Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/01/2022 às 12h12min - Atualizada em 29/01/2022 às 11h19min

Conheça Besouro Azul, protagonista do novo filme da DC

A história acompanhará Jaime Reyes, terceiro personagem a usar o manto do Herói

João Vitor O. Santos - Editado por Marcela Câmara

Em 2021 a DC anunciou a produção de um novo filme do seu panteão de heróis, o Besouro Azul. Em primeiro momento, seria lançado para a plataforma de streaming HBO MAX, entretanto a DC voltou atrás com essa afirmação e confirmou que filme chegará primeiro aos cinemas, mais especificamente em agosto de 2023. 

Para entender melhor o que esperar na nova produção da DC, confira aqui no Lab um pouco da história do herói.  

O Besouro Azul é um manto compartilhado por 3 pessoas, sendo elas Dan Garrett, Ted Kord e Jaime Reyes

Dan Garret foi o primeiro Besouro Azul e teve a sua primeira aparição em agosto de 1939 na revista Mystery Men Comics. Na história, Daniel Garret era um policial durante o dia e um super-herói à noite. Porém nem sempre foi assim, Dan passou a combater o crime depois de seu pai, também policial, foi morto enquanto trabalhava.
Garret passou a seguir uma dieta que ele mesmo preparou ao manipular algumas vitaminas e com elas, conseguiu super força e super agilidade. Além disso, o herói usava uma roupa a prova de balas. 


Em 1954 a Charlton Comics adquiriu os direitos do personagem e Steve Ditko (co-criador do Homem-Aranha) mudou a história de Dan. Agora, Dan Garrett é um arqueólogo que encontra um Besouro Azul e ao dizer “Khaj Dha”, se transforma no herói com super força, manipulação de raios, capacidade de voar e outros poderes. 

Em 1966 foi apresentado o cientista Ted Kord que após perder o seu tio em uma explosão durante uma experiência secreta, parte em uma jornada para encontrá-lo. Quem ajuda Ted é o seu velho amigo da faculdade, Dan Garret. Os dois descobrem que o tio de Ted tinha um exército de mercenários em uma ilha deserta e tentam lutar contra, porém Dan Garret é morto. Antes do suspiro final de Dan, ele revela que é o Besouro Azul e passa o manto para Ted Kord. Depois de muitas aventuras, Ted Kord perece em batalha tentando impedir Maxwell Lord de exterminar todos os heróis da Terra.  

Durante a Segunda Crise nas Infinitas Terras de (2005), é apresentado ao público o jovem mexicano-americano, Jaime Reyes. Jaime encontra o escaravelho em El Paso, Texas. O objeto se prende à sua coluna dorsal, fazendo o jovem falar língua alienígena e se comunicar com um escaravelho, o mesmo avisa que o auxiliará em qualquer perigo, entregando super poderes ao garoto. Entre os poderes do Besouro Azul de Jaime Reyes está voo, criação de asas, escudo e rajadas de energia.


O filme do Besouro Azul será o primeiro com um Super-Herói Latino a ser lançado pela DC. Conta com a direção do porto-riquenho Angel Manuel Soto e roteiro de Gareth Dunnet-Alcocer. O protagonista Jaime Reyes será interpretado por Xolo Maridueña, ator que dá vida ao Miguel Diaz na série Cobra Kai (Netflix).

Xolo chegou a comentar em entrevista para o Usa Today sobre a importância do filme na comunidade Latina. “Honestamente, parece que eu pulei algumas etapas. Cobra Kai tem sido uma oportunidade incrível e parece um pouco intimidador que esse [Besouro Azul] seja meu primeiro filme e eu sei que será totalmente diferente de qualquer coisa em que eu já trabalhei. Eu estou nervoso, mas eu estou animado. Vai ser importante, não apenas para os latinos e para ver pessoas não-brancas, pessoas marrons, sendo representadas nas telas, mas também para mostrar uma história que nós não chegamos a ver antes.” 



O filme terá a sua estreia em agosto de 2023 e será o pontapé inicial para a nova fase do universo DC nos cinemas, já que também estão confirmados os filmes da Batgirl e Super Choque 

REFERÊNCIAS

GARCIA, L. História e Curiosidades do Besouro Azul super herói da DC que ganhará filme pela HBO Max GEEKBLAST 10 de ago. de 2021. Disponível em: 
<https://www.geekblast.com.br/2021/08/historia-e-curiosidades-do-besouro-azul.html
> Acesso em: 24 de jan. de 2022.

Ryanleston. Filme do Besouro Azul estreia nos cinemas em 2023 IGN 17 de dez de 2021. Disponível em: <https://br.ign.com/blue-beetle-the-movie/95333/news/filme-do-besouro-azul-estreia-nos-cinemas-em-2023
> Acesso em: 24 de jan. de 2022.

RANTIN, C. Besouro azul: Xolo Maridueña fala sobre a importância do filme LEGIÃO DOS HERÓIS 10 de jan. de 2022. Disponível em: 
<https://www.legiaodosherois.com.br/2022/besouro-azul-xolo-mariduena-importancia.html> Acesso em: 24 de jan. de 2022.

QUINTAS, F. Saiba o essencial sobre Besouro Azul e o seu poderoso Escaravelho! AFICIONADOS 19 de dez. de 2018. Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/besouro-azul/> Acesso em: 24 de jan. de 2022.

JUNIOR, A. Besouro Azul III GUIA DOS QUADRINHOS 20 de mar. de 2007. Disponível em:
<http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/besouro-azul-iii-(jaime-reyes)/1059> Acesso em: 26 de jan. de 2022

"UnPlayer" Besouro Azul II GUIA DOS QUADRINHOS 15 de mar. de 2007. Disponível em: <http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/besouro-azul-ii-(theodore-ted-stephen-kord)/709> Acesso em: 26 de jan. de 2022. 

RIBEIRO, A.  Besouro Azul I GUIA DOS QUADRINHOS 22 de nov. de 2007. Dispónível em: <http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/besouro-azul-i-(dan-garrett)/4913> Acesso em 26 de jan. de 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »