Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/06/2021 às 18h47min - Atualizada em 19/06/2021 às 15h51min

'Space Jam: O novo legado' promete replicar o sucesso de 1996

Ivan Fercós - Editado por Ana Terra

Após 25 anos desde a primeira exibição do clássico Space Jam, que mistura animação e live-action, os estúdios Warner Bros anunciaram um projeto de crossover da franquia Looney Tunes. A estreia está prevista para o segundo semestre 2021.  

A história atual começa quando Lebron James, astro do time de basquete Lakers, discute com seu filho Dom, sobre o seu futuro. O pai deseja que o filho siga os seus passos no esporte. Enquanto, o jovem só quer descobrir o seu legado. Na sequência, Lebron é convidado a ir aos estúdios Warner. Ele aproveita e leva o filho junto, chegando lá se desentendem novamente, ambos caminham em direção ao elevador que devido a uma pane no sistema, invés dos números do andar, o visor mostra um cifrão com as letras “ALG” interligados. Porém, eles não percebem e entram.

As portas se abrem, pai e filho percebem que estão na sala dos servidores, eles se dividem para encontrar uma saída e nesse período, Dom é sugado para dentro de uma esfera digital. Logo depois, acontece o mesmo com o jogador. Presos por uma Inteligência Artificial (AI), nada simpática, em uma dimensão paralela chamada servi-verso. Para sair dali Lebron James descobre que terá de ganhar um torneio de basquete, mas para isso ele vai precisar montar o seu esquadrão de campões para ajudá-lo na tarefa.

Não é a primeira vez que grandes nomes dos esportes aparecem na TV ou participam de filmes. O que torna Space Jam, assim tão "fora da casinha", é que a ideia inicial do projeto veio somente após a exibição do comercial de tênis “Air Jordan” (1992) da marca Nike, estrelado por Michael Jordan e Pernalonga, em uma partida de basquete contra 4 caras mal-humorados. O sucesso foi tanto que decidiram roteirizar e tentar replicar o mesmo, mas desta vez nas telonas. Resultado mais de U$200.000 só em bilheteria.  

Com a missão de fazer jus ao legado deixado pelo filme de 1996, onde Michael Jordon foi recrutado pelos Looney tunes, com o intuito de ajudá-los a se defender de um tirano empresário intergaláctico, que buscava escravizar os looney tornando-os em atrações permanentes de seu parque de diversão no espaço. A versão de Lebron, cita com bom humor a situação de que seus desenhos não são tão atrativos atualmente, e de que alguns deles precisem rever seus posicionamentos. O rato ligeirinho - satiriza o estilo latino de ser, o gamba francês Pepé le Pew, assedia a coitada de uma gata, por exemplo. Isso fica evidente no filme quando a AI faz referência chamando-os de “os cancelados”.

O fato é que a franquia looney’s passou por seus altos e baixos, na época do lançamento, foi sucesso de bilheteria e vendas. No entanto, os grandes números não foram o bastante para tornar realidade o volume 2. Desde 1997 se cogita um revival, porém, a falta de um protagonista pesava no andamento da produção, nomes como: Jeff Gordon (piloto de corrida da Nascar), Tiger Woods (jogador de golfe), Tony Hawk (Skatista) e Jackie Chan (ator de filmes de ação) foram escalados para o papel, entretanto nenhum vingou. A esperança começou a ganhar espaço, somente em outubro de 2020, após o diretor Ben Mekler vazar um possível trecho do roteiro em seu twitter.


Apesar da especulação, os estúdios Warner permaneceram calados, nem afirmavam, nem desmentiam. Em 2014 quebraram o silêncio e confirmaram Lebron James como astro principal, apesar da assessoria dele negar. Com a divulgação do primeiro trailer oficial em outubro de 2020, ficou explicito o desejo de seus produtores em inserir outros personagens do catálogo (Cartoon Network, DC, entre outros), o que para alguns soa como novidade, mas não é.

Filmes como Jogador n.º1 e Batman Lego, já usuram desde mesmo artificio. Um exemplo “cult” dos estúdios é o filme 'Uma cilada para Roger Rabbit '(1989), esse sem sombra de dúvida é um marco na história tanto da animação quanto do cinema, pois foi a primeira e última vez que personagens da Disney e Warner dividiram a mesma tela com um elenco real.

O que se sabe da produção até agora, é de que a batalha entre equipes será realizada pelo Esquadrão Valentão contra o já conhecido Tunesquad, deixando os monstars (Bang, Blanco, Bupkuns, Pound e Nawt) de fora. Alguns nomes já confirmados são o antoganista: Don Cheadle (de Vingadores e Hotel Rwanda) e Sonequa Martin-Green (de The Walking Dead e Star Trek: Discovery), além da participação de atletas da WNBA – Liga Feminina de Basquete norte-americana. Por meio dos trailers é possível ainda ver outros personagens, porém pouco se sabe qual será o peso deles para história.

Aos comandos de Malcolm D. Lee, diretor de filmes como Todo em Pânico 5 (2013) e as Viagens das Garotas (2017), a estreia nos cinemas será no dia 15 de julho de 2021.

REFERÊNCIAS:
CASTANHARI, Fe. 10 Coisas que você não sabia sobre SPACE JAM. Canal Nostalgia, 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KdDg0lPhaZs>. Acesso em: 14 de jun. de 2021.
EI NERD. Vazou o enredo de Space Jam 2! Que história Sensacional! Ei Nerd, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0OKSjvdeYEI>. Acesso em: 13 de jun. de 2021.
EI NERD. Não adiantou os canceladores! Trailer de SPACE JAM 2 quebrou a internet! Ei nerd, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AQ9OK88Age4>. Acesso em: 13 de jun. 2021.
EI NERD. Todos os Easter Eggs que você perdeu no trailler de Space Jam! Ei Nerd, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nZBjhNvrx2g>. Acesso em: 13 de jun. de 2021.
QUATRO COISAS. Vazou! Sinopse de Space Jam Confirma nossas suspeitas! VAZOU! Quatro Coisas, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qqgH7kZArbw>. Acesso em: 14 de jun. de 2021.
LEGIÃO DE HERÓIS. SPACE JAM 2 - 10 Coisas que já sabemos sobre o filme! Legião de Heróis, 2021. Disponível em: https://www.legiaodosherois.com.br/2020/space-jam-2-coisas-sobre-filme.html>. Acesso em: 13 de
jun. 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »