Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/01/2022 às 20h59min - Atualizada em 29/01/2022 às 20h45min

Matrix Resurrections: combinação entre passado e futuro

Matrix Resurrections está disponível na plataforma da HBO Max, desde o dia 28 de janeiro, aqui no Brasil

Raila Costa - Editado por João Martinez
Fonte: Warner Bros

Com direção de Lana Wachowski, Matrix Resurrections, no Brasil teve a estreia no final do ano (2021) aproximadamente uma semana após o lançamento  do filme Homem-Aranha: Sem volta para Casa, atitude um pouco arriscada, visto que dois grandes filmes lançados em um curto intervalo de tempo, podem, de certa forma, interferir na bilheteria. Além disso, nos EUA, o filme também foi disponibilizado pelo serviço de streaming HBO Max, no mesmo dia que no cinema, por isso, a monetização a partir de ingressos foi baixa. Entretanto, isto não quer dizer que o filme tenha dado prejuízos.

 

Cerca de vinte anos após o primeiro Matrix (1999), Keanu Reeves dá continuidade ao seu papel como Neo ao lado da atriz Carrie-Anne Moss (a Trinity), que tem um belo desempenho, mostrando que apesar de muito tempo, ainda conseguem cumprir o peso dos seus personagens. Contudo, o filme não traz nenhuma novidade, em questão de revolução tecnológica, como foi o caso do primeiro, que acarretou contribuições para as ficções científicas, ele apenas narra o que aconteceu na vida do personagem e sua trajetória dentro da Matrix, ocasionando em alguns fãs uma certa decepção neste aspecto.

 

Mas o que não se pode negar é que este filme está repleto de referências. Em  Matrix 4, logo no início já é apresentada a primeira referência, a logo da Warner Bros na cor verde com códigos escorrendo pela tela, marca registrada da obra, indicando que estamos adentrando a Matrix. Aparece também, o gato preto representando falhas no programa, além disso, este gato que pertence ao terapeuta (analista) que o Neo frequenta se chama Déjà-vu, alusão ao primeiro filme, quando o personagem principal encontra um gato e acha se trata de um Déjà-vu.  A sala do analista é repleta de tons de azul, podendo ser encontradas em suas meias, nos óculos, no olho, nas roupas, medicamentos para o tratamento (do Neo), indicando nas entrelinhas de que o personagem principal está preso a essa falsa realidade. Outro aspecto que dá indícios de que não se trata do mundo real é quando o personagem principal aparece comendo macarrão, reportando ao filme 1 quando ele diz a Trinity  sobre um restaurante que costumava frequentar e comer o macarrão que tanto gostava, quando ainda fazia parte da Matrix.

 

O novo longa-metragem sempre mescla imagens do passado e futuro para construir a narrativa, bem como traz os acontecimentos da vida de Neo, em seu cotidiano, mesmo não sabendo que ele realmente existiu, mas que compõe o cenário do seu escritório. No jogo que desenvolveu com base na sua vida “passada” é renomado e ganha um prêmio que tem a data de 1999, ano em que o primeiro Matrix foi lançado. Por mais que não haja tanta novidade em seu roteiro e por vezes, o filme segue em ritmo lento se comparado aos anteriores, ele acompanha o desenvolver dos sentimentos do protagonista, e a cada descoberta vai acelerando a narrativa e finalmente chega às lutas, compondo o seu estilo próprio, na qual os fãs da obra reconhecem como o estilo da franquia.



 

Referências: 

 

CORAL, Guilherme. Matrix 4: Por que filme com Keanu Reeves foi fracasso de bilheteria. Observatório do Cinema, 28 de janeiro de 2022. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2022/01/matrix-4-por-que-filme-com-keanu-reeves-foi-fracasso-de-bilheteria>. Acesso em: 29 de janeiro de 2022.

Matrix Ressurections: 30 referências e easter eggs que vão bugar sua mente!. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NBW6qaIZggY>. Acesso em: 29 de janeiro de 2022.

Por que os fãs estão odiando Matrix Ressurections?. Youtube, janeiro de 2022. Disponível em:  <https://www.youtube.com/watch?v=IXDl12qSnxg&t=37s>. Acesso em 28 de janeiro de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »