Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/02/2022 às 16h12min - Atualizada em 12/02/2022 às 15h27min

Oscar 2022 | Quais foram as melhores animações do ano?

Confira os indicados a melhor animação, suas trajetórias e os favoritos

Nataly Leoni - Editado por Ana Terra

As indicações do Oscar 2022 foram divulgadas no dia 08 de fevereiro, com filmes como Ataque dos Cães e Duna levando o maior número de indicações da premiação, como já era esperado. Mas não há muitas surpresas também entre as produções indicadas ao tão almejado Oscar de Melhor Animação, a final levando três indicações, a dominância dos Estúdios Disney quando se fala em animação fica cada vez mais clara. Disponíveis na plataforma Disney+, as produções no geral já são muito aclamadas pelo público e pela crítica.

Entre elas estão Luca, que foi produzido pela Pixar e envolve temáticas como inclusão, preconceito e amizade em uma trama leve e divertida que levou oito indicações ao prêmio de animação Annie Awards 2022 divulgadas pela Associação Internacional de Filmes de Animação (ASIFA-Hollywood). A segunda indicação é de Raya e o Último Dragão, que explora a questão da importância da união entre povos para o bem da convivência harmoniosa entre a humanidade e os dragões, também muito aclamado pela crítica, levando um total de dez indicações ao Annie Awards.

E para completar as indicações dos estúdios Disney, Encanto conta com uma história repleta de aventuras que se passam na Colômbia acompanhando a trajetória de Maribel Madrigal, que traz representatividade, força, superação e muita coragem. O filme está sendo cotado como um dos favoritos a levar a estatueta para casa, além disso, obteve um total de nove indicações ao  Annie Awards, levou o Globo de Ouro e mais duas indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original.

Mas não foi apenas a Disney que levou indicações nesta edição do Oscar, a Netflix também marcou presença com A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas. O longa leva o público para uma aventura ao lado da família Mitchell a fim de ajudar a salvar a humanidade em meio a uma revolta de máquinas, com toques cômicos que agradaram bastante o público e a crítica. A produção obteve oito indicações ao Annie Awards e conquistou o New York Film Critics Circle Award de Melhor Animação.

Por último mas não menos importante está Flee, um drama documentário de animação dirigido pelo dinamarquês Jonas Poher Rasmussen. A animação acompanha a trajetória de Amin Nawabi que ao estar prestes a se casar com seu noivo decide contar a história de sua chegada à Dinamarca como um refugiado do Afeganistão, a 20 anos atrás. Flee fez história como o primeiro longa-metragem a ser indicado simultaneamente às categorias de Melhor Animação, Melhor Documentário e Melhor Filme Estrangeiro

O longa de Rasmussen, que também é favorito à conquista do Oscar, foi indicado a quatro categorias no Annie Awards, levou  o Grande Prêmio Crystal do festival de Annecy, além das categorias de melhor animação e melhor documentário nos Prêmios do Cinema Europeu e Gotham Independent Film Award de Melhor Documentário. Além disso, possui uma aprovação de 98% no Rotten Tomatoes, a maior porcentagem entre todos os indicados da categoria que também alcançaram porcentagens acima de 90%.

O Oscar 2022 está marcado para o dia 27 de março e até lá as especulações continuam, quem será que leva a tão sonhada estatueta?, mas já vem conquistando os críticos em diversas outras premiações. 

REFERÊNCIAS: 

BARDINI, Julio. Raya e o Último Dragão e Encanto dominam as indicações ao Annie Awards. Cinema com Rapadura, 21 de dezembro de 2021. Disponível em: <https://cinemacomrapadura.com.br/noticias/607457/raya-e-o-ultimo-dragao-e-encanto-dominam-as-indicacoes-ao-annie-awards-principal-premio-da-animacao/>.  Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

RANTIN, Chris. OSCAR 2022: CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS INDICADOS. Legião dos Heróis, 09 de fevereiro de 2022. Disponível em:  <https://www.legiaodosherois.com.br/2022/oscar-2022-lista-indicados.html>. Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

Redação QUEM. Oscar 2022: Confira os indicados, as surpresas, os favoritos e os esnobados. QUEM, 08 de fevereiro de 2022. Disponível em: <https://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2022/02/oscar-2022-confira-os-indicados.html>. Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

Redação O Globo. Conheça 'Flee', primeiro na história indicado a melhor animação, documentário e filme estrangeiro no Oscar. O Globo, 08 de fevereiro de 2022. Disponível em:

<https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/conheca-flee-primeiro-na-historia-indicado-melhor-animacao-documentario-filme-estrangeiro-no-oscar-25385301>. 12  de fevereiro de 2022.

VIANA,Thamires. Onde assistir as animações indicadas ao Oscar 2022. CineClick, 09 de fevereiro de 2022.  Disponível em:  <https://cineclick.uol.com.br/noticias/onde-assistir-as-animacoes-indicadas-ao-oscar-2022>. Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »