Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/05/2022 às 22h36min - Atualizada em 22/05/2022 às 11h42min

Dia do Orgulho Geek | Os personagens nerds da TV e cinema

A comemoração acontece no dia 25 de maio. Conheça os nerds da ficção que merecem ser lembrados nesta data

Suzana Dorico - Editado por Ana Terra
Imagem: Suzana Dorico


No dia 25 de maio é comemorado o dia Dia da Toalha ou Dia do Orgulho geek/nerd, onde fãs da cultura pop podem celebrar quem são e o seu amor por séries, filmes, livros entre outros conteúdos do universo.
 

Como forma de celebração listamos aqui alguns personagens nerds da TV e do cinema que servem de inspiração na vida de muitos nerds e geeks. Sempre quando se é falado sobre os personagens nerds da TV, um dos primeiros que vem à mente de muitos é Sheldon, de The Big Bang Theory ou Spock de Star Trek. No entanto, desta vez listamos aqui alguns personagens pouco comentados e que merecem esse reconhecimento no universo geek
 

Penélope Garcia e Spencer Reid (Criminal Minds)
Reprodução: AXN

Iniciando nossa lista está Penelope Garcia (Kirsten Vangsness). A analista técnica é conhecida por seu jeito extravagante e divertido. A nerd dos computadores é um membro de extrema importância para a unidade do FBI. Fã de cultura pop, dentro de suas preferências está Doctor Who. Em vários episódios é possível vê-la fazendo referências a série e até mostrando figuras de ação de personagens como Sam Jones e Dalek. Neste tópico está Spencer Reid (Matthew Gray Gubler). O nerd e amante dos livros tem um QI de 187, memória fotográfica e é capaz de ler 20 mil palavras por minuto e além de possuir PhD em física, química e engenharia. Considerado o gênio da equipe, Reid foi o agente mais novo a entrar na unidade do FBI.  Assim como Penélope, várias vezes se mostrou fã de Doctor Who, fazendo várias citações sobre a série. Em um dos episódios Reid e Garcia vão à Comic Con vestidos como os doutores quatro e onze respectivamente.

 

Chloe Sullivan (Smallville)
 

Seguindo nossa lista, está Chloe (Allison Mack) a jovem repórter e amiga nerd de Clark Kent (Tom Welling). Enquanto estudava, era a editora do jornal Smallville Torch, onde escrevia várias reportagens sobre aberrações causadas pela chuva de meteoros na cidade. Junto com os amigos, mantinha o jornal atualizado com os acontecimentos da escola e da cidade.  Com a sua grande inteligência e habilidade em tecnologia, se tornou o braço direito de seu amigo Clark ajudando-o a desvendar diversos mistérios. Além disso, teve participação na formação da Liga da Justiça e foi a criadora da famosa Torre de Vigilância dos heróis.

 

Gil Grissom (CSI: Crime Scene Investigation) 
 

Formado em entomologia, Gil Grissom (William Petersen), supervisor do Laboratório de Las Vegas possui um alto intelecto que é de extrema ajuda na solução de crimes. O comportamento de Grissom o mostra um pouco fora de contato com a parte humana de seu trabalho e isso é frequentemente discutido entre ele e sua amiga Catherine Willows (Marg Helgenberger). Apaixonado por insetos e um clássico cdf, Gil tem um feto de porco como decoração em sua sala e seus hobbies incluem seu trabalho, corrida de baratas, leitura, resolução de caça-palavras e passeios em montanha-russa.


Maura Isles (Rizzoli & Isles)

Considerada uma biblioteca ambulante por seus amigos, a legista Maura Isles (Sasha Alexander)  ajuda a polícia de Boston a solucionar crimes. Proveniente de uma infância solitária, hoje a doutora prefere a companhia dos mortos do que vivos, alegando que eles não podem julgá-la por ela ser como é. Maura também tem tendência a diagnosticar pessoas sobre suas condições com frequência e é capaz de despejar uma série de fatos sejam eles relevantes ou não no momento. Em um dos episódios a médica se revela filatelista amadora (colecionadora de selos) e tem a habilidade de falar sérvio fluentemente.

Wayne Szalinski (Querida, Encolhi as Crianças)
 

O professor e inventor Wayne Szalinski (Rick Moranis) é famoso por sua criação maluca, uma máquina de encolher. Em seu primeiro filme - de uma série de três, acidentalmente o professor tem seus filhos encolhidos devido a sua invenção. O dedicado nerd tem como uma de suas maiores habilidades, a sua inteligência e em vários momentos Wayne se mostra capaz de resolver grandes problemas, um após o outro. 
 

Jet Slootmaekers (Law & Order: Organized Crime)
 

Apresentando a mais recém chegada nerd da TV, está Jet Slootmaekers (Ainsley Seiger) , da nova série da franquia Law & Order. Em Organized Crime, a jovem detetive é uma ajudante essencial na solução de crimes e tem uma excelente habilidade com computadores, tanto para usá-los quanto manuseá-los. Além disso, em um dos episódios da série, Jet se mostra também conhecedora dos romances de Charles Dickens, fazendo menção a uma das principais personagens de seus livros, a Madame Defarge.


Temperance Brennan (Bones)

A antropóloga forense Temperance Brennan (Emily Deschanel) é uma cientista extrema e bastante racional. Devido a sua falta de habilidade social, a Brennan não possui filtro em suas palavras e com isso acaba insultando a maioria das pessoas mesmo sem perceber. E embora desconheça a cultura pop, Brennan adora ler e assistir documentários que possam expandir seu conhecimento. Uma de suas coisas favoritas é aprender sobre tribos e culturas de outros países ou do passado. Além disso, em um dos episódios Brennan revela ter três doutorados e ser fluente em ao menos oito idiomas, sendo seis deles identificados na série: persa, krio, mandarim, noruegues, francês e espanhol.

Billy Cranston - Ranger Azul (Power Ranger)

 

O nerd tímido e atrapalhado Billy (David Yost) é o mais inteligente e brilhante ranger. Considerado o cérebro da equipe, o ranger azul foi responsável pela criação dos dispositivos de comunicação usados no braço do grupo. Além disso, Billy é um dos principais membros do clube de ciências, sempre ajudando os mais jovens com seus experimentos e sendo aceito mais tarde no programa de Jovens Cientistas da América. Cada um dos rangers tinha uma habilidade a oferecer à equipe, no caso de Billy era a sua grande inteligência e que com suas invenções e realizações, em vários momentos contribuiu para que o mundo fosse salvo. 


Emmett Brown e Marty McFly  (De volta para o futuro)

Cientista de profissão e estudante de ‘todas as ciências’, o doutor Emmett Brown (Christopher Lloyd) é o responsável por criar a famosa máquina do tempo, a DeLorean. O doutor Brown passava a maior parte de seu tempo inventando coisas e tinha como inspiração alguns cientistas, que eram evidenciados desde nomes de seus cães a imagens presentes em  seu laboratório. Apaixonado por ciência e extremamente brilhante, o doutor era visto como um louco e estranho. Muitas vezes trabalhava intensamente em suas invenções e se tornava obcecado por pequenas coisas. No entanto, ele é imensamente bondoso e solidário, além de um grande mentor para Marty.


Marty McFly (Michael J. Fox) é o clássico nerd dos anos 80. Em 1985, uma pessoa nerd ou cdf era aquela que curtia jogar videogame, tocar instrumentos musicais, ouvir um bom rock e andar de skate. Com isso, podemos concluir que Marty era a imagem ideal de um nerd naquele período. Além disso, ele é dono do icônico tênis Nike que se ajustava aos pés e se amarrava sozinho.


Pedro (Castelo Rá-tim-bum) 

E por último, mas não menos importante, está o nosso nerd brasileiro, Pedro (Luciano Amaral) de Castelo Rá-Tim-Bum. É o garoto mais intelectual de sua turma, sempre com grandes ideias, seja para brincadeiras ou para expandir sua criatividade. Com o visual nada discreto, sempre está usando seus óculos vermelhos e uma cartola na cabeça da mesma cor, substituindo-a algumas vezes por outra no tom de azul.Por ser o mais esperto, na maioria das vezes acaba se tornando o líder de seu grupo.


Esses são alguns dos muitos nerds que servem de inspiração para os loucos por esse universo que é de pura magia.

 

REFERÊNCIAS:

‘’Os 20 personagens do mundo pop que dão orgulho de ser nerd’’. Monet, 2019. Disponível em <https://revistamonet.globo.com/Listas/noticia/2019/05/os-20-personagens-do-mundo-pop-que-dao-orgulho-de-ser-nerd.html>. Acesso em 21 de maio de 2022. 

CAYRES, Victor. ‘’10 personagens Nerds do cinema que mudaram seu mundo’’. Nerd Site, 2016. Disponível em <https://www.nerdsite.com.br/10-personagens-nerds-do-cinema-que-mudaram-o-mundo/>. Acesso em 21 de maio de 2022. 

Camila. ‘’Top Nerds amados (ou Dia do Orgulho Nerd). Apaixonados por séries, 2010. Disponível em <https://apaixonadosporseries.com.br/series/top-nerds-amados-ou-dia-do-orgulho-nerd>. Acesso em 21 de maio de 2022.
CRUZ, Julia. ‘’Os Personagens Nerds Das Séries De Tv Existem!’’. Woo Magazine, 2017. Disponível em <https://woomagazine.com.br/os-personagens-nerds-das-series-de-tv-existem/>. Acesso em 21 de maio de 2022. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »