30/05/2022 às 21h21min - Atualizada em 17/05/2022 às 18h51min

Os maiores teatros do Brasil

Potente ferramenta de comunicação para as massas, Brasil possui teatros dos mais diversos, desde as pequenas salas, com foco intimista, até os grandes salões com milhares de lugares

Lucas Lissa - editado por David Cardoso
Central Press
Cortinas de Teatro. (Foto: Reprodução/MaximBolshakov/shutterstock)
O teatro é considerado uma das sete principais artes e tornou-se uma grande fonte de cultura para as pessoas. Desde que surgiu lá no séc. IX, na Grécia Antiga, representa o puro estímulo aos sentimentos da audiência. Ao lado da dança, pintura, escultura, literatura e cinema, o intuito é igualmente incentivar o pensamento crítico de atores e de quem assiste as apresentações. O teatro é uma potente ferramenta de comunicação para as massas.
 
O Instituto Internacional do Teatro (IIT) idealizou o mês de março para celebrar essa linguagem artística. Criada em 1961, dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro para promover e difundir o teatro pelo mundo. O objetivo é incentivar as pessoas a aproveitarem o teatro em seu próprio benefício, difundindo alegria, e, principalmente, alertar governantes acerca da importância dessa arte.
 
Seja com peças clássicas como as de Shakespeare ou shows contemporâneos das mais variadas bandas de rock, estar entre as cadeiras de uma sala de espetáculos é sempre uma experiência única. No Brasil, pululam teatros dos mais diversos, desde as pequenas salas, com foco intimista, até os grandes salões com milhares de lugares.
 
Confira a lista dos cinco maiores teatros do país:

 

1 - Auditório Araújo Vianna - Porto Alegre-RS
Com mais de 4,25 mil lugares, o Auditório Araújo Vianna é um marco histórico da capital gaúcha. O teatro foi inaugurado em 1927, onde hoje é o prédio da Assembleia Legislativa, e foi remodelado e transferido na década de 1960, no Parque Farroupilha. Sua importância artística é tão significativa quanto a arquitetônica e, por isso, em 1997, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre. Com projeto dos arquitetos Moacyr Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet, o Auditório Araújo Vianna recebe os principais shows da cidade. Na primeira parceria público-privada do setor cultural na capital gaúcha, está sob a gestão da Opinião Produtora, que tem desde 2020, via licitação, o direito de gerir a casa por 10 anos. 
Rua Osvaldo Aranha, 685 - Parque Farroupilha - Porto Alegre (RS). 
(51) 3211-2838

www.araujoviannaoficial.com.br/

Auditório Araújo Vianna – Porto Alegre.

Auditório Araújo Vianna – Porto Alegre.

(Créditos:Reprodução/Zé Carlos de Andrade).


2 - Teatro Acadêmico da Aman - Resende-RJ
Voltado principalmente para o público interno da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), o teatro tem 2.825 cadeiras e foi concluído em 1990, embora já tivesse sido inaugurado dois anos antes. Ele fica dentro dos terrenos da Aman e recebe de espetáculos de ballet a shows contemporâneos.
Rod. Pres. Dutra, km 306, Resende - RJ
(24) 3388-4576

www.aman.eb.mil.br/

Teatro Acadêmico da Aman – Resende-RJ.

Teatro Acadêmico da Aman – Resende-RJ.

(Créditos: Divulgação/Comunicação Social da Aman).
 

3 - Teatro Positivo - Curitiba-PR
Desde 2008, Curitiba conta com um dos maiores e mais modernos teatros de todo o país. Cada um dos 2,4 mil lugares do Teatro Positivo, localizado dentro do campus da Universidade Positivo, tem vista privilegiada do palco em que já se apresentaram atrações nacionais e internacionais. A acústica cuidadosamente trabalhada em sua arquitetura grandiosa é um dos pontos fortes do espaço. O maior teatro do Paraná tem projeto arquitetônico assinado por Manoel Coelho e inspirado no teatro grego Epidaurus, do século IV a.C.. Na sua fachada posterior, recebe um mural do artista plástico Sérgio Ferro com 170m2 e 4,2 mil peças em cerâmica. É administrado pela UP Experience, que atua nas áreas de cultura, esportes e ciência, com mais de 300 espaços para eventos.
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Curitiba (PR)

www.teatropositivo.com.br
 
Teatro Positivo – Curitiba-PR.

Teatro Positivo – Curitiba-PR.

(Créditos: Reprodução/Diogo Saavedra).


4 - Teatro Guararapes Chico Science - Olinda-PE
Olinda - e sua vizinha, Recife - é uma das cidades históricas mais importantes do Brasil. Por isso, nada mais justo que ocupar o quarto lugar da lista, com o Teatro Guararapes Chico Science. São 2.396 lugares, entre a plateia e o balcão, que recebem espetáculos há 40 anos, desde que o espaço foi inaugurado. O teatro faz parte do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), administrado pela Empetur.
Av. Professor Andrade Bezerra, s/n - Olinda/PE
(81) 3182-8000

www.cecon.pe.gov.br/

Teatro Guararapes Chico Science – Olinda-PE.

Teatro Guararapes Chico Science – Olinda-PE.

(Créditos: Reprodução/Matheus Ribeiro).

 
5 - Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro-RJ

Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

https://dw8.hostwebmedia.com.br/~labdicasjorn/websg/(Cr%C3%A9ditos:%20Reprodu%C3%A7%C3%A3o/Daniel%20A.%20Rodrigues).


São mais de cem anos de história e muitos espetáculos inesquecíveis. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi fundado em 1909 e viu os primeiros anos do Brasil República de um local privilegiado: o centro da capital fluminense. Inspirado na Ópera de Paris, o prédio histórico tem capacidade para 2.252 espectadores que podem apreciar óperas, concertos e espetáculos de balé nacionais e internacionais.

Praça Floriano S/N – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2332-9191 / (21) 2332-9134

theatromunicipal.rj.gov.br/
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »