Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/10/2020 às 15h39min - Atualizada em 28/10/2020 às 15h27min

Especial Halloween: As cenas mais famosas dos filmes de terror

Ana Terra - Editado por Bárbara Miranda
No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween (Dia das Bruxas). Para celebrar a data, os fãs do gênero de terror costumam maratonar os grandes clássicos cinematográficos.

É possível dizer que muitas cenas desse universo marcaram gerações e são extremamente populares e importantes para a história dos cinemas. Algumas passagens se tornaram memes e foram bases para muitas referências em outras obras da cultura popular. Abaixo lembraremos de cinco cenas populares.
 
Psicose (1960)

Alfred Hitchcock quebrou as barreiras entre terror e suspense, em Psicose. O longa baseado no romance de Robert Bloch, revolucionou o cinema dos anos 60, se tornando um clássico atemporal. A cena de Marion Crane sendo assassinada durante o banho é comentada até os dias atuais. Além de muito bem-feita, a trilha sonora de Bernard Herrmann complementou a ação.
 
O Exorcista (1973)

O Exorcista, dirigido por William Friedkin, foi o primeiro longa de terror indicado a melhor filme no Oscar. É difícil definir apenas uma cena icônica desse filme, pois há várias que foram muito comentadas e marcaram gerações. Todos os fãs do gênero certamente lembram do famoso giro do pescoço, da pequena Regan McNeil. O Exorcista mudou a história dos filmes de possessão demoníaca.
 
O Iluminado (1980)

É impossível não falar de uma das grandes produções de Stanley Kubrick, O Iluminado. Baseado no romance de Stephen King, ele cria um aspecto de terror e estranheza do início ao fim. Com cenas chocantes e uma trilha sonora encaixada, O Iluminado gera a inquietação sobre a loucura humana. A cena do personagem Jack quebrando a porta com um machado, para o desespero de sua esposa e filho, é muito popular e gerou inúmeras referências.
 
It - A Coisa (1990 / 2017)

Tommy Lee Wallace dirigiu a primeira versão de It, tendo Andy Muschietti como sucessor. O longa baseado na obra de Stephen King, é um dos grandes clássicos do horror, recentemente ganhou uma remake e continuação. Uma das grandes cenas do filme, é a do palhaço Pennywise no bueiro, conversando com o pequeno Georgie, que acabou de perder seu barquinho de papel.
 
O Chamado (2002)

Gore Verbinski é o diretor responsável pelo O Chamado. O longa traz para o gênero de terror, imagens bizarras e um aspecto horripilante. A protagonista Samara ficou muito conhecida entre os espectadores, protagonizando cenas frias e pesadas. Uma das mais conhecidas, é a primeira vez que Samara transcende entre os mundos, saindo do poço e da TV.
 
O universo do gênero do terror criou inúmeras cenas que marcaram a história. Podemos citar outras como o banho de sangue em Carrie, o pesadelo com o Diabo em O Bebê de Rosemary, entre outras. Elas são tão populares, que até as pessoas que não assistiram os filmes, ou não gostam do gênero, as conhecem. Os filmes de terror fazem parte da cultura popular, transcendendo os limites do imaginário e do horror.
 

REFERÊNCIAS

Confira dez cenas inesquecíveis dos filmes de terror. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/diversao/cinema/confira-dez-cenas-inesqueciveis-dos-filmes-de-terror,5a49829587b7a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 26/10/2020.

ELOI, Arthur. 31 cenas icônicas de filmes de terror. Omelete, 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/terror/melhores-filmes-series/31-cenas-iconicas-do-terror >. Acesso em: 26/10/2020.

SABBAGA, Julia. 31 filmes de terror essenciais. Omelete, 2019. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/terror/melhores-filmes-series/31-filmes-terror-halloween-sexta-feira-13#11>. Acesso em: 26/10/2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »