se destaca por mostrar o primeiro vislumbre do titã louco: Thanos (a cena acontece nos pós créditos).
 
8 - Homem de Ferro 3
 
Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Outro filme da Marvel bastante criticado é o terceiro do Homem de Ferro. Não há introduções sobre as jóias do infinito, mas se torna influente quando mostra um Tony Stark mais vulnerável. Após a invasão alienígena em Nova York, nos eventos do filme "Vingadores", Tony começa a ter uma crise de ansiedade e não suporta a ideia de uma nova batalha acontecer.
 
9 - Thor: O Mundo Sombrio
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
O Segundo filme do Deus do Trovão serve para introduzir a jóia da realidade e o colecionador - o qual será explicado melhor no filme "Guardiões da Galáxia". Esse longa também é um dos cenários visitados pelos heróis na viagem ao tempo, ou seja, por mais que o filme seja muito criticado, ele é muito importante para a saga do infinito.
 
10 - Capitão América: O Soldado Invernal
 
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Situado em 2014, a sequência do "Capitão América" serve para inserir dois novos heróis ao Universo Cinematográfico da Marvel: Falcão e o Soldado Invernal. Dando continuidade ao primeiro vingador, Steve Rogers acorda no século XXI após ter sido congelado. Depois de uma série de conflitos iniciais com a S.H.I.E.L.D, Steve acaba descobrindo que seu velho amigo de infância "Bucky" está vivo mas cometendo alguns assassinatos nos Estados Unidos. Então
– junto da Viúva Negra Steve começa uma investigação para descobrir o porquê do Bucky está fazendo e com isso descobre alguns absurdos sobre a S.H.I.E.L.D. O longa também introduz Sam Wilson, que mais tarde fará parte de umas das cenas mais emocionantes do UCM. Há também uma menção à Jóia da Mente no Cetro do Loki, na cena pós-créditos.
 
11 - Vingadores: Era de Ultron
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Outro filme que juntou novamente todos os vingadores. A "Era de Ultron" é bastante importante para a narrativa da saga do infinito, pois é a partir desse longa que vemos as tensões envolvendo os heróis que mais tarde irão duelar entre si em "Guerra Civil". Tony Stark acaba usando a jóia da mente, em um plano para criar um sistema de defesa para a Terra, mas acaba dando origem ao androide "Ultron". O filme também introduz a feiticeira Escarlate e o Visão, além de mostrar os vislumbres das visões de Tony e do Thor que se confirmam nos filmes "Ragnarok" e "Ultimato". Situado em 2015, Era de Ultron termina com um desmanche na equipe, fazendo Steve e Natasha treinar os novos integrantes como: Visão, Feiticeira Escarlate e Máquina de Combate.
 
12 - Guardiões da Galáxia
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Esse é um dos principais filmes para entender toda a trajetória das jóias do infinito. O longa serve para incluir Peter Quill (Senhor das estrelas) e introduzir os seres de outros planetas ampliando o universo cósmico da Marvel. Peter é levado da Terra nos anos 80 para o espaço e acaba virando um mercenário com outro grupo que está em busca da jóia do Poder. A obra também serve para mostrar a relação de conflitos do Thanos (maior vilão da saga) com Nebulosa e Gamora. Situado em 2014, o filme também mostra a explicação do Colecionador sobre a origem das singularidades, além de todas as outras jóias do infinito.
 
13 - Guardiões da Galáxia Vol. 2
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Esse serviu para dar continuidade a gangue de mercenários vista no primeiro filme. O volume 2 se passa algumas semanas depois dos eventos do volume 1 e não apresenta muitas informações sobre a saga.
 
14 - Homem-Formiga
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios 
 

O filme do Homem-Formiga não tem muita ligação com a narrativa do infinito, mas serve para introduzir o personagem e mostrar alguns aspectos do Reino Quântico, que se torna muito importante no último filme da saga.
 
15 - Capitão América: Guerra Civil
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Mais conhecido por "Guerra Civil", o longa é um dos mais bem avaliados filmes da Marvel (além de ser muito importante para a saga do infinito). Ele acontece após os eventos da batalha em Nova York e "Era de Ultron" e mostra um Tony Stark bastante preocupado, após graves consequências deixadas pelos vingadores. Com isso, Tony acredita que os heróis devem ser controlados pelo governo americano, mas o Capitão Rogers discorda totalmente dessa proposta. Essa rivalidade acaba iniciando uma briga fazendo com que até mesmo os outros vingadores lutarem entre si. O filme também é importante por introduzir o T'Challa (Pantera Negra) e Peter Parker (Homem-Aranha) dentro do UCM. É neste filme, após toda essa rivalidade, que de certa forma faz com que Thanos acabasse ganhando em "Guerra Infinita".
 
16 - Pantera Negra
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Pantera Negra é o filme mais aclamado de todo o universo cinematográfico da Marvel, justamente por dar o primeiro "Oscar" ao Studio. Mas não influência na saga do infinito, pois é situado após os eventos do Guerra Civil, quando T'Challa perde seu pai em uma conferência. O longa é focado em mostrar o reino de "Wakanda", principal palco de batalha no filme "Guerra Infinita".
 
17 - Homem-Aranha: De Volta ao Lar
 

Foto: Divulgação / Marvel Studios
 
Estabelecido após os eventos do "Guerra Civil", "De volta ao Lar" é um dos filmes mais fofos da Marvel. Após ser convocado por Tony Stark para o time dos Vingadores, Peter Parker volta para o Queens e retorna sua vida como o Miranha. Esse serve apenas para dar foco na vida pessoal do Peter e na relação entre ele e Tony Stark, como mentor e pupilo.
 
18 - Doutor Estranho


(Foto: Divulgação / Marvel Studios)
 
Doutor Estranho é muito importante para a narrativa do infinito e é um dos últimos da saga, antes do grande evento. O longa serve para introduzir o mago Stephen Strange no UCM, além de introduzir finalmente a joia do tempo. Neste longa ficamos sabendo que Stephen é um dos guardiões da Terra e tem em mãos a jóia do tempo 
 item importante da história –​ já que ela pode controlar o tempo.
 
19 - Thor: Ragnarok

,
 (Foto: Divulgação / Marvel Studios)
 
Ragnarok é o filme mais bem recebido da franquia do Deus do Trovão. O longa também é bastante importante para a narrativa, pois é nesse longa que a visão do Thor, em "Era de Ultron", é confirmada: A destruição de Asgard. O momento chega com o retorno de Hela, a irmã perdida de Thor e Loki que decide destruir o reino como forma de vingança. A obra também tem a participação do Hulk e prepara terreno para a chegada do Thanos e a primeira batalha épica.
 
20 - Homem-Formiga e a Vespa
 

(Foto: Divulgação / Marvel Studios)
 
Outro filme que também é difícil de encaixar na narrativa do infinito. Situado em 2017, o longa aborda a importância do reino quântico que é explicado também em "Ultimato". Scott Lang é preso após ter ajudado Steve Rogers em batalha com o Homem de Ferro, nos eventos de "Guerra Civil". Ele é obrigado a se aposentar dos seus serviços de super-herói quando tem um sonho com Janet Van Dyne que desapareceu há 30 anos ao entrar no mundo quântico.
 
21 - Vingadores: Guerra Infinita


Foto: Divulgação / Marvel Studios
 

Guerra Infinita é o principal filme para entender toda a narrativa da saga do infinito, afinal, aqui temos a primeira luta dos vingadores contra o grande 
louco vilão e titã: Thanos. Ele faz uma busca para adquirir as jóias do infinito, justamente em um momento bastante complicado para os vingadores que se separaram após os eventos de "Guerra Civil". O titã vai atrás do Doutor Estranho que detém a jóia do tempo no pescoço e do Visão que tem a jóia da mente em sua testa. É neste filme que todos os vingadores se unem após a rivalidade ter os atingidos para tentar derrotar Thanos em uma grande batalha que acontece em vários planetas. O longa também mostra todas as jóias e finalmente a singularidade da Alma um dos principais em "Ultimato" que causará duas perdas importantes para a trama. Situado em 2018, Guerra Infinita acaba com um desmanche significativo na equipe, após a Vitória do Thanos e o snap causado por ele. A produção ainda inclui a Capitã Marvel na equipe em uma cena pós-créditos.

 
22 - Vingadores: Ultimato
 


Foto: Divulgação / Marvel Studios 
 
Não dá pra assistir todos os filmes citados nesta lista e deixar de fora a conclusão dele. Após 5 anos desde o snap de Thanos causando o desaparecimento dos heróis, os Vingadores restantes precisam fazer algo para trazer os amigos de volta. Natasha Romanoff, Steve Rogers e Scott Lang, tentam convencer Tony Stark a fazer uma viagem no tempo, a fim de resgatar as joias do Tempo e consequentemente resgatar os amigos. 

REFERÊNCIAS

FONSECA, Bruno. Esta é a ordem cronológica para assistir aos filmes da Marvel. Disponível em < https://www.redbull.com/br-pt/a-ordem-certa-para-assistir-aos-filmes-da-marvel > Acesso em: 02 setembro 2019.

Central Vingadores. ORDEM DOS FILMES DA MARVEL: Como assistir a Saga do Infinito?. Disponível em < https://www.google.com/amp/s/centralvingadores.com.br/ordem-dos-filmes-da-marvel-para-assistir-antes-vingadores-ultimato/amp/ > Acesso em: 02 de setembro 2019

Barbosa, Matheus. Descubra a ordem cronológica dos filmes da Marvel (sem séries). Disponível em < https://www.google.com/amp/s/www.aficionados.com.br/ordem-cronologica-filmes-marvel/amp/  > Acesso em: 02 de setembro 2019


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »