Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/06/2021 às 08h24min - Atualizada em 28/06/2021 às 09h10min

Animes clássicos que fizeram parte da infância de uma geração

Nova conquista desbloqueada: nostalgia

Vivian Ribeiro - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte / Reprodução: Geek Project
Quem nasceu no final dos anos 90 e início dos anos 2000, passou uma parte de sua infância com programas infantis como a TV Globinho (R.I.P.), que passava na Globo, o Bom dia & cia, que passava no SBT, entre outros. Cenas de crianças correndo para casa depois da aula eram comuns, não apenas para almoçar, mas para assistir aos seus desenhos favoritos.

Alguns desenhos animados e animes marcaram uma geração. Diante disso, aqui estão listados 10 animes para relembrar esse tempo. Se você assistiu boa parte deles na TV, se prepare para cantar aberturas e se lembrar de sua infância.

Inuyasha

Sua passagem foi curta pela tv aberta, pois a Rede Globo achou muito pesado para se passar durante as manhãs, então ele foi para o Cartoon Network. Apesar disso, o anime marcou e ainda é lembrado. Na trama, Kagome, uma humana que é a reencarnação de uma antiga guardiã da Joia de Quatro Almas, encontra Inuyasha. Os dois precisam encontrar os pedaços da Joia e impedir que os Yokais os achem primeiro.





Sailor moon

Conta a história de adolescentes que se transformavam em guerreiras, representando a Lua e os Planetas, e lutavam contra o mal. Sua exibição na Rede Manchete foi um sucesso instantâneo. A pesar de ser considerado “anime de menina”, ele fazia sucesso entre todos.





Yu Yu Hakusho

No corre-corre da cidade grande Yusuke Urameshi é morto ao salvar uma criança, porém ele é trazido de volta e vira um “Detetive Sobrenatural”.  Sua dublagem foi tão marcante que os fãs ainda lembram de algumas expressões tipicamente brasileiras que estiveram presentes no anime. 
Passou na Rede Manchete.




Cavaleiros do zodíaco (Saint Seya)

Que o cosmo do seu coração se eleve com esse. Um marco nos animes passados no país. Sua passagem foi pela Rede Manchete, depois para a Rede Bandeirantes, onde teve uma de suas sagas mais famosas exibidas, A Batalha das Doze Casas. Até hoje faz sucesso e anos depois de estourar novas sagas surgiram, de antes da história original e depois.





Naruto

Não precisa ser apresentado. Antes de ser passado no SBT alguns já conheciam sua história, por causa da internet. Porém ele se tornou mais popular ainda entre os brasileiros depois que foi exibido no canal. Quem nunca correu com os braços para trás que atire a primeira pedra.





Pokémon

Para os que nunca viram (em que mundo você vive?), ele conta a história de Ash Ketchum, que sonha em se tornar um grande Mestre Pokémon, por isso parte em uma grande jornada. O anime foi e continua sendo um sucesso. Contém jogos, lançados pela Nintendo e mais de 20 filmes, um deles Live-Action (2019). Ficou mais famoso quando passou a ser exibido na Rede Globo.





Beyblade

Incentivando batalhas de beyblade pelo país, esse anime foi responsável por inúmeros brinquedos vendidos e pela confecção de vários por parte dos fãs (as tampinhas de detergente e bacias nunca foram tão usadas como naquela época). Na trama, os peões japoneses são usados para ganharem torneios, como se fosse um esporte. Na equipe protagonista, todos sonhavam em se tornar os maiores campeões. O desenho foi exibido por anos na  Globo, no iconico programa diário infantil, TV Globinho




Digimon

Entre os fãs, o maior rival de Pokémon. Conta a história de um grupo de crianças que foi transportado para um mundo digital, habitados por Digimons e precisam salvá-lo dos Digimons do mal. O que muitos podem lembrar é de sua primeira abertura cantada por Angelica. Passou na Rede Globo.




Yu-Gi-Oh!

Mais uma das grandes obras exibidas na TV Globinho , não necessita de apresentações. Responsável, assim como Beyblade, pela venda de inúmeros brinquedos, inclusive de forma pirata (sim, aqueles cards menores que os outros e que foram baratinhos). Apesar de ter sido uma febre entre as crianças, os pais já não eram tão fãs assim e criticavam bastante o anime. Apesar disso, é impossível não se lembrar de quando Exodia obliterou Kaiba, ou do famoso “É hora do duelo!’. 




Dragon Ball

Outro que não precisa ser apresentado. Posso pressentir que muitos que assistiram esse anime levantaram as mãos para ajudar o Goku a fazer a Genki-Dama. Se tornou uma febre quando passou a ser exibido na Rede Globo, porém, já passou na Rede Bandeirantes e até no SBT. Até hoje continua em alta e novos filmes e sagas são lançados.





Bônus: Sakura card Captor

Conta a história de Sakura Kinomoto, que acidentalmente liberou um baralho de cartas mágicas chamadas Cartas Clow. Ela deve, então, reunir as cartas antes que elas causem transtornos à cidade onde ela vive. Ficou famoso após ser exibido na Rede Globo.

REFERÊNCIAS:
SANT’ANNA. Mike. 20 melhores animes que já passaram na TV aberta brasileira. Legião dos heróis, 10 de mai. de 2016. Disponível em: <
https://www.legiaodosherois.com.br/lista/20-melhores-animes-que-ja-passaram-na-tv-aberta-brasileira.html>. Acesso em: 21 de jun. de 2021.

TICO. Todas as temporadas de Cavaleiros do Zodíaco na ordem cronológica. Critical Hits, 02 de nov. de 2020. Disponível em: < https://criticalhits.com.br/games/todas-sagas-de-cavaleiros-do-zodiaco-na-ordem-cronologica/>. Acesso em: 24 de jun. de 2021.

MARCON, Ana Laura. 10 animes clássicos que passaram na tv aberta. All blue, 03 de fev. de 2019. Disponível em: < https://www.allbluevr.com/10-animes-classicos-que-passaram-na-tv-aberta/>. Acesso em: 24 de jun. de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »