Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/06/2019 às 20h15min - Atualizada em 24/06/2019 às 20h15min

Não é preciso estudar em Hogwarts para jogar quadribol

Há mais de 13 anos, grupos se reúnem para praticar esporte que nasceu dos livros de J.K. Rowlling

Gustavo Andrade
Maria Laura Moura
O quadribol tem se tornado algo tão popular, no Brasil, que a prática desse esporte tem atraído também os “trouxas”. Por aqui, tudo começou em meados de 2010, quando um fã da série Harry Potter, chamado Lobinho, criou, no Rio de Janeiro, a equipe do Rio Ravens. Quatro anos mais tarde, em dezembro de 2014, os capitães dos cinco times que já existiam no país, se reuniram e criaram a Associação Brasileira de Quadribol, com o intuito de centralizar as informações sobre regras, times e partidas. Hoje, a ABRQ conta com 13 equipes filiadas nos estados do Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A equipe da ABRQ é formada por 14 voluntários, que fazem parte de times nacionais ou até internacionais e desempenham funções distintas, como arbitragem, organização de eventos, relacionamento com os times e jogadores, e se dividem entre o Conselho Administrativo e a Diretoria Executiva.

Para além do Brasil, existe também a Associação Internacional de Quadribol (IQA), criada em 2005, por Xander Manshel e Alex Benepe, nos Estados Unidos. De acordo com o site oficial da entidade, há no mundo todo, pelo menos 8 mil jogadores, espalhados em 600 times, de mais de 40 países. Além disso, em vez do Torneio Tribruxo, os jogadores trouxas de diversas nacionalidades podem competir, a cada dois anos, a Copa do Mundo de Quadribol, que teve a sua primeira edição em 2012, na cidade de Oxford, Inglaterra, em que os Estados Unidos venceram a França, e sua mais recente, em 2018, na cidade de Florença, na Itália, com a vitória dos Estados Unidos sobre a Bélgica. Os brasileiros participaram apenas das edições de 2016, em Frankfurt, na Alemanha, e de 2018. 


Filiada à Associação Internacional de Quadribol, encontramos a Confederação do Sul de Quadribol (Confederación del Sur – Quidditch), criada em agosto de 2016 e formada pela Associación Argentina de Quidditch (AAQ), Associação Brasileira de Quadribol (ABRQ), Quidditch Chile e Federación Deportiva Peruana de Quidditch (FDPQ), responsável por coordenar, difundir e regulamentar o quabribol entre os países da América do Sul. Cabe também à Confederação realizar todos os anos a Copa del Sur, uma competição entre times, e não entre seleções, que ocorre sempre no mês de dezembro e tem duração de 2 a 3 dias. Em 2018, a Copa aconteceu em Lima, no Peru, e quem conquistou o bicampeonato foram os argentinos do Deathly Dragons, de Rosário. Por conta disso, as disputas neste ano vão acontecer na Argentina.

De youtuber e fã de Harry Potter a artilheiro de quadribol

O criador de conteúdo Léo Santi, 22, divide a sua paixão por Harry Potter entre o canal de vídeos que ele mantém no YouTube há três anos, o Patrono Net, e o seu time de quadribol, o Dragões da Tormenta, que disputará no próximo dia 30 de junho a final do Campeonato Paulista de Quadribol contra o Kelpies de Orion.

Diferente de Harry, que foi apanhador do time da Grifinória, Léo joga na posição de artilheiro, cuja função é jogar a goles para outro artilheiro, para que um deles faça o gol, e marque 10 pontos para a equipe.

Para não te deixar em dúvida sobre quem é quem num jogo de quadribol trouxa e ainda explicar quais são as regras do jogo, nossa equipe conversou com a diretora de comunicação da ABRQ, Tábata Magalhães, que mora no Rio de Janeiro e joga pelo time Rio Ravens. 

As equipes

Nos dezoito primeiros minutos de jogo, cada equipe é composta por seis jogadores. Só depois desses minutos é que os apanhadores de ambos os times entram em ação. Por ser um esporte inclusivo, no quadribol são aceitas num mesmo time atletas de diferentes gêneros e orientações sexuais.

“Cada equipe é formada por 3 artilheiros, 1 goleiro, 1 apanhador e 2 batedores. Apesar de aparecer como uma pessoa vestindo uma bermuda amarela, com uma bola de tênis fixada na parte de trás, o “pomo de ouro”, a bola mais importante da disputa, não pertence a nenhuma equipe e não interage com nenhum jogador. Tem como objetivo impedir que os apanhadores de cada equipe apanhem o pomo, pois isso representa o ganho de 30 pontos e o fim de um período do jogo. Os três períodos são tempo regular, prorrogação e segunda prorrogação", explica Tábata. 

Com 143 páginas, o Manual de Regras publicado pela ABRQ, que não é uma versão oficial reconhecida pela IQA, dispõe sobre as funções de cada jogador. 

Os artilheiros têm como bola de uso a goles, sua cor de testeira é branca, e eles podem arremessar, chutar ou de qualquer forma passar a goles através dos aros do time adversário, marcando assim 10 pontos a cada acerto. 

O goleiro também tem como bola de uso a goles, sua cor de testeira é verde, e sua função é impedir que os adversários acertem a goles no aro do seu time. 

Os batedores têm como bola de uso o balaço, sua cor de testeira é preta, e eles podem chutar, arremessar o balaço, queimando os outros jogadores e, desse modo, interrompendo o fluxo do jogo. 

Por fim, usando uma testeira amarela, o apanhador é aquele que, no time, tem a função de remover o pomo do corredor do pomo, para marcar 30 pontos e encerrar o período. 

Infelizmente, as vassouras dos jogadores não são voadoras e os uniformes não como os que aparecem nos filmes (veja na foto acima).


As bolas 

O quadribol se inicia com quatro bolas no chão, no meio do campo, que são três balaços e uma goles. Os balaços são, geralmente, bolas de dodgeball (queimada),que são um pouco esvaziadas para facilitar a pegada. Já a goles é representada pela bola de vôlei, que também é um pouco esvaziada. Assim como na saga Harry Potter, existem em campo 3 aros e a equipe que conseguir atravessar a bola por um deles,  terá marcado 10 pontos. O pomo entra aos 17 minutos e quando é apanhado, vale 30 pontos. 

O campo 

De acordo com o Manual de Regras, o campo possui formato de pílula e é composto por 3 partes - um retângulo e dois semi-círculos limitando a largura do retângulo, mas os jogadores não ficam restritos a apenas essa área. 

Para os apaixonados pelos livros de J.K. Rowlling 

O livro "Quadribol através dos séculos" é mencionado logo na primeira obra da série, "A pedra filosofal" e teria sido escrito por Kennilworthy Whisp, compondo o acervo da biblioteca de Hogwarts. Whisp foi um pseudônimo usado por J. K. Rowlling, em 2001, assim como ela fez anos mais tarde quando criou Robert Galbraith como o autor da série policial que traz como protagonista o detetiva Cormoran Strike. 

Escrito em 2001, "Quadribol através dos séculos" mostra um histórico completo sobre o esporte, todas as suas modificações e a difusão pelo mundo, de seu nascimento até os dias de hoje. 

Publicado no  Brasil pela editora Rocco, o livro em versão capa dura está saindo a R$ 27,62, para quem comprá-lo no site da Livraria Cultura
 


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »