Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/02/2021 às 12h50min - Atualizada em 15/02/2021 às 12h57min

Entenda motivos que levaram a Disney+ a lançar os episódios semanais de seus conteúdos originais

Bruno Cunha - Editado por Fernanda Simplicio
Foto: Divulgação -
Quando a Netflix surgiu como um grande serviço de streaming ela trouxe algo diferente, pois quando ela começou a lançar seus conteúdos originais, lá em 2013 com a série ‘House Of Cards’ ela disponibiliza a temporada completa, ou seja, todos os episódios de uma vez só. Sua fórmula se mantém até hoje, até em seus sucessos como ‘Stranger Things’. O que inclusive nos fez utilizar termos como ‘maratona’, ‘fazer uma maratona’ ou ‘Este final de semana eu maratonei a série X’. Porém com a chegada ao Brasil, Disney+, fomos apresentados a uma nova forma de disponibilidade de conteúdo original, que serão episódios semanais.

Essa abordagem tem apenas um detalhe, em algum momento serão colocados dois episódios, Wandavision, por exemplo, foram colocados na plataforma os dois primeiros episódios no mesmo dia, em ‘The Mandalorion’ os episódios de meio de temporada (midseason) foram inseridos juntos. Essa fórmula de conteúdos semanais não é nenhuma grande novidade para séries, alguns canais como a Fox (The Walking Dead) e a CW (Arrowverse) disponibilizam seus conteúdos dessa forma há algum tempo.

Essa ideia simples de distribuição traz algumas diferenças, quando a Netflix coloca por exemplo a nova temporada de ‘Stranger Things’ é um fenômeno instantâneo, pois rapidamente está nos trending topics, em todos os veículos que cobrem cultura pop e inclusive já encontramos algumas explicações de como a série, pode continuar depois seu final de temporada, rapidamente, todos comentam, mas isso tem um grande problema.
A série acaba ‘esfriando’ conforme passam as semanas, claro que para a grande Netflix não é uma grande dor de cabeça, pois ela tem uma gama de conteúdo novo sendo liberado, então ela sabe que pode continuar sendo falada, dessa vez de outra forma.




A Disney, tem grandes conteúdos, mas ela é iniciante no quesito ‘conteúdos originais’, então ela partiu para uma escolha simples e ao mesmo tempo sábia, pois ela consegue ser assunto com a mesma série semanas afins. Cada semana que um novo episódio é disponibilizado, ela alcança os trending topics com facilidade, inclusive já foi percebido, movimentos de fãs que combinam de assistir ao novo episódio assim que ele é liberado, tem seguidor assistindo o novo episódio de Wandavision às cinco da manhã no Brasil e ainda mais cedo nos Estados Unidos.

E ainda, a dona de conteúdo como Marvel, Star Wars e Pixar, tem ‘unido’ as estreias para manter os fãs ligados, por exemplo, quando Wandavision exibir seu último episódio, na semana seguinte teremos a estreia de ‘Falcão e o Soldado Invernal’, a nova série Disney+ e Marvel Studios, se a empreitada se manter, já que a pandemia do coronavírus tem atrapalhado a gravação das séries, teremos novos conteúdos da Marvel até JUNHO.

Com essa jogada de marketing perfeita, a senhora Disney mantém seu nome na boca dos fãs e nos principais sites de entretenimento o tempo todo. Ela mostra que não consegue ‘bater de frente’ com os streamings já consolidados como Amazon Prime e Netflix quando a novos conteúdos, mas ela soube ler o mercado e criou uma estratégia para conseguir novos assinantes e ser o centro de atenção.

E temos muito conteúdo a ser visto na plataforma, pois há a série do Falcão e o Soldado Invernal que estreia em março, a série do Loki que não possui data definida, a animação 'What if' que trará novas formas de vermos nossos super heróis em novas aventuras, além de mais 30 séries originais divulgadas no 'Investidor Day' que inclue ainda conteúdo Star Wars. E todas irão seguir a forma de liberação já mencionada



Claro que essa estratégia tem seus problemas, já que ela foca em um único conteúdo, e quando tivermos um episódio fraco ou pouco relevante para a trama construída, como podemos perceber em Mandaloriano, gera uma pressão para a semana seguinte, a Disney tem dado conta até agora, e espero que ela continue conseguindo, por que queremos continuar fazendo nossa maratona ‘a la Disney’ enquanto for possível.


REFERÊNCIAS:
ALIAGA, Vitor. WandaVision terá episódios semanais ou será lançado de uma vez? IGN Disponível em:< https://br.ign.com/wandavision/86423/news/wandavision-tera-episodios-semanais-ou-sera-lancado-de-uma-vez >. Acesso em 13 de fev. 2021

SALOMÃO, Felipe. Disney+ terá formato de episódios semanais, e não temporadas completas. Combo Infinito Disponível em: <https://www.comboinfinito.com.br/principal/disney-tera-formato-de-episodios-semanais-e-nao-temporadas-completas/>. Acesso em 12 de fev. 2021

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »