Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/12/2020 às 12h33min - Atualizada em 05/12/2020 às 12h25min

Disney+ anuncia documentário 'Voltar A Ler Mafalda'

A série original será produzida pela National Geographic

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Cena de abertura do documentário 'voltar a ler Mafalda'. (Foto: Reprodução/Disney/ National Geographic)

No dia 30 de novembro, a The Walt Disney Company anunciou uma lista com mais de 70 projetos, entre séries e documentários exclusivos para sua nova plataforma de streaming, o Disney+, sendo que todas serão produzidas no América Latina.

E entre todas essas produções uma em especial chama a atenção de quem gosta de quadrinhos. A série Voltar a ler Mafalda é um olhar aprofundado sobre a famosa personagem de Quino, que contará, as minúcias que fazem com que mesmo após tantos anos Mafalda siga tão atual e cada vez mais querida em todo o mundo. O misto de documentário e reality show produzido pela National Geographic, trará materiais inédito e exclusivo. 

A série documental sobre a clássica personagem de quadrinhos argentina criada em 1964, será exibida pela Disney Plus, que detém os direitos de transmissão da NetGeo. Voltar a Ler Mafalda foi anunciada em novembro deste ano, dois meses depois da morte de seu criador, Joaquín Salvador Lavado Tejón, conhecido mundialmente como Quino.

Apesar de estar prevista para chegar à plataforma em 2021, ainda não há uma data
exata de lançamento definida, mas a Disney liberou um breve teaser animado da obra, para dar um gostinho do que esperar.

Confira a prévia abeixo:



        Teaser oficial do documentário 'voltar a ler Mafalda'. (vídeo: Reprodução/ Disney Plus Brasil - You Tube)

A personagem Mafalda foi criada inicialmente para o comercial de uma empresa de eletrodomésticos em 1962, quando a Agens Publicidad, por meio do escritor Miguel Brascó, entrou em contato com Quino.

A agência pediu para que o cartunista criasse tirinhas de jornais, para a fábrica Mansfield, com o intuito de divulgar a marca de forma subliminar. As únicas exigências impostas pela empresa eram de que eletrodomésticos deveriam aparecer na história. Assim como o nomo dos personagens deveriam começar com M, igual a empresa. Mas após tudo pronto, a empresa desistiu e o projeto foi descontinuado.

Com a personagem já pronta, e sem ter sido usada efetivamente na campanha publicitaria, Mafalda foi oferecida ao jornal argentino Diário Clarín. Mas também não foi aceita logo de cara, já que o jornal cancelou o contrato após descobrir que a personagem havia sido criada para uma “estratégia de marketing”. Deixando a Mafalda por mais dois anos na gaveta.

Foi somente em 1964 que a menina esperta viu a luz do dia, quando três tirinhas foram publicadas na campanha da Mansfield, no suplemento humorístico Gregorio, da revista Leoplán. Com o sucesso imediato da personagem, Quino passou a publicar regularmente as tirinhas na revista Primeira Plana, e agora sem ter propósitos publicitários.




Após isso Mafalda foi ganhando seu contexto histórico conhecido como Pós-Guerra Fria. Sempre expressando suas ideias sobre o mundo recém globalizado, e capitalista, aos poucos a garota revolucionária, feminista, ambientalista e humanitária que conquistou os corações de várias gerações.

Desta forma sempre trazendo um tom crítico e questionador diante das coisas que acontecem no mundo, sem nunca deixar o humor de lado. A tira de Mafalda tornou-se um dos desenhos em língua espanhola mais conhecidos do mundo, e foi traduzida para mais de 30 idiomas.

Além da mídia impressa, cartuns, revistas, livros e jornais, Mafalda e sua turma estrelaram o próprio seriado de televisão. A história de uma garotinha inquieta e rebelde, que constantemente questiona assuntos como racismo, política, valores humanos, dentre outros, sempre está preocupada com a trajetória do ser humano, e fiel na paz no mundo.

Mas no dia 30 de setembro, aos 88 anos, o premiado cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón faleceu. A partida de Quino ocorre um dia depois do 56º aniversário da primeira publicação de Mafalda, que não era a única personagem do cartunista, mas era a mais cativante.

Mafalda se tornou mundialmente famosa e cultuada por fãs do mundo todo, principalmente pela crítica social que ela carrega. E mesmo com o falecimento de seu pai, ela ainda tem muita estória para contar, pois Mafalda é imortal.

 

REFERÊNCIAS:  

GARÓFALO, N. Disney+ anuncia documentário Voltar A Ler Mafalda. OMELETE. 30 de nov de 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/series-tv/voltar-a-ler-mafalda-disney-plus> Acesso em: 03 de nov de 2020.

NAVARRO, R. Com desenhos, artistas de todo o mundo se despedem do criador de Mafalda. 26 de nov de 2020. GLOBAL VOICES. Disponível em: <https://pt.globalvoices.org/2020/11/26/com-desenhos-artistas-de-todo-o-mundo-se-despedem-do-criador-de-mafalda/> Acesso em: 03 de nov de 2020.

FOGAÇA, A. Disney+ está produzindo 15 séries exclusivas no Brasil. 30 de nov de 2020. TERRA. Disponível em: <https://www.terra.com.br/amp/noticias/tecnologia/disney-esta-produzindo-15-series-exclusivas-no-brasil,4c28e5c7e6fed128cf3d0619cd9f9610dlixwzc7.html> Acesso em: 03 de nov de 2020.

Mafalda – Quem é, como surgiu, história e tirinhas populares. SEGREDOS DO MUNDO. 30 de set de 2020. Disponível em: <https://quintacapa.com.br/mafalda-quem-e-como-surgiu-historia-e-tirinhas-populares/#:~:text=A%20personagem%20Mafalda%2C%20diferente%20do,contato%20com%20Quino%2C%20em%201962.> Acesso em: 03 de nov de 2020.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »