Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/06/2019 às 16h32min - Atualizada em 17/06/2019 às 16h32min

Um mergulho na vida e obra de Stan Lee: O pai da Marvel

Desde muito jovem Stan já demonstrava grande interesse na escrita, e durante a sua adolescência já pretendia escrever um romance

Igor Ricardo - Editado por Bárbara Miranda
http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-59857/biografia/ www.ebiografia.com/stan_lee/
Foto reprodução/ blog Nerdbunker
 
Nascido em 28 de dezembro de 1922 em Manhattan, Nova York. Stanley Martin Lieber mais conhecido pelo apelido Stan Lee, foi um roteirista, editor  e empresário, criador de grandes super heróis e vilões como Pantera Negra, O Homem Aranha, Homem de Ferro, Thor, Quarteto Fantástico, Demolidor e X-Men. Desde muito jovem Stan já demonstrava grande interesse na escrita, e durante a sua adolescência já pretendia escrever um romance.
 
Com 16 anos, logo após se formar no colegial, o jovem Stanley foi contratado pela editora Timely Comics voltada para revistas e quadrinhos, suas atividades na empresa eram de varrer o chão e servir café. A sua primeira grande oportunidade foi com “Capitain America Foils the Traitor’s Revenge”, que foi um conto ilustrado por Jack Kirby, foi onde Stanley fez sua primeira assinatura como Stan Lee. Em 1942, ainda na Timely Comics, Stan foi nomeado como editor, lá ele atuava na seção de quadrinhos e editor de arte, onde criou personagens como: Jack Frost e Black Marvel. Em meados de 1950 a então Timely Comics passa a se chamar Atlas Comics.
 
Em 1960 ocorre outra mudança no nome da editora, que passa a se chamar Marvel Comics. Em 1961 Stan lança uma historia de quatro astronautas que em uma expedição ao espaço são atingidos por raios cósmicos e ganham superpoderes, após voltar a terra eles se intitulam “O Quarteto Fantástico”. O lançamento foi feito pela editora Marvel Comics, e revolucionou o mercado, atraiu um publico mais velho, e tornou a Marvel Comics uma das mais importantes editoras dos Estados Unidos. Um ano após o lançamento de O Quarteto Fantástico, já em 1962, Lee em parceria com Steve Ditko lança “O Homem Aranha” que conta a historia de um jovem que após ser picado por uma aranha descobre superpoderes a partir daí tem que conciliar a vida de um jovem normal do colegial com a de super herói com grandes responsabilidades. “Ele é um dos heróis mais amados do mundo e consegue fazer todos os fãs felizes”, ressalta Lee.
 
Durante a década de 1960 Stan lançou outros personagens icônicos no imaginário dos fãs, como,Hulk em 1962, O Homem de Ferro em 1963, também em 1963 lançou os Vingadores e os X-Men, um grupo de jovens mutantes que liderado pelo professor Charles Xavier aprendiam a controlar e usar seus poderes.
 
A Marvel continuava a crescer cada vez mais, então em 1972, Lee se torna o editor chefe da editora, em 1980 começou a dirigir as Produções Marvel, que era a realização de series para a TV e filmes para o cinema. A entrada dos heróis da Marvel em Hollywood não foi fácil, em 1981, Lee desembarca em Los Angeles para negociar contratos com produtoras de cinema, no inicio enfrentou bastante dificuldade, só em 1998 a Fox adquiriu os direitos autorais de X-Men e lançou em 2000, e a Sony adquiriu os direitos de O Homem Aranha que foi laçado em 2005.
 
A participação do criador em suas criações começou em 1989 durante o julgamento de O incrível Hulk, isso nos quadrinhos, logo após os anos 2000 sua presença nos cinemas se tornaram mais frequentes.  
 
Stan Lee faleceu aos 95 anos, em 12 de dezembro de 2018 em Los Angeles na Califórnia, o seu atestado de óbito aponta que a causa da morte foi parada cardíaca com insuficiência respiratória, ainda de acordo com o documento ele faleceu por volta das 9 horas da manhã. Lee deixou duas filhas e um legado na historia do cinema mundial.


REFERENCIAS:  
 
FRAZÃO, dilva. BIOGRAFIA DE STAN LEE. 2019. Diesponivel em:<www.ebiografia.com/stan_lee/. >.Acesso em Jun de 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »