Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/06/2019 às 20h09min - Atualizada em 29/06/2019 às 20h09min

Bolsomito 2k18 – O polêmico game que surpreendeu o Brasil

O game seria uma “lacração” da direita e seus apoiadores ou seria apenas um game como qualquer outro?

Pedro Dias - Editado por Igor Cartiê
Arte/Site: Trecobox
Durante a corrida presidencial em 2018, na época, Jair Bolsonaro era candidato à presidência do Brasil. Desenvolvido pela Game BS Studios, o jogador tem como objetivo enfrentar os principais inimigos de Jair Bolsonaro. O protagonista enfrenta personagens classificados como “comunistas” e “esquerdistas” até a sua chegada em Brasília para tomar posse do cargo de Presidente do Brasil.

Fonte: Youtube

(O intuito desta matéria é analisarmos o que o game apresenta para os jogadores e suas consequências. Mesmo que você seja contra ou a favor do game, vamos respeitar a pluralidade de ideias)
 
Para alguns jogadores é apenas um game que não incentiva a violência, mesmo com o que é abordado na história do game. Para outras pessoas, mostra uma gravidade de erros cometidos ao longo da campanha. Bolsomito 2k18 é um game para PC onde o jogador controla um personagem idêntico ao de Bolsonaro. Inspirado no antigo cenário político brasileiro, dominado pelos anos petistas seguidos, a descrição do game relata: “Conta a história de um homem farto de viver em uma sociedade corrompida por um inimigo ideológico, que pretende se perpetuar no poder através de uma ditadura comunista” e “é inspirado no atual momento político brasileiro e tem como protagonista um cidadão de bem que está cansado da crescente corrupção e inversão de valores que abala a sociedade”, informações descritas pelo game.

 

Na época do seu lançamento, Bolsomito 2k18 foi considerado um dos jogos mais vendidos na Steam. Como também recebeu muitas denúncias dos usuários da plataforma Steam. A proposta do jogo coloca o candidato contra diversos políticos rivais, homossexuais, negros, membros do MST – Movimento sem Terra e estudantes de esquerda. Baseado no personagem político, Jair Bolsonaro, o protagonista do game encontra adversários pelas ruas e bate nos seus inimigos até que eles se transformem em fezes.

Fonte: Revista Fórum 

A Steam permite que desenvolvedores independentes publiquem seus games para venda. O Steam Greenlight faz com que os games fiquem visíveis para toda a comunidade da Steam e, através de uma votação, conseguem espaço e direito à publicação de forma oficial na plataforma da Steam. Sendo assim, Bolsomito 2k18 é um jogo brasileiro independente que conseguiu espaço para todos os usuários da Steam.
 
Por meio de um comunicado feito pela assessoria de Bolsonaro, eles declararam que não tinham conhecimento sobre os responsáveis pelo game e que acreditaram ser uma ação dos seus opositores contra o candidato à presidência do Brasil, segundo informações do site Tech Tudo.

Hoje em dia, o usuário não consegue mais comprar este game na Steam, por incentivar o ódio gratuito contra às minorias. O comércio e veiculação do produto foi suspenso na Steam através do pedido feito pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Como mostra no game, espancar “inimigos” classificados como minorias: negros, gays, feministas e representantes de movimentos sociais, para o MPDFT: “liberdade de expressão não pode ser confundida com discurso de ódio” e diz que “o game prejudica os traços de personalidade de Bolsonaro”, além disso: “mostra de forma negativa o Brasil junto à comunidade internacional”.
Fonte: Observatório de Games

Como consequência disso, foi generalizado que “todos os outros games também são violentos”. Devemos entender que nem sempre os jogos são violentos. Pode até ser que um jogo ou outro tenha uma pegada mais delicada. Isso pode variar com cada jogo. Neste caso específico, o game Bolsomito 2k18 “condena”, moralmente, as pessoas esquerdistas e transformam como “vilões” do game. Para o ponto de vista jurídico e de algumas pessoas, o game é violento por apresentar ódio contra determinados grupos da sociedade brasileira. Bolsomito 2k18 mostra ataques diretos aos seguidores de ideologias esquerdistas, como o Partido dos Trabalhadores (PT), membros do MST (Movimento Sem Terra), ilustrando um burro com uma faixa do PT induzindo como “Os idiotas brasileiros”.

 
 
O jogo é feito de referências políticas e de celebridades conhecidas no Brasil, Bolsomito 2k18 traz aliados de Jair Bolsonaro como: Nando Moura, Olavo de Carvalho, Arthur do Val – MamãeFalei, Danilo Gentili, Sérgio Moro, até mesmo, o fantasma de Enéas. Indo o outro lado da moeda, também é mostrado os “inimigos” de Jair Bolsonaro: William Bonner, Maria do Rosário, Dilma Rousseff, Michel Temer, Guilherme Boulos, e principalmente, Jean Wyllys.
 
 
Precisamos compreender até onde a liberdade de expressão é permitida. Quando a pessoa confunde com “achismos” ou discursos de ódio, ofendendo a terceiros, até mesmo, por conta de uma “simples” piada, você pode ferir a honra de uma pessoa ou de um determinado grupo. Como consequências das terríveis guerras, principalmente, da Segunda Guerra Mundial, o achismo de Hitler fez a cabeça de muitos naquela época e acabou dominando toda a Europa, e como consequência, o extermino em massa dos judeus e suas famílias em Berlim.
 
Referências:
 
Bolsonaro ganha jogo polêmico contra oponentes políticos. 2018. Disponível em <https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/10/bolsonaro-ganha-jogo-polemico-contra-oponentes-politicos.ghtml> Acessado em 29. junho. 2019

Jogo bolsomito 2k18 é suspenso após pedido do Ministério Público. 2018. Disponível em <https://seguros.canaltech.com.br/games/jogo-bolsomito-2k18-e-suspenso-apos-pedido-do-ministerio-publico-129605/> Acesso em 29. junho. 2019

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »