Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/05/2022 às 14h00min - Atualizada em 22/05/2022 às 13h33min

Semana do Orgulho Geek: Fan Films e as suas produções no Brasil

Criações de fãs tomam espaço no audiovisual brasileiro

João Vitor O. Santos - Editado por Ana Terra
Homem-Aranha Panóptico e Um Conto de Batman: Na Psicose Do Ventríloquo

Na internet já se é considerado comum navegar e encontrar, de vez enquanto, alguma história escrita por fãs de determinada saga. Isso é chamado de Fan Fic, agora, o seu irmão de outra mídia, o Fan Film – como o nome já diz, filmes produzidos por fãs - , se encontrava um pouco tímido no Brasil, mas com o avanço de softwares de edição e gravação, muitos fãs brasileiros passam a produzir materiais cinematográficos que inspiram cada vez mais outras produções.  

No exterior a prática de criar filmes já está no costume de fãs, principalmente na saga Star Wars. As produções eram tantas que, até 2016, a LucasFilm fez concursos anuais para premiar os filmes de fãs em diferentes categorias. Por mais que tenha o reconhecimento no exterior, os fan films não possuem fins lucrativos, e só nascem pelo esforço da própria produção e doação da comunidade de fãs. É de se imaginar que, por conta de orçamento e reconhecimento, a determinada prática enfrentou e ainda enfrenta muita dificuldade para se estabelecer no Brasil. 

Lançado em 2014, Um Conto De Batman: Na Psicose Do Ventríloquo é uma produção 100% brasileira e o primeiro fan film produzido em formato Longa-metragem. Custando um total de R$80.000,00 e em produção desde a sua idealização, em 2008, Um Conto de Batman foi muito elogiado e guarda consigo diversos prêmios e indicações. Sendo, em 2014 Melhor Fotografia na The Scare-A-Con Film Festival (EUA) e Melhor Filme de Super-Herói na PollyGrind Undergroung Film Festival of Las Vegas (EUA) alguns de seus prêmios, e, em 2014, Melhor Filme na Thriller Chiller Film Festival (EUA) e Melhor Diretor na The Scare-A-Con Film Festival (EUA) como algumas de suas indicações. 

Batman

Batman

O fan film teve muita dificuldade para conquistar um espaço e foi sendo reconhecido após receber apoio da mídia através de reportagens. A chegada aos festivais impulsionou ainda mais a crescente credibilidade do projeto, tanto que o fan film chegou a ser lançado em plataformas de streaming como a Now e Prime Video, sendo assistido até hoje por diversos meios. 

Em entrevista para o Lab, Elvis delBagno (idealizador e diretor de Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo) relata os problemas enfrentados durante a sua produção. “Não tive nenhum apoio financeiro, nem parcerias. Tudo tive que pagar.” E continua: “Por isso o filme demorou para ser feito. Como não tinha dinheiro para pagar de uma vez, eu tive que ir pagando aos poucos. A gente foi fazendo cena por cena.” Além disso, Elvis conta que houve muita dificuldade para encontrar alguém que produzisse boas fantasias e que não já estivesse envolvido em trabalhos maiores, relata sobre diversas vezes que tiveram que regravar cenas por conta de atores que desistiram do projeto enquanto o mesmo já estava caminhando.  

Elvis conta sobre a falta de credibilidade que davam para o seu projeto por conta de sua idade (24 anos, na época). “Isso é muito complicado de lidar. O ego das pessoas; você não ser merecido no meio.” 

Mesmo com os diversos problemas durante a produção, Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo se tornou um sucesso. Elvis diz que o segredo para um bom fan film, mesmo com baixo orçamento, está justamente na forma de camuflar o baixo orçamento, usando as linguagens clássicas do cinema, técnicas de quando não havia tantos efeitos especiais. É trabalhando uma boa fotografia, bons diálogos e bons atores que a obra consegue bater de frente com outras produções. Ele também afirma que hoje em dia os efeitos especiais podem ser trabalhados com mais êxito por conta dos avanços dos softwares de edição. 

É seguindo esse caminho que Homem-Aranha Panóptico foi lançado. Um fan film em curta-metragem produzido por fãs brasileiros do Homem-Aranha. Matheus Oceans, fã, Cosplayer do personagem e revisor final/mixagem do Panóptico relata um pouco sobre o impacto da sua paixão pelo herói na produção do fan film. “Foi super importante ter uma participaçãozinha minha na produção, até porque são mídias... Assim como eu vi o Tobey Maguire (Ator do Homem-Aranha de 2002) lá no cinema, é um projeto cinematográfico que eu ‘tô’ fazendo parte dessa vez.”


 

Assim como Elvis delBagno, Matheus Oceans confia no potencial brasileiro para a criação cinematográfica, mesmo que com baixo orçamento. Oceans acredita o que o seu projeto, segundo as suas palavras, é "importante para acordar os brasileiros que querem produzir cinema no Brasil.” 

Um Conto de Batman: Na Psicose Do Ventríloquo e Homem-Aranha Panóptico são dois exemplos de fan films brasileiros de muito orgulho para a comunidade, entretanto existem diversas outras produções no meio e muita ideia que ainda pode ser lançada. Então, aos futuros cineastas de plantão: os dois filmes são ótimos cases de sucesso, vale a pena conferir! Aos fãs dos heróis: As duas produções trabalham a essência dos personagens em novos e diferentes pontos, e, se o herói já servia de grande inspiração, após assistir as produções, pode se tornar ainda mais inspirador. 

Um Conto de Batman: Na Psicose Do Ventríloquo (Clique aqui e assista) 
Sinopse: Batman descobre uma conspiração na alteração de medicamentos para o Asilo Arkham, a clínica mais antiga de doentes mentais, psicopatas e assassinos da cidade. As drogas estão sendo alteradas no deposito das indústrias Wayne. E é nesse deposito que se aprofundamos em um estudo comportamental, psicológico e social de personagens que não queriam, mas caíram na vida do crime. Um relato sobre a vida Brasileira visto pelos olhos da cultura pop. 

Homem-Aranha Panóptico (Clique aqui e assista) 
Sinopse: O Homem-Aranha se encontra em um estado deprimido, sem a força de vontade necessária para continuar. Ele deverá decidir entre permanecer prejudicando a si próprio para ajudar os outros ou acabar com tudo. 

REFERÊNCIAS

SOUSA, C. O universo expandido dos fan films OMELETE 24 de jan. de 2018. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/o-universo-expandido-dos-fan-films> Acesso em 17 de mai. de 2022. 
Redação. Conheça o Fan Film brasileiro do Batman que é o 1º do mundo em formato longa-metragem SITE DOS GEEKS 6 de dez. de 2017. Disponível em: <https://sitedosgeeks.com/conheca-o-fan-film-brasileiro-do-batman-que-e-o-1o-do-mundo-em-formato-longa-metragem/> Acesso em 17 de mai. de 2022. 
ESTORARI, D. Conheça teia do homem-aranha, filme feito por fãs brasileiros TORRE DE VIGILÂNCIA 17 de mai. de 2021. Disponível em: <https://www.torredevigilancia.com/conheca-teia-do-homem-aranha-filme-feito-por-fas-brasileiros/> Acesso em 17 de mai. de 2022. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »