Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/05/2022 às 19h07min - Atualizada em 06/05/2022 às 17h44min

[LISTA] Mães famosas no universo da cultura pop

Celebrando o Dia das Mães, mencionamos algumas personagens do mundo geek que transmitem o amor, carinho e a força de uma figura materna

Luann Motta Carvalho - Editado por Ana Terra


No próximo domingo (8), celebramos o dia de quem nos ajuda, ampara, aconselha e, acima de tudo, nos ama como ninguém no mundo é capaz de fazer – além de puxar nossas orelhas quando merecemos. Dia das Mães.

Mãe é sinônimo de amor, carinho e força. Entre defeitos e qualidades, elas merecem a reciprocidade dessa ternura e proteção. Por isso, o mundo geek também pode fazer as homenagens necessárias.

O universo da cultura pop exibe diversas figuras maternas presentes. Personagens que apresentam uma personalidade forte, além do amor de uma mãe. Assim, escolhemos mencionar algumas delas que ganharam muita popularidade em grandes sucessos culturais. Vem conferir a lista abaixo!
 
Joyce Byers


Tem até uma piada entre os fãs de Stranger Things: “Poxa, a Joyce nunca tem paz, né?”. Pois é, a mãe de Will e Jonathan Byers está sempre dedicada em proteger seus filhos e considerou entrar no Mundo Invertido para salvar Will, quando o garoto desapareceu de Hawkins na primeira temporada da série.

Quando há um breve período de normalidade na cidade, ainda assim, Joyce continua se empenhando no papel de mãe e sempre valoriza o bem-estar dos filhos. O sinônimo personificado de uma mãe atenciosa.

Susan Storm


Durante as HQs da Marvel, ao passar dos anos, Susan "Sue" Storm nem sempre teve a valorização que merecia como integrante do Quarteto Fantástico. Apenas depois de várias edições, ela começou a ser chamada de Mulher Invisível, ao invés de Garota Invisível. Foi também somente após um tempo que Sue recebeu outras habilidades, fora o poder de invisibilidade.

Susan é mãe de dois filhos com Reed Richards: Franklin Richards e Valeria Richards. Além de ser uma pessoa adorável, a Mulher Invisível é considerada a mais forte do grupo, em muitas discussões. Em certos acontecimentos nas histórias da Marvel, ela foi capaz de parar personagens extremamente fortes como Hulk e Wolverine.

A gente fica no aguardo para a próxima adaptação cinematográfica do Quarteto Fantástico para sabermos como será a versão de Sue Storm. Uma mãe heroína, talvez?­

Lílian Evans Potter


No mundo de Harry Potter, seria possível citar vários exemplos de figuras maternas relevantes na história, como Narcisa Malfoy e Rowena Ravenclaw, mas é impossível pensar na saga sem lembrar do amor de mãe que foi decisivo para toda a narrativa. Afinal, Harry se tornou o Menino que Sobreviveu graças à proteção sacrificial de Lílian Evans, sua mãe, contra Lord Voldemort. Uma verdadeira demonstração de amor ao filho.

Além disso, a saga apresenta outros grandes feitos de Lílian, como ser integrante da Ordem da Fênix e ter enfrentando Voldemort várias vezes, além de ter sido uma das bruxas mais inteligentes da sua geração.

Molly Weasley


Já que estamos falando de Harry Potter, eis outra bruxa que não podemos deixar de citar. Em toda a saga, é difícil encontrar um personagem com mais demonstração de afeto que Molly Weasley, uma mãe carinhosa, atenciosa e firme quando precisava ser com Rony e seus irmãos – até mesmo com Harry e Hermione, já que ela os considerava como filhos também.

A ocasião mais marcante de proteção maternal de Molly foi na Batalha de Hogwarts em Relíquias da Morte, quando ela se enfureceu com a tentativa de Bellatrix Lestrange em assassinar Gina Weasley e com isso, derrotou uma das bruxas das trevas mais perigosas entre os Comensais da Morte. Uma mãe e tanto.

 
Assim como HP, Game of Thrones é outra saga com vários exemplos de figuras maternas importantes: Olenna Tyrell, Lyanna Stark e até mesmo Cersei Lannister – podemos falar tudo de Cersei, mas ela amava seus filhos. No entanto, como não comentar sobre Catelyn Stark?

Em várias ocasiões, Catelyn realizou ações que buscavam proteger seus filhos, como quando salvou Bran de um assassino orientado por Jamie Lannister, ou nas orientações para Robb em meio à guerra contra os Lannister.

No icônico episódio do Casamento Vermelho, Catelyn e Robb acabam sendo mortos, mas a mãe tentou de tudo para salvar a vida do seu filho, mesmo que somente ela tivesse sido assassinada.

Daenerys Targaryen


Quem disse que mãe de pet não ia ser mencionada? Daenerys Targaryen não conseguiu ter filhos, mas criava seus dragões como se fossem. Era possível notar o enorme afeto que Dany tinha por Drogon, Viserion e Rhaegal – e eles por ela também.

Durante toda a sua trajetória em busca do Trono de Ferro, Daenerys sempre demonstrou ser amorosa com os três dragões, tendo ganhado, inclusive, o apelido de Mãe dos Dragões. Sim, a Khaleesi também pode ser citada como uma figura materna.

Kushina Uzumaki


Antes de Naruto Shippuuden, não tínhamos muitas informações sobre a mãe de Naruto, além de alguns poucos fatos, como ela ser do Clã Uzumaki. No geral, era tudo muito obscuro.

Porém, quando Naruto está treinando para tentar controlar Kurama junto de Killer Bee, o garoto se depara com Kushina internamente na batalha com a raposa, por ela ter preservado parte do chakra. A mãe de Naruto conta sua história para o filho e nesse ponto, descobrimos o quão importante a kunoichi foi para o mundo ninja.

Kushina chegou à Vila da Folha quando criança, tendo nascido na Vila do Redemoinho e se tornou a jinchuuriki da Raposa de Nove Caudas. Após se casar com Minato Namikaze e ficar grávida, a raposa acabou escapando, quando ela sofreu um ataque de Obito Uchiha em meio ao parto. Para salvar a vila, Kushina e Minato se sacrificaram e selaram Kurama em Naruto, junto de uma parte de seus chakras.

Com isso, a kunoichi foi fundamental ao ajudar Naruto a controlar a raposa. Após algum tempo, ele se torna um herói do mundo ninja e Hokage da Vila da Folha, um dos sonhos de Kushina.


REFERÊNCIAS:
"Dia das Mães: Relembre os momentos maternos de 'Game of Thrones'". CINE BUZZ. Disponível em: <https://cinebuzz.uol.com.br/noticias/tv-e-series/dia-das-maes-relembre-os-momentos-maternos-de-game-of-thrones.phtml>. Acesso em: 06 de maio de 2022.
AVILA, Gabriel, CANHISARES, Mariana e SOUSA, Camila. “Harry Potter, Stranger Things e mais: 20 mães incríveis da cultura pop”. OMELETE. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/harry-potter-stranger-things-e-mais-20-maes-incriveis-da-cultura-pop>. Acesso em: 06 de maio de 2022.
BREVE, Giovanna. “GG LISTA: 10 mães queridas no Mundo Nerd”. GAROTAS GEEKS. Disponível em: <https://www.garotasgeeks.com/gg-lista-10-maes-mais-queridas-no-mundo-nerd/>. Acesso em: 06 de maio de 2022.
GRAVENA, Leo. "10 coisas que você precisa saber sobre a Mulher Invisível!". LEGIÃO DOS HERÓIS. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-mulher-invisivel.html#list-item-2>. Acesso em: 06 de maio de 2022.
VIVEIROS, Melissa de. "Kushina Uzumaki: história, poderes e curiosidades sobre a mãe de Naruto". LEGIÃO DOS HERÓIS. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/kushina-uzumaki-naruto-mae.html#list-item-1>. Acesso em: 06 de maio de 2022.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »