Durante os anos 80, a família Guillemot era uma empresa de suporte para fazendeiros do noroeste da França e regiões do Reino Unido. Os irmãos Christian, Claude, Gérard, Michel e Yves Guillemot, filhos dos donos da empresa, após voltarem da universidade viram a possibilidade de ampliar a produção da família. Primeiro, com a venda de CDs, depois expandindo para computadores e, posteriormente, softwares e jogos.
Em 28 de março de 1986, os irmãos deixaram a empresa dos pais para fundar a Ubisoft, em Paris. O primeiro jogo da nova empresa foi Zombie (1986), um Adventure game inspirado pela obra de George Romero, A Noite dos Mortos-Vivos. O jogo em primeira pessoa, colocava quatro protagonistas explorando um shopping repleto de zumbis. Zombie foi um surpreendente sucesso de crítica e comercial, vendeu cinco mil até janeiro de 1987, e serviu para mostrar que os irmãos Guillemot estavam na direção certa. A empresa cresceu, foi responsável por diversos dos títulos mais importantes dos games e atualmente conta com mais de 14.000 empregados trabalhando em 40 estúdios distribuídos ao redor do mundo.
Em 2020, durante o movimento #MeToo, a empresa teve diversos de seus funcionários de alto escalão denunciados por machismo e abuso sexual, o que resultou em demisões em massa na empresa. O próprio CEO da Ubisoft veio a público pedir desculpas pelos acontecimentos e garantir que as medidas necessárias seriam tomadas contra os acusados. Além disso, a empresa está investindo US$1 milhão de dólares em seu programa de graduação com foco em grupos menos representados, incluindo mulheres e diferentes etnias. Esperamos que as mudanças realmente sejam para valer, mas é inegável a importância da Ubisoft no mercado, e por isso vamos falar de alguns dos grandes jogos que marcaram a empresa.
Rayman (1995)
Driver (1999)
Tom Clancy's Splinter Cell (2002)
Tom Clancy foi um escritor e ex-agente americano que fez carreira escrevendo romances de espionagem e militares. Além dos livros, filmes foram feitos e a licença para games ficou com a Ubisoft. O primeiro título saiu em 2002 para Xbox, PC, Playstation 2, GameCube e Game Boy Advance. A série conta com sete jogos.
Prince of Persia (2003)
A trilogia original de Prince of Persia foi lançada em 1989 pela Brøderbund, que alguns anos mais tarde fora vendida para a Ubisoft, e assim a empresa francesa ficou com os direitos da série. Prince of Persia: The Sands of Time mudou drasticamente o jogo plataforma para um jogo de ação e aventura. A mecânica de voltar no tempo, junto com os malabarismos que o personagem fazia chamou a atenção de crítica e de fãs, tornando- se uma das franquias mais amadas do público.
Far Cry (2004)
Assassin's Creed (2007)
Durante a produção de um novo Prince of Persia, a equipe percebeu que o jogo estava se afastando demais do conceito original da série, mas que tinha um enorme potencial para uma nova franquia. Foi assim que Assassin's Creed foi lançado em 2007, para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. O game se tornou uma febre mundial, rendeu sequências, adaptações para livros, HQs e um filme. Hoje, é a maior franquia de jogos da empresa e o grande carro chefe da Ubisoft, já são 24 jogos lançados em diversas plataformas.
REFERÊNCIAS:
BASILE, Isadora. “35 anos de Ubisoft: 5 jogos incríveis (e subestimados) que merecem sua atenção”. The Enemy, 2021. Disponível em <https://www.theenemy.com.br/pc/ubisoft-35-anos-jogos-incriveis-subestimados>. Acesso em 29 de março de 2021.
DEOLINDO, Breno. “Ubisoft e Insomniac são alvo de acusações de machismo e abuso sexual”. The Enemy, 2020. Disponível em: <https://www.theenemy.com.br/playstation/ubisoft-e-insomniac-sao-alvo-de-acusacoes-de-machismo-e-abuso-sexual>. Acesso em 02 de abril de 2021.
FERREIRA, Victor. “CEO da Ubisoft pede desculpas por casos de assédio na empresa”. The Enemy, 2020. Disponível em: <https://www.theenemy.com.br/pc/ceo-da-ubisoft-pede-desculpas-por-casos-de-assedio-na-empresa>. Acesso em 02 de abril de 2021.