Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/08/2020 às 20h01min - Atualizada em 20/08/2020 às 19h29min

Filme e jogo de Scott Pilgrim Contra o Mundo completam dez anos

Criador da HQ está conversando com Ubisoft para relançar o game

João Martinez - Editado por Bárbara Miranda

Lançado em 2004 pelo cartunista canadense Bryan Lee O'malley, Scott Pilgrim Contra o Mundo conta a história de Scott, um jovem de 23 anos que conhece a menina de seus sonhos, mas para conseguir namorar a garota ele deve derrotar seus sete ex-namorados do mal. As páginas são recheadas de referências a games, filmes, mangás e cultura pop e tratam de temas como romances, a transição para a vida adulta e sexualidade, sempre com humor e muita porradaria. No Brasil, os quadrinhos foram publicados pela Cia das Letras e divididos em três volumes.
 

Não demorou para que a HQ se tornasse um sucesso e garantisse uma adaptação cinematográfica. Os produtores logo entraram em contato com O´malley para começar o planejamento do filme. Ainda em 2004, eles escolheram o diretor Edgar Wright, que tinha acabado de lançar Todo Mundo Quase Morto, primeiro filme da trilogia do Cornetto e que tinha um estilo de humor e direção que combinavam perfeitamente com os quadrinhos. Mas o diretor estava ocupado com a próxima parte de sua trilogia, o filme Chumbo Grosso, que seria lançado em 2007, por isso a adaptação de Scott Pilgrim foi deixada de lado. Apenas em 2008, Wright assumiu o projeto e começou no árduo trabalho de pré-produção. A HQ ainda não tinha sido finalizada, por isso, o filme só conseguiria adaptar o que já havia lançado e em determinado momento, seguiria seus próprios passos.

O elenco é recheado de estrelas jovens, que anos mais tarde, se tornaram grandes nomes do cinema mundial como Michael Cera (Superbad), Mary Elizabeth Winstead (Aves de Rapina), Chris Evans (Capitão América), Brandon Routh (Superman: o retorno), Brie Larson (Capitã Marvel), Anna Kendrick (Trolls), Aubrey Plaza (Parks and Recriation), Mae Whitman (Good Girls), Jason Schwartzman (O grande hotel Budapeste) e Bill Hader (It - capítulo dois).
 

O filme finalmente foi lançado em 2010. A direção de Wright, que já era elogiada por seus trabalhos anteriormente, foi lançada em outro nível. As cenas trazem uma estética completamente baseada em video games, onde itens mágicos, vidas flutuantes, moedas depois de derrotar um vilão, são comuns. A fotografia e a montagem são incríveis e dão ao filme um ritmo que já era costume do diretor mas se assemelha muito as frenéticas mudanças de quadros presentes na obra de O´malley.

Infelizmente, o filme não deu o retorno que era esperado. Com um custo de 60 milhões de dólares, o filme rendeu uma bilheteria muito inferior, apenas US$ 47 milhões, inclusive, no Brasil pouquíssimas sessões foram feitas.
 

No mesmo ano, a Ubisoft lançou o jogo Scott Pilgrim vs the world: The game para Xbox 360 e Playstation 4. O game foi um sucesso de críticas por “reviver” o gênero Beat´em up, aquele em que o personagem anda por um mapa horizontalmente derrotando hordas de inimigos, e que ficou muito conhecido nos anos 90 com títulos como Final Fight. Para muitos inclusive,  Scott Pilgrim: The game é considerado o melhor do gênero. Com uma arte incrível toda pixelada, que parecia ter saído diretamente dos quadrinhos de O´malley, e uma trilha sonora feita pela banda Anamanaguchi, o jogo ajudou na popularização tardia do filme e recebeu DLC´s com novas fases e novos personagens jogáveis. Porém, sem nenhuma explicação, em 2014 o jogo foi retirado das lojas deixando muitos fãs insatisfeitos.
 

No dia 20 de julho o filme dirigido por Edgar Wright completou 10 anos e o cartunista postou em seu twitter um pedido para o relançamento do jogo. Ainda no mesmo dia, a empresa francesa respondeu, deixando todos os fãs esperançosos com a possibilidade do relançamento em HD. Dias depois, O´malley voltou o falar do assunto na rede social e afirmou estar conversando com a empresa.

Scott Pilgrim, tanto o filme quanto o jogo, entra para o grupo de obras que não receberam o reconhecimento merecido na época de lançamento. A internet, o boca a boca e as reprises na televisão são os grandes responsáveis pelo aumento no número de fãs do que hoje, é considerado uma das melhores adaptações de quadrinhos para o cinema e o jogo um dos, se não o melhor em seu gênero. 


 

REFERÊNCIAS

 

ARAÚJO, Rebeca. “Precisamos falar de Scott Pilgrim Contra o Mundo”; Cinema Ação, 2020. Disponível em: <https://cinemacao.com/2020/05/27/precisamos-falar-sobre-scott-pilgrim-contra-o-mundo/>. Acesso em 20 de agosto de 2020.

 

BILHETERAMA. “QUAL É MELHOR: HQ OU FILME?! | 10 anos de Scott Pilgrim Contra o Mundo” Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WrSHDVNu2fI>. Acesso em 20 de agosto de 2020.

 

GARCIA, Tayná. “Publicação da Ubisoft sugere relançamento do jogo beat ‘em up de Scott Pilgrim”;  NerdBunker, 2020. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/publicacao-da-ubisoft-sugere-relancamento-do-jogo-beat-em-up-de-scott-pilgrim/>.  Acesso em 17 de agosto de 2020.


VAL, Mariana. "Criador de Scott Pilgrim está conversando com a Ubisoft"; NerdBunker, 2020. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/criador-de-scott-pilgrim-esta-conversando-com-a-ubisoft/>. Acesso em 17 de agosto de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »