O game musical sul-coreano, Rhythm Hive, é um aplicativo móvel gratuito disponível para Android e IOS, que possui conceito e didática semelhantes ao Guitar Hero, franquia de jogos eletrônicos musicais produzido em 2005 pela desenvolvedora Harmonix em parceria com as distribuidoras Activision e RedOctane, que é popular entre os amantes do rock’n roll devido a sua proposta rítmica.
Por sua vez, Rhythm Hive volta-se para o público adepto ao gênero musical do K-pop, oferecendo um catálogo composto por canções correspondentes as “boy bands” Bangtan Sonyeondan (BTS), ENHYPEN e Tomorrow X Together (TXT). O download do aplicativo pode ser realizado pelo Google Play, encontrando-se disponível para acesso em coreano, espanhol, inglês e japonês.
O jogo foi lançado na primeira semana de fevereiro pela empresa sul-coreana de entretenimento, e responsável por gerenciar os grupos propostos pelo jogo, a Big Hit Entertainment (Big Hit Labels) em parceria com a Superb Corp., uma desenvolvedora independente de videogames que criou o game-appPianista (2018), e atualmente gerencia os demais jogos produzidos pela Big Hit.
RHYTHM HIVE, UM JOGO VICIANTE O contato inicial com o aplicativo caracteriza-se em um cadastro prévio, que pode ser intermediado com a vinculação de um perfil das redes sociais, como: Facebook, Google, Twitter e outros. Após escolher um username, o jogador é encaminhado para a interface, podendo escolher uma canção do catálogo e iniciar uma partida.
Para o usuário, é possível otimizar o nível de dificuldade das sessões e colecionar “cartões de apresentação”, que são cards referentes aos membros de um grupo de preferência do usuário. Os cartões possibilitam acumular bônus, além de pontos de harmonia e voz, que favorecem o jogador a subir de nível no game.
Rhythm Hive permite também, a interação entre usuários a partir da modalidade “desafio mix”, que se resume em uma competição entre jogadores. Outra opção possível é a do “palco ao vivo”, que possibilita realizar uma partida coletiva.
O painel de comandos do jogo é simples e prático, facilitando a compreensão do funcionamento e modificação das configurações. Com relação às partidas, não existem marcações prévias das teclas musicais no touchscreen, algo positivo para aqueles que possuem dificuldade em acompanhar a sequência rítmica das músicas.
Dessa forma, com liberdade para otimizar a velocidade rítmica, mais a ausência de marcações prévias no painel de comados da partida musical, o jogo possui capacidade para adequar-se as habilidades e dificuldades dos usuários, sendo então, uma opção viável para passar o tempo e recomendável para diferentes públicos, possuindo um forte indício para se tornar um vício.
Sendo assim, aos interessados em aderir o jogo, aconselha-se preparar a memória interna do dispositivo, pois, o aplicativo precisa de mais de 600 MB para ser instalado. Logo, pressupõem-se que, caso o aparelho não tiver capacidade suficiente para suportá-lo, poderá sofrer danos com relação à execução do game.
ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO DA BIG HIT LABLS Em 2017, a empresa de entretenimento Big Hit Labls, em parceria com a desenvolvedora de videogames Dalcomsoft, produziu o aplicativo móvel titulado como SuperstarBTS, um jogo musical que acabou com as atividades encerradas após dois anos do seu lançamento.
O Superstar BTS, curiosamente, possuía muitas semelhanças com o atual game da empresa, Rhythm Hive, enquanto conceito, modelo e proposta. No entanto, diferentemente do game novo, o Superstar BTS restringia-se a um único grupo.
A justificativa viável para isso, relaciona-se com o sucesso do BTS com o videoclipe da música “Blood Sweat and Tears”, faixa integrante do álbum Wings, lançado em 2016. Nessa época, eles eram o único grupo de K-pop gerenciado pela Big Hit Entertainment, desde o ano de 2013.
Foi apenas em 2019 que a empresa sul-coreana de entretenimento passou a investir em novos grupos masculinos e femininos, como: ENHYPEN,GFRIEND e TXT. Com isso, compreende-se que a Big Hit está usando o novo aplicativo, Rythm Hive, como marketing de conteúdo para apresentar ao público os novos grupos de K-pop da empresa.
Dessa forma, obter um novo game musical que inclua mais grupos no catálogo de canções, tornar-se coerente, principalmente, quando se observa os trailers de divulgação do jogo, uma vez que os vídeos em que o BTS aparece possui maior número de visualizações comparado aos demais, sendo 5,6 mil visualizações (BTS) para 2,6 mil (TXT) e 1,6 mil (ENHYPEN) nos vídeos mais recentes compartilhados na página oficial do Rhythm Hive no Youtube.
Assista o vídeo-trailer do game com o BTS na íntegra: