Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/05/2022 às 12h29min - Atualizada em 21/05/2022 às 12h14min

Por que 25 de maio é o Dia da Toalha?

A data tem origens no livro O Guia do Mochileiro das Galáxias

Júlia Victória - Editado por Ana Terra
Fonte: Touchstone Pictures/Divulgação

A toalha é uma peça que as pessoas usam para se secar do banho, enxugar as mãos ou dar de presente quando um conhecido vai se casar e mudar para uma casa nova. Mas para os nerds é muito mais do que um pedaço de tecido e até ganhou um dia especial: o Dia da Toalha, comemorado em 25 de maio. O motivo para essa celebração tem início nos anos 1970.
 

Depois de se formar em Literatura Inglesa, Douglas Adams partiu para uma aventura e começou a viajar como mochileiro pela Europa. Em 1977, após essa longa expedição, Douglas conheceu Simon Brett, que trabalhava na BBC, e decidiu criar um programa que misturasse ficção científica e humor para ser veiculado no rádio. E assim nasceu o Guia do Mochileiro das Galáxias.

Com o sucesso, virou livro e só no lançamento vendeu 250 mil cópias. Mas o que tem a ver uma toalha com esse Guia? Para entender é necessário saber do que se trata a história. 
 

Arthur Dent é um inglês azarado que perdeu sua casa sem aviso prévio, após o conselho municipal decidir derrubá-la para construir um desvio. Além de estar desabrigado, ele descobre que o amigo Ford Prefect é um alien, que a Terra está a poucos minutos de ser destruída e que, na verdade, o “desvio” é um viaduto espacial.
 

Arthur e Ford conseguem fugir antes da destruição e iniciam uma excursão intergaláctica. Ao longo da história, eles se encontram com outros personagens como o alienígena de duas cabeças Zaphod Beeblebrox, presidente da galáxia que só quer se divertir, Marvin, o robô deprimido e chamado de “Androide Paranoide” e Tricia McMillan, a outra sobrevivente da aniquilação da Terra.

Ford é um coletor de informações e carrega consigo um livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias. O exemplar funciona como um manual e um extenso banco de dados com pesquisas e referências sobre diversos planetas, além de dar dicas sobre a viagens ao espaço. 
 

Entre essas informações, o guia tem a toalha como um dos instrumentos mais indispensáveis que um mochileiro pode levar em suas jornadas. Você pode precisar dela nas mais diferentes situações: para secar as mãos, pedir carona ou se agasalhar quando estiver frio.
 

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; [...] você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

 

A toalha também é um sinal de respeito e confiança, não esquecer desta peça em suas aventuras vai deixar a sua vida mais fácil se precisar de ajuda.
 

“Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”.


Recheado de humor sarcástico, o Guia do Mochileiro das Galáxias se tornou uma “trilogia” de cinco livros, foi traduzido em diversos idiomas e virou um marco da cultura nerd. 
 

Em 2001, Douglas Adams faleceu devido a um ataque cardíaco. Para celebrar a vida do autor e suas obras, os fãs buscaram homenageá-lo de alguma forma. Como a toalha foi um detalhe fundamental nas histórias e um símbolo de admiração, decidiram criar uma data para eternizar. Foi nesse contexto que surgiu o Dia da Toalha, que começou a ser comemorado em 25 de maio, duas semanas depois da morte do escritor.
 

O 25 de maio também é o marco de outra obra importante. Em 1977 foi lançado o primeiro filme da saga Star Wars. O longa atraiu milhares de fãs e se tornou uma das franquias mais famosas e bem sucedidas da cultura pop. Em 2006, o espanhol Germán Martínez escolheu a data para ser o Dia do Orgulho Nerd, dois anos depois passou a ser celebrada nos EUA e, assim, espalhou-se pelo mundo todo.
 

Coincidentemente, as duas comemorações são festejadas no mesmo dia. Então, no dia 25, se for sair de casa, pense em levar um sabre de luz e uma toalha junto. Nunca se sabe o que você pode encontrar por aí.
 

Referências
 

BENJAMIN, Matheus. Por que o Dia do Orgulho Nerd é chamado de Dia da Toalha. TecMundo, 2021. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/produto/153255-dia-orgulho-nerd-chamado-dia-toalha.htm>. Acesso em: 21 de maio de 2022. 

RIGOS, Natalia. Dia da Toalha: Os usos da toalha segundo O Guia do Mochileiro das Galáxias. Garotas Nerds, 2018. Disponível em: https://garotasnerds.com/dia-da-toalha-os-usos-da-toalha-segundo-o-guia-do-mochileiro-das-galaxias/>. Acesso em: 21 de maio de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »