01/11/2020 às 15h00min - Atualizada em 01/11/2020 às 15h53min

Causas sociais representadas na série O Alienista

Lançada em outubro, a segunda temporada de O Alienista está cheia de representatividade e lutas sociais

Nathalin Gorska - Editado por Fernanda Simplicio
FONTE: Netflix / Divulgação

A série, baseada na obra de Caleb Carr, teve sua primeira temporada disponibilizada pela Netflix, em 2018 e é ambientada em Nova York, sua trama é baseada em um médico alienista que está à procura de um assassino junto com seus colegas John Moore e Sara Howard.

Em seu elenco, a série conta com Dakota Fanning (Uma lição de amor, 2001), Luke Evans (Drácula: a história nunca contada, 2014), Daniel Brühl (Capitão América: Guerra Cívil, 2016), Douglas Smith (Percy Jackson e o Mar de Monstros,2013) e vários outros nomes de sucesso.

A segunda temporada de O Alienista tem o nome de Angel of Darkness, e é apresentada de forma mais violenta do que a primeira, porém essa não é a única diferença, a personagem Sara é apresentada como a personagem principal e o assassino possui características complemente diferentes do que foi apresentado na primeira temporada.

A série também trabalha com fatos históricos, Sara Howard é inspirada em Isabella Goodwin, a primeira detetive mulher de Nova York.
Durante seu primeiro episódio, vemos uma mulher que está condenada a morte por ter supostamente matado a sua filha, uma bebê, e o protesto de várias mulheres contra a acusação injusta e sem provas.  A trama da série é tecida através de bebês desaparecidos, bonecas assombrosas e muito mistério.

Já na representatividade da série, temos as lutas feministas, apresentadas principalmente no primeiro episódio, em que mostra a união das mulheres e como elas eram tratadas pela sociedade.
A guerra eminente com a Espanha e como os estrangeiros eram desprezados pelos norte-americanos, apresentada quando uma mulher espanhola é acusada de ter sequestrado sua própria filha. O racismo é apresentado quando uma jovem foi indicada para trabalhar no The New York Times e foi julgada pela cor de sua pele.
A violência policial e corrupção, que são fortemente apresentadas na série, principalmente quando envolve os mais ricos de Nova York. As diferenças de classes sociais e a extravagância da sociedade burguesa. E por fim, a questão principal apresentada e a possível causa de toda a trama da série, como as jovens eram enganadas e “descartadas” pelos homens da época.

O Alienista também apresenta a amizade dos protagonistas, romances e inúmeras questões morais que podem ser traduzidas para os dias de hoje. A terceira temporada só deve sair após o lançamento do novo livro de Caleb Carr.

Confira o Trailer da Segunda temporada de O Alienista:



Referências:
HADDEFINIR, Henrique. The Alienist – 2ª Temporada. Omelete, 24 de out. 2020. Disponível em: https://www.omelete.com.br/series-tv/criticas/the-alienist-2a-temporada. Acesso em 29 de out. 2020.

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »