Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/07/2021 às 19h46min - Atualizada em 01/07/2021 às 20h10min

91 Days: a vingança nunca é plena

O anime aborda assuntos como máfia e vingança, criando um debate psicológico do que é certo ou errado

Anne Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte : Shuka / Reprodução : Google

91 Days é uma série de anime japonês que se passa na época da Lei Seca nos Estados Unidos. A animação independente contem apenas 12 episódios, e foi criada pelo estúdio Shuka, a sua primeira exibição foi ao ar no ano de 2016. Ele narra a história de Angelo Lagusa e sua busca por vingança contra a família Vanetti

Assim que eu comecei a assistir o anime, pensei “Deus do céu, eu já vi isso em algum lugar”, mas não conseguia lembrar de onde. Até ouvir o nome da cidadezinha e ver o rótulo da garrafa de bebida. O anime tem algumas semelhanças com o filme estadunidense Lawless ( Os Infratores ), que foi lançado em 2012. Entretanto, o anime conseguiu construir uma história única e envolvente. 

Se assim como eu, você gostar de temas sobre máfia, de um bom drama e aquele suspense que te deixa mais ansioso que tudo, 91 Days é perfeito para superar todas as suas expectativas. O anime é excelente tanto em enredo, quanto em som. A trilha sonora é divina. Entendendo isso, surge um grande questionamento: por que não tem tanto reconhecimento assim? Sei bem que na época de lançamento bombou, mas parece que caiu no esquecimento, já que não vemos mais quase ninguém enaltecendo da forma merecida. 

A história já começa com Angelo, um menino comum, com um pai, mãe e irmão. Em um dia que era para ser normal, seu irmão e ele esconderam-se no armário ao perceber que seu pai havia chegado em casa, na esperança de que fosse procurar por eles. Uma brincadeira, que acredito que todos nós já fizemos com nossos pais na infância. Ainda escondido no armário, ouviu que havia recebido visita de três homens em casa. Eles continuaram escondidos, espreitando pelas brechas do armário, esperando que a visita fosse embora de uma vez. 

Foi então que tudo aconteceu: o pai saiu em uma briga corpo a corpo com um dos homens, a esposa tentou intervir, mas levou um tapa, e o irmão, que estava ao seu lado no armário, correu na direção da mãe, assustado. Angelo continuou escondido, assistiu sua mãe implorar para que não matasse as crianças, mas de nada adiantou; toda a sua família foi morta bem diante de seus olhos. 

Enquanto procuravam por ele na casa, o menino aproveitou para fugir. Ele conseguiu, por muito pouco, escapar das mãos daqueles homens e se abrigou durante a noite fria na casa de seu melhor amigo Corteo. Angelo sabia que não podia continuar na cidade de Lawless por muito mais tempo e decidiu partir. 

Sete anos se passaram, agora conhecido como Bruno Avilio, um batedor de carteiras sem sentido algum na vida, recebe uma carta misteriosa informando o nome dos assassinos de sua família: os Vanetti. Com um novo significado para viver, Bruno volta para a cidadezinha decidido a vingar sua família. 

Com isso, Angelo Lagusa entraria para a máfia. Sem medo algum, ele enfrentaria qualquer um que entrasse em seu caminho para obter sua vingança. No entanto, não esperava se deparar com os próprios sentimentos e os sentimentos de outras pessoas. Com a ajuda de Corteo e da bebida Lawless Heaven, os dois entram naquele mundo sombrio e perigoso. 

Então, começa o desenrolar da trama, muitas perguntas surgem e aquele suspense te deixa entrando em surto. Havia o nome de três pessoas na carta, mas Angelo acaba descobrindo que havia uma quarta. Quem seria essa pessoa? O mesmo que enviou a carta? Será que existe um traidor no meio da família Vanetti? Como Angelo conseguiria vingar a morte da sua família, se um dos assassinos é o Don? Cada episódio assistido, gerava ainda mais ansiedade, sem indício algum de quem estaria por trás de tudo, surpreendendo, quando finalmente é revelado. 

Nos 12 episódios que eu assisti, fiquei num looping infinito entre “meu Deus, minha nossa” e “socorro, que babado!”. 91 Days é aquele ensaio sobre vingança e sobre a consequência que ela gera. Além disso, gera aquele debate psicológico sobre o que é o bem e o mal, certo ou errado. Com toda a certeza do mundo, é um daqueles animes que te deixa naquela ressaca, sem saber qual sentido você dará na sua vida e vale muito a pena ser apreciado.

AS JÓIAS RARAS DE 91 DAYS

Angelo Lagusa, com toda a certeza e convicção do mundo! Mas, então, você diz “ah, claro. Ele é o protagonista!”. Porém, não é bem assim que funciona nesse anime. À princípio, Angelo parece o típico frio e calculista, estilo Tommy Shelby, que é movido apenas pela vingança, sem se importar com ninguém. Isso acontece pela narração precária do anime, contudo, se você for bem sensível e assistir com bastante atenção, vai enxergar a verdadeira essência do jovem. Por vezes, o protagonista questiona-se sobre a sua vingança, ainda mais ao se aproximar de Nero Venetti - um dos que estavam na noite do assassinato de sua famila, que Angelo usa para aproximar-se da família e ganhar a confiança deles. 

Angelo, com toda a certeza, entrou na minha lista de crushes. Ele é sensível; sorri, chora, mantém-se sereno, quando internamente está em completo desespero. Na minha humilde opinião, é um personagem incompreendido, que busca consolo para sua alma angustiada. 

Outra jóia rara que eu não posso deixar de mencionar é Corteo, melhor amigo de Angelo. Sua importância para o enredo é inestimável, já que em vários momentos ele carrega o anime nas costas. O jovem calmo, gentil e humilde desde a infância, tem muitas dificuldades em manter-se no meio da máfia por conta de sua personalidade, porém ele também se mostra obstinado, por mais medroso que fosse. Eu diria que sua coragem vinha de Angelo, já que Corteo nunca deu para trás por amar tanto o amigo, considerando-o um irmão para a eternidade. Ele sempre faz de tudo para ajudar o amigo, colocando-se em perigo incontáveis vezes para protegê-lo. Sem dúvida alguma, Corteo é a chama da humanidade de Angelo.

O MELHOR DA OBRA: O SOM
Eu mencionei mais para cima, mas vale a pena repetir: esse anime tem a melhor trilha sonora! Vou deixar aqui uma das melhores cenas do anime, que tiveram um trabalho incrível de direção + trilha sonora: ao episódio 8, de 22:13 a 22:40. Se você não assistiu, aconselho a ir correndo e conferir por si próprio. 


É claro que eu me apaixonei pelo enredo, personagens, mas a música de abertura… Meu Deus, que incrível! Para os amantes de música, assim como eu, vale a pena dar uma conferida; ela toca na nossa alma. Cantada pela banda TK from ling tosite sigure, a mesma responsável por Unravel de Tokyo Ghoul - agora podem entender melhor a minha paixão. Assim como o trabalho em Tokyo Ghoul, a opening cria uma ótima ambientação para os vinte e três minutos que virá a seguir. 

OUTROS PONTOS IMPORTANTES DO ANIME 

Outra coisa excelente nessa obra de arte é ver o quanto trabalharam bem quanto à cultura, já que ele se passa nos anos 20-30 nos Estados Unidos. Eles tiveram um cuidado imenso em trabalhar os cenários e as interações entre familiares e amigos. 

Eu queria poder falar um pouco sobre o final, mas não quero me empolgar demais e acabar soltando algum spoiler. Tudo o que eu posso dizer é que é um final justificado e necessário. Faz sentido, considerando tudo o que aconteceu nos episódios anteriores, inclusive os diálogos de Angelo nos últimos episódios.

“Você não precisa de uma razão para viver, só precisa viver” disse Nero Venetti para Angelo, consagrando assim, o anime. 

Concluindo, 91 Days é um anime que vale a pena ser assistido, não só pelos amantes de suspense e máfia, mas por todo mundo. Os tons de cinza criam aquela aura de mistério, os personagens são bem desenhados, o enredo é bem desenvolvido e envolvente. E, aqui, eu o nomeio o melhor anime de máfia de todos os tempos! 

REFERÊNCIAS:
NUNES. Helena. “91 Days: é bom? Vale a pena ver o anime? I Crítica”.
CÚPULA DO DRAGÃO. Disponível em: <https://cupulatrovao.com.br/analises/critica-91-days-e-bom-vale-a-pena/ > Acesso em: 29 de jun. de 2021.

 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »