02/05/2022 às 14h01min - Atualizada em 02/05/2022 às 13h37min

Titanic | O navio e a tragédia que romperam as barreiras do tempo e sempre invadem a ficção

A história atraente e atemporal completa 25 anos de lançamento nos cinemas e ganha novos formatos

Larissa Pessoa - Editado por Ana Terra
Em 1997, o diretor James Cameron trouxe para as telonas o longa que impactou a história do cinema e levou onze estatuetas de ouro. Esse ano, Titanic completa vinte e cinco anos, e é marcado também por outra data emblemática, o naufrágio que serviu de inspiração para essa famosa adaptação completa 110 anos.

A história do transatlântico se tornou ainda mais atraente para Hollywood quando a embarcação foi encontrada no oceano apenas em setembro de 1985, setenta e três anos depois da tragédia. Ou seja, o luxuoso navio passou mais tempo no fundo do oceano do que em terra, esse fato torna a atmosfera da história ainda mais poética e misteriosa. Além desse acontecido, todo o luxo, elitismo, diferenças sociais, o misto de “orgulho” e “irresponsabilidade” presentes na cultura da época é manifestado dentro desse “universo” que a obra relatou dentro do navio.

Titanic carrega toda a poesia romântica e jovial do casal Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo Dicaprio) e seus anseios boêmios de se desprender da rigidez social do começo do século XX. A atração do público pelo romance trágico foi imediata e o filme mudou para sempre a vida dos atores envolvidos, especialmente dos protagonistas.



Essa não foi a primeira e nem a última vez que Hollywood vislumbrou o potencial narrativo desse trágico acontecido. A máquina de audiovisuais conta com pelo menos treze adaptações envolvendo o naufrágio, sendo a décima quarta uma produção Franco-espanhola, “A camareira do Titanic” ou “La Femme de chambre du Titanic”, lançada no mesmo ano da produção mais aclamada.

Entre 2012 e 2018 a empresa Blue Star Line planejou a construção de uma réplica da embarcação, chamada Titanic II, que planejava cruzar os oceanos, até agora não há atualizações sobre esse novo transatlântico. O que temos na verdade é o universo cinematográfico apostando mais uma vez na temática, com o lançamento do longa de terror para televisão intitulado “Titanic 666”, a trama de baixo orçamento do diretor Nick Lion, conta justamente a história de uma réplica moderna do navio, que ao passar pelas mesmas águas do naufrágio acaba invocando forças sobrenaturais dos espíritos envolvidos na tragédia. O filme estreou dia quinze de abril de 2022 nos EUA, mas ainda não está disponível no Brasil.


REFERÊNCIAS
CLAUDIA PAIXÃO.Ana. 110 anos de naufrágio do titanic: a atemporalidade do drama e tragédia. claudia.abril.com.br. 2022.  Disponível em <https://claudia.abril.com.br/coluna/ana-claudia-paixao-hollywood-cinema-series/110-anos-do-naufragio-do-titanic/>. Acesso em: 02 de maio de 2022.
MOURA.Rayane.Conheça “Titanic 666”, terror onde os passageiros embarcam para o lugar onde o navio afundou. gizmodo.uol.com.br. 2022. Disponível em <https://gizmodo.uol.com.br/conheca-titanic-666-terror-onde-passageiros-embarcam-para-o-lugar-onde-o-navio-afundou/#:~:text=%E2%80%9CTitanic%20666%E2%80%9D%20vai%20estrear%20dia,Jacob%20Cooney%20e%20Jason%20White>. Acesso em: 02 de maio de 2022.
Star Plus: veja as novidades que chegam ao catálogo em abril de 2022. Tudocelular.com. 2022. Disponível em <https://www.tudocelular.com/novos-produtos/noticias/n188178/star-plus-estreias-abril-2022.html>. Acesso em: 02 de maio de 2022.
Empresa cria réplica do Titanic que fará o mesmo trajeto do navio original. revistapegn.globo.com. 2022.  Disponível em <https://revistapegn.globo.com/Negocios/noticia/2018/10/empresa-cria-replica-do-titanic-que-fara-mesmo-trajeto-do-navio-original.html>. Acesso em: 02 de maio de 2022.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »