Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/07/2021 às 09h32min - Atualizada em 31/07/2021 às 09h13min

Resenha | Caçadores de Trolls: Ascensão dos Titãs

"Pelo bem de todos, a luz do Sol está sob meu comando!"

Lucas Campos - Editado por Ana Terra
Começando lá com Caçadores de Trolls, passando por Os 3 Lá Embaixo e Magos, a saga dos Contos de Arcadia chega a seu fim com o filme animado Caçadores de Trolls: A Ascensão dos Titãs. Iniciada em 2016, a saga produzida por Guillermo del Toro trouxe o que o faltava em animações de aventura: Aventuras! As missões de Jim, Clara e Bob para salvar os trolls e humanos sempre foram eletrizantes e cheias de altos e baixos. Este último filme não foi diferente, com uma premissa sólida, grandiosa e ambiciosa, os Caçadores de Trolls devem salvar o mundo da ameaça dos Titãs, invocados pela Ordem Arcana, que podem destruir tudo que eles conhecem e amam.

Como se trata de uma saga com várias temporadas, o mal de Ascensão dos Titãs é a quantidade de personagens que estão inseridos na história. Quando há muito com que se trabalhar em um espaço pequeno de tempo, é muito provável que alguns fiquem de fora ou sejam menos explorados, é o caso do Steve Palchuk, que apenas aparece para fomentar uma fraca piada de gravidez e Ivan Pimenteira, que tem uma ótima entrada depois de sua estadia em Akiridion-5 e logo some da trama.

Mesmo os dois exemplos atrás serem personagens menos que secundários, o mesmo acontece com alguns com potencial infinito. Clara é uma personagem recorrente desde a primeira série e protagonizou, junto de Douxie, a minissérie Magos. Porém no filme não foi tão bem aproveitada quanto poderia. Seus momentos são cortados e sua participação parece ter sido reduzida pelo bem da trama.

Entretanto, mesmo com esses pontos baixos, a série possui muitos bons momentos. Lutas de proporções grandiosas e discursos motivacionais de arrepiar não faltam. Assim como Vingadores: Ultimato foi o ponto máximo de 20 anos de filmes, Ascensão dos Titãs traz esse sentimento de completude, mesmo que uma proporção menor. Os heróis de Arcadia enfrentam essa ameaça nunca antes vista sempre com otimismo e apoio um ao outro. Mas a história não é só flores e batalhas ganhas. Muitos sacrifícios são feitos no meio do caminho e levam nossos guerreiros a questionarem o valor da vitória no que para eles, e para o mundo, é uma guerra pela vida e pelo bem de todos.

Comparando com as outras temporadas, Ascensão dos Titãs traz bem mais carga emocional, mas o espaço de tempo é curto para trabalhar tudo isso e algumas situações são apressadas ou genéricas demais para serem sentidas e a conexão com os personagens se perde mais uma vez. Tão focado na trama quanto está esse filme, os únicos momentos realmente emocionantes envolvem Jim e Bob e mesmo esses ficam de fora.

Mas o ponto forte do filme é definitivamente a aventura, mesmo com alguns furos de roteiro em batalhas de titãs, o sentimento de acompanhar o grupo buscando por qualquer alternativa possível para salvarem seu mundo é impagável. As soluções são simples, mas até mesmo a cena de abertura do filme dá uma sensação de aventura e batalha completa. Não dá pra deixar de pensar no quanto isso é divertido e que é tudo que você quer ver em um filme com heróis adolescentes.

Mesmo o filme dando uma volta pelo universo animado da DC, com um final bem aos moldes de Liga da Justiça Sombria: A Guerra de Apokolips, alguns dos sacrifícios são sentidos profundamente por aqueles que acompanharam toda a trama de perto e é o final que a saga merecia, essa que sempre se reinventou e se expandiu tão grandiosamente. É evidente durante toda a história que Guillermo del Toro se divertiu trabalhando nela porque, mesmo com os problemas, é impossível não se divertir e se emocionar.


REFERÊNCIAS:
NUNES, Gustavo. Caçadores de Trolls: a Ascensão dos Titãs – Crítica com Spoilers. Multiverso Mais, 2021. Disponível em: <https://multiversomais.com/cinema/cacadores-de-trolls-a-ascensao-dos-titas-critica-com-spoilers>. Acesso em: 27 de julho de 2021.
TROLLHUNTERS. Tales of Arcadia, 2021. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Trollhunters:_Tales_of_Arcadia>. Acesso em: 27 de julho de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »