10/10/2021 às 07h00min - Atualizada em 10/10/2021 às 09h34min

Ed & Lorraine Warren - Trilogia | Resenha

Conheça um pouco sobre a trilogia de livros dos casos de dois dos demonólogos mais famosos do mundo

Tailane Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Tailane Santos

Outubro é o mês do Halloween, ou, como é conhecido no Brasil, o Dia das Bruxas. Pensando nisso, separamos uma leitura instigante e curiosa, para que possam entrar nesse clima sombrio com a gente.

A trilogia Ed & Lorraine Warren, da editora DarkSide, é uma ótima escolha caso se interessem pelo oculto e por casos sobrenaturais. Os livros são baseados em fatos reais, que foram noticiados, documentados e fotografados por especialistas em Demonologia e no paranormal, além de relatos de pessoas que presenciaram – e às vezes sofreram – alguns estranhos acontecimentos.

 

O casal, que dá nome ao livro, era muito religioso. Atuavam em nome da fé e em função da igreja, atendendo ao chamado de pessoas que clamavam por ajuda divina para resolver problemas que não conseguiam explicar ou entender. Ed era um demonólogo, estudioso das questões psíquicas e do sobrenatural, enquanto sua esposa, Lorraine, era clarividente e uma médium de transe leve, ou seja, em palavras simples, ela era capaz de se comunicar com espíritos. Ambos, muito respeitados pela igreja, ganhavam a vida fazendo palestras, visto que não cobravam por seus serviços nos casos.


Ed e Lorraine Warren são muito famosos, principalmente no mundo cinematográfico. Estiveram envolvidos em alguns dos casos que viraram clássicos no cinema, como Amityville, Annabelle e toda a saga Invocação do Mal, que ainda faz muito sucesso entre os fãs. Suas ações foram transcritas em vários livros ao redor do mundo, atraindo a curiosidade de muitas pessoas.

Que tal passear um pouquinho em cada um dos livros dessa trilogia?

O primeiro livro, intitulado Ed & Lorraine Warren – Demonologistas, traz um pouco da vida desse casal, contando como se conheceram e porque decidiram dedicar suas vidas ao estudo e investigação de forças espirituais. Nessa edição, são mostrados, de forma mais sucinta, alguns dos casos mais famosos que eles participaram, além de ensinar um pouco sobre esse mundo, tomando sempre o cuidado de não exporem em excesso informações que possam ser perigosas e levarem pessoas a reproduzi-las sem o devido conhecimento e preparo.

No segundo livro, Ed & Lorraine Warren – Lugar Sombrio, é relatado, com mais detalhes, um dos casos resolvido pelos demonologistas. Nessa obra, conhecemos a família de Carmen Reed e Al Snedeker, que se muda para uma casa antiga para que o filho mais velho, Stephen, pudesse tratar um câncer. O filho nunca gostou da casa, sempre reclamando com os pais que sentia algo estranho e amedrontador nela, mas nunca era levado a sério. Após um tempo, o garoto começa a agir de forma estranha e distante, e então os eventos paranormais têm início. Houve relatos de sumiço de objetos, cheiros ruins, barulhos, vultos e estupros. Após serem chamados, Ed e Lorraine descobrem que a casa funcionava, no passado, como funerária. No porão, os corpos eram violados sexualmente, além de outros crimes.

Por fim, o terceiro volume, Ed & Lorraine Warren – Vidas Eternas, conta a história de outro caso dos Warren. Nesse livro, o casal é chamado para ajudar a família de Jack e Janet Smurl, que, após se mudarem para uma casa geminada na Pensilvânia, começam a presenciar acontecimentos estranhos e sem explicação, como sumiços, objetos que se movem, aparições e vozes que vinham de lugar nenhum. Ed e Lorraine envolveram-se com o caso por três anos. Nesse meio tempo, padres, funcionários da igreja e imprensa foram chamados para tentar auxiliar a família, todos sem sucesso. Algumas seções de exorcismo também foram pedidas, mas nenhuma surtiu o efeito desejado por muito tempo. O caso ainda não foi resolvido, a assombração ainda está na casa. A família vive bem, mas com medo de que algo pior possa acontecer.

Para quem é fã, ou acredita no espiritual e no paranormal, vai gostar muito dessa leitura. Infelizmente, o casal faleceu há alguns anos. Ed morreu em 2006, aos 79 anos e Lorraine em 2019, aos 92 anos. Atualmente, a casa onde eles moraram, em Connecticut, transformou-se no Museu do Oculto dos Warren, local para visitação.

REFERÊNCIAS:
BRITTLE, Gerald. Ed & Lorraine Warren - Demonologistas. 1 ed. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2016.

GARTON, Ray. REED, Carmen. SNEDEKER, Al. Ed & Lorraine Warren - Lugar Sombrio. 1 ed. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2017.
CURRAN, Robert. SMURL, Jack. SMURL, Janet. Ed & Lorraine Warren - Vidas Eternas. 1 ed. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2019.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »