Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/02/2021 às 19h45min - Atualizada em 20/02/2021 às 19h12min

Rhythm Hive: a estratégia de conteúdo da Big Hit Entertainment

Game musical com forte indício para se tornar um vício, é uma opção viável para passar o tempo e recomendável para diferentes públicos

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte : Superb Corp. / Reprodução: Twitter (@RhythmHive_twt)
O game musical sul-coreano, Rhythm Hive, é um aplicativo móvel gratuito disponível para Android e IOS, que possui conceito e didática semelhantes ao Guitar Hero, franquia de jogos eletrônicos musicais produzido em 2005 pela desenvolvedora Harmonix em parceria com as distribuidoras Activision e RedOctane, que é popular entre os amantes do rock’n roll devido a sua proposta rítmica.

Por sua vez, Rhythm Hive volta-se para o público adepto ao gênero musical do K-pop, oferecendo um catálogo composto por canções correspondentes as “boy bands” Bangtan Sonyeondan (BTS), ENHYPEN e Tomorrow X Together (TXT). O download do aplicativo pode ser realizado pelo Google Play, encontrando-se disponível para acesso em coreano, espanhol, inglês e japonês.

O jogo foi lançado na primeira semana de fevereiro pela empresa sul-coreana de entretenimento, e responsável por gerenciar os grupos propostos pelo jogo, a Big Hit Entertainment (Big Hit Labels) em parceria com a Superb Corp., uma desenvolvedora independente de videogames que criou o game-app Pianista (2018), e atualmente gerencia os demais jogos produzidos pela Big Hit.


RHYTHM HIVE, UM JOGO VICIANTE
O contato inicial com o aplicativo caracteriza-se em um cadastro prévio, que pode ser intermediado com a vinculação de um perfil das redes sociais, como: Facebook, Google, Twitter e outros. Após escolher um username, o jogador é encaminhado para a interface, podendo escolher uma canção do catálogo e iniciar uma partida.

Para o usuário, é possível otimizar o nível de dificuldade das sessões e colecionar “cartões de apresentação”, que são cards referentes aos membros de um grupo de preferência do usuário. Os cartões possibilitam acumular bônus, além de pontos de harmonia e voz, que favorecem o jogador a subir de nível no game.


Rhythm Hive permite também, a interação entre usuários a partir da modalidade “desafio mix”, que se resume em uma competição entre jogadores. Outra opção possível é a do “palco ao vivo”, que possibilita realizar uma partida coletiva.

O painel de comandos do jogo é simples e prático, facilitando a compreensão do funcionamento e modificação das configurações. Com relação às partidas, não existem marcações prévias das teclas musicais no touchscreen, algo positivo para aqueles que possuem dificuldade em acompanhar a sequência rítmica das músicas.



Dessa forma, com liberdade para otimizar a velocidade rítmica, mais a ausência de marcações prévias no painel de comados da partida musical, o jogo possui capacidade para adequar-se as habilidades e dificuldades dos usuários, sendo então, uma opção viável para passar o tempo e recomendável para diferentes públicos, possuindo um forte indício para se tornar um vício.

Sendo assim, aos interessados em aderir o jogo, aconselha-se preparar a memória interna do dispositivo, pois, o aplicativo precisa de mais de 600 MB para ser instalado. Logo, pressupõem-se que, caso o aparelho não tiver capacidade suficiente para suportá-lo, poderá sofrer danos com relação à execução do game.
 

ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO DA BIG HIT LABLS
Em 2017, a empresa de entretenimento Big Hit Labls, em parceria com a desenvolvedora de videogames Dalcomsoft, produziu o aplicativo móvel titulado como Superstar BTS, um jogo musical que acabou com as atividades encerradas após dois anos do seu lançamento.

O Superstar BTS, curiosamente, possuía muitas semelhanças com o atual game da empresa, Rhythm Hive, enquanto conceito, modelo e proposta. No entanto, diferentemente do game novo, o Superstar BTS restringia-se a um único grupo.

A justificativa viável para isso, relaciona-se com o sucesso do BTS com o videoclipe da música “Blood Sweat and Tears”, faixa integrante do álbum Wings, lançado em 2016. Nessa época, eles eram o único grupo de K-pop gerenciado pela Big Hit Entertainment, desde o ano de 2013.

Foi apenas em 2019 que a empresa sul-coreana de entretenimento passou a investir em novos grupos masculinos e femininos, como: ENHYPEN, GFRIEND e TXT. Com isso, compreende-se que a Big Hit está usando o novo aplicativo, Rythm Hive, como marketing de conteúdo para apresentar ao público os novos grupos de K-pop da empresa.

Dessa forma, obter um novo game musical que inclua mais grupos no catálogo de canções, tornar-se coerente, principalmente, quando se observa os trailers de divulgação do jogo, uma vez que os vídeos em que o BTS aparece possui maior número de visualizações comparado aos demais, sendo 5,6 mil visualizações (BTS) para 2,6 mil (TXT) e 1,6 mil (ENHYPEN) nos vídeos mais recentes compartilhados na página oficial do Rhythm Hive no Youtube.
 
Assista o vídeo-trailer do game com o BTS na íntegra:


 
REFERÊNCIAS:
AZEVEDO, Fefa. “A empresa Dalcomsoft anunciou o fim do jogo Superstar BTS”. Bangtan Brasil, 7 de mai. 2021. Disponível em: < https://bangtan.com.br/a-empresa-dalcomsoft-anunciou-o-fim-do-jogo-superstar-bts/ >. Acesso em: 18 de fev. 2021.

KPOP PLAT. “Rhythm Hive: O novo jogo para celular da BTS, TXT e ENHYPEN”. 6 de fev. 2021. Disponível em: < https://kpoplat.com/2021/02/06/rhythm-hive-o-novo-jogo-para-celular-da-bts-txt-e-enhypen/ >. Acesso em: 18 de fev. 2021.

ROSSO, Raúl. “Jogo oficial para Android das super estrelas do K-Pop BTS”. Uptodown, 30 mar. 2020. Disponível em: < https://superstar-bts.br.uptodown.com/android#:~:text=SuperStar%20BTS%20%C3%A9%20um%20jogo,com%20os%20maiores%20%C3%AAxitos%20deles. >. Acesso em: 18 de fev. 2021.

SALES, Letícia, “Conheça o Rhythm Hive: o recente lançamento do game com BTS, TXT e ENHYPEN”. Parada Pop, 4 de fev. 2021. Disponível em: < https://portalpopline.com.br/agencia-do-bts-lanca-game-rhythm-hive-com-artistas-k-pop-saiba-mais/ >. Acesso em: 18 de fev. 2021.

TECHTUDO. “Baixe Guitar Hero, solte solos de guitarra e seja um astro do rock”. 29 de jan. 2014. Disponível em: < https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/guitar-hero.html >. Acesso em: 18 de fev. 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »