Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/12/2021 às 21h05min - Atualizada em 17/12/2021 às 20h43min

Conheça a origem de Akai Ito: Fio vermelho do destino

É comum a lenda aparecer em animes e filmes.

Fernanda Alves - Editado por Ana Terra
Akai ito é uma lenda originaria da China, que ao longo de gerações foi modificando-se. No Japão também é comum ouvirmos contos sobre a lenda. Akai ito significa fio vermelho do destino, pois pode acontecer de passar anos, mesmo assim quando a pessoa é destinada a outra nada poderá separar as almas gêmeas. No Japão esse tema é recorrente em animes e alguns seriados.

Origem: Lenda Akai Ito (Fio vermelho do destino)  
A lenda aborda um conto sobre casais destinados através de um fio vermelho invisível, que ficar preso em seus tornozelos. Segundo a história, os deuses após o nascimento das crianças amarram um fio invisível naqueles que estão destinados a serem almas gêmeas e essas pessoas podem ter outros relacionamentos, mas não serão felizes, pois no momento ainda não está com o seu pretendente escolhido pelo destino.

“Um fio invisível conecta os que estão destinados a conhecer-se… Independentemente do tempo, lugar ou circunstância… O fio pode esticar ou emaranhar-se, mas nunca irá partir.” — Antiga crença chinesa

Conto Japonês
Os japoneses contam a lenda de outra forma, ao invés de serem conectados pelos tornozelos, os deuses amarram o fio no dedo mindinho dos que estão predestinados a serem almas gêmeas. A história segue a mesma, mudando apenas o local que é amarrado o fio.

O deus casamenteiro da lenda Akai ito é o que pode ser abreviado para Yuelao, de acordo com a crença ele é um antigo deus lunar casamenteiro.

Há um conto sobre o deus casamenteiro, onde ele avista um jovem que já estava tornando-se rapaz e precisava de uma esposa ao seu lado. Foi a primeira vez que ele havia visto o fio vermelho e estava conectado a uma garota do outro lado, em uma cabana admirando o reluzente céu.

O garoto recusa a casar com ela e arremessa uma pedra em sua predestinada, os anos se passaram e ele encontra uma linda jovem e se apaixona por ela, mas ele acaba percebendo que a mulher tem uma cicatriz em sua sobrancelha e ele lembra do que fez no passado. Não adiantou nada ter fugido do destino, pois sempre tudo pode volta.

Retrato do conto nas animações
Alguns autores de animes retratam o conto em suas animações, como é o caso do filme Your Name, que conta a história de dois jovens que estão conectados através dos seus sonhos e trocam de corpos todas as noites. O fio é representado pela corda que amarra o cabelo de Mitsuha. Não somente Your Name, mais também animações como Noragami, que em um episódio da segunda temporada, mostra que um deus conectou o fio entre Yato e Hiyori. 


Referências:
Dicionário de símbolos, Akai ito: o amor no fio vermelho do destino. Dicionariodesimbolos.com.br. Disponível: <https://www.dicionariodesimbolos.com.br/akai-ito-amor-no-fio-vermelho-do-destino/
>. Acesso: 12 de dezembro de 2021.
Japão caçadores de lendas, Akai ito: A lenda do fio vermelho do destino, 2015. Japaocacadoresdelenda.com.br. Disponível: <https://cacadoresdelendas.com.br/japao/akai-ito-o-fio-vermelho-destino/>. Acesso: 12 de dezembro de 2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »