Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/05/2022 às 22h35min - Atualizada em 05/05/2022 às 23h31min

Star Wars Day | Que a força esteja com você

Conheça um pouco sobre o 4 de maio dos fãs de Star Wars

Tailane Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Disney/Lucasfilm
Ontem, quarta-feira, 4 de maio, foi um dia especial para os fãs de Star Wars. Todos os anos, pessoas ao redor do mundo se reúnem para celebrar e o dia é marcado por várias homenagens e comemorações. Apesar da pandemia dificultar os encontros presenciais, as redes sociais “bombam” com fotos, vídeos e muito mais. Essa data é conhecida com o Star Wars Day.

O primeiro filme chegou às telas do cinema em 18 de novembro de 1977 e alcançou a incrível bilheteria de US$ 775,8 milhões. Nele acompanhamos a saga de Luke Skywalker e Han Solo para salvar a princesa Leia das mãos do vilão Darth Vader. O longa foi um sucesso e rendeu em vários outros filmes, tornando-se uma das franquias mais rentáveis da história do cinema.

Por que 4 de maio?



Esse dia foi escolhido devido a uma frase icônica, repetida em vários momentos da série: “May the force be with you”, ou seja, “Que a força esteja com você”, em português. No idioma original, ela sofre um trocadilho entre os fãs, ficando algo como “May the fourth be with you”, que traduzindo fica “Que o 4 de maio esteja com você”. Decidiu-se, portanto, aderir à data.

Apesar de perder o sentido em português, os fãs brasileiros não deixaram de acatar o “feriado não oficial”, participando também das festividades.
Oficialmente, a primeira comemoração ocorreu em 2011, em um encontro organizado por fãs na cidade de Toronto, no Canadá. A ideia foi bem aceita e criou-se uma tradição a partir dela.

Comemorações em 2022

Como ainda estamos em período de pandemia, novamente algumas festividades presenciais não poderão acontecer. A Disney, conhecida pelos seus eventos anuais nessa data, decidiu por não os fazer esse ano de novo. Entretanto, foi liberado ontem (4) o trailer de Obi-Wan Kenobi no Disney+. A série se passa uma década após os eventos de A Vingança dos Sith, e vai seguir a história do antigo Mestre Jedi e seus esforços para proteger Luke Skywalker e ensiná-lo tudo sobre como ser um grande herói.

Os dois primeiros episódios vão ao ar na plataforma no dia 27 de maio e os outros serão lançados semanalmente, às quartas-feiras, até 22 de junho. Acompanhe o trailer:




Além disso, também entrou ontem no catálogo Disney Gallery: O Livro de Boba Fett, série original e exclusiva que explora os bastidores de O Livro de Boba Fett. Todas as outras produções estão disponíveis no serviço de streaming para você maratonar a hora que quiser.

Já no site oficial de Star Wars, é reservada uma área especial focada apenas nesse dia. Lá, é possível acompanhar curiosidades sobre a franquia, receitas e os famosos do it yourself (DIY – faça você mesmo) de acessórios e roupas inspirados nos personagens.

No Brasil, as comemorações também não param. Em Recife, acontece a terceira edição do Star Wars Day, que conta a participação do youtuber Luciano Last e o grupo Primeiro Império Galáctico de Pernambuco. O evento acontece no próximo sábado (7), às 11h, na Livraria Jaqueira do Recife Antigo, localizada ao lado do Shopping Paço Alfândega e contará com diversas celebrações, como filmes, personagens, games e música, tudo voltado também para o Dia das Mães.

 


Várias homenagens também estão sendo feitas por meio das redes sociais. A Turma da Mônica, sempre presente nesse dia, repostou a capa de sua edição dos Clássicos do Cinema de 2007, onde podemos acompanhar uma paródia de Star Wars com a turminha. Nos stories foram postados quizzes para que o público pudesse interagir.
 


O mundo do futebol não poderia ficar de fora. Os times mineiros Atlético e Cruzeiro também prestaram suas homenagens por meio do Instagram, acompanhe:
 



No Twitter, Mark Hamill, ator querido por interpretar Luke Skywalker, aproveitou para incentivar a população brasileira, principalmente os jovens, a tirarem o título de eleitor, visto que o prazo final coincidentemente foi ontem. Acompanhe:
 

Outras publicações também seguiram na mesma linha.
 

Se você não teve tempo de comemorar o 4 de maio, aproveite o final de semana para maratonar todas as produções que estão disponíveis de Disney+, e não esqueça de compartilhar uma foto usando a hashtag #Maythe4thbewithyou.



REFERÊNCIAS

"O que significa 'May the 4th be with you?'". Disney, 2022. Disponível em <
https://disney.com.br/novidades/o-que-significa-may-the-4th-be-with-you>. Acesso em 04/05/2022.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »